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Gestão de Equipes e Liderança

Escritório de sucesso: dicas e estratégias

Abrir o próprio negócio é sempre desafiador, inclusive na advocacia. Após a parte burocrática, vem a etapa prática de oferecimento dos serviços e conquista de clientes, com o intuito de obter um escritório de sucesso.

Planejamento, organização e investimentos estão entre as ferramentas a serem aplicadas pelos novos empreendedores jurídicos para colocarem seus nomes em alta e marcarem positivamente seu escritório no mercado.

Sendo assim, para chegar nesse estágio, neste post você verá:

  • Quanto ganha o dono de um escritório de advocacia?
  • O que fazer para ter um escritório de sucesso?
  • Quais são os maiores escritórios de advocacia?

Continue a leitura desse artigo para saber como o sucesso pode ser a marca de seu escritório advocatício.

Quanto ganha o dono de um escritório de advocacia?

De acordo com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), advogados que atuam em seu próprio negócio são os que possuem maior arrecadação anual. Ou seja, a liberdade para atuarem nos casos é proporcional à quantia que podem ganhar.

Embora o trabalho seja muito maior, não há limites para ganhos, no entanto, tudo depende de como ele dirige seu trabalho e seu negócio. Em outras palavras, capacidade técnica e comprometimento são os termômetros para bons salários.

A área de atuação escolhida também faz a diferença financeira. As áreas Empresarial, Digital e Ambiental estão entre os segmentos mais bem remunerados do Direito para os advogados.

O sucesso financeiro para o dono de um escritório de advocacia é quase certo. Basta trabalhar bem e de forma correta. Mas isso vai depender ainda do sucesso do seu escritório como um todo. 

E como chegar lá? Veja a seguir.

O que fazer para ter um escritório de sucesso?

Não existe uma receita pronta para um escritório de sucesso na advocacia. Porém, algumas dicas são básicas e servem como uma bússola para o destaque desejado do negócio. 

Um espaço planejado, organizado, confortável, agradável, criativo, inspirador e tecnologicamente estruturado aumentará a produtividade e eficiência, além da motivação e bem-estar dos trabalhadores. E, consequentemente, o sucesso do negócio.

Então, veja quais seriam as dicas:

  • Localização;
  • Espaço;
  • Pesquisa;
  • Especialização;
  • Planejamento;
  • Organização;
  • Atendimento;
  • Infraestrutura;
  • Tecnologias;
  • Financeiro;
  • Marketing jurídico;
  • Criatividade;
  • Ética;
  • Prospecção.

1. Localização

Em primeiro lugar, deve-se escolher a localização estratégica para o escritório, levando em conta aspectos como a presença de potenciais clientes nas proximidades e a facilidade de acesso.

2. Espaço

Também deve-se planejar bem o espaço físico do escritório, criando um ambiente que corresponda às demandas do dia a dia e ofereça facilidade de integração entre os funcionários.

Criar espaços de convivência para esta interação, por exemplo, contribui bastante para o fortalecimento do trabalho e do clima organizacional.

Ademais, o espaço também deve envolver o conforto, ou seja, a ergonomia do escritório. Por isso, deve-se investir em cadeiras confortáveis, mesas ajustáveis e monitores posicionados corretamente em relação à visão e postura.

Em suma, o espaço adequadamente pensado e projetado trará bem-estar aos colaboradores e resultará em um escritório de sucesso.

3. Pesquisa

Compreender as necessidades dos clientes e as oportunidades do mercado é essencial para um escritório de sucesso na área jurídica. Por isso, a realização de uma pesquisa de mercado é importante para que o negócio se desenvolva de forma assertiva.

Com isso, você também estará definindo melhor as áreas em que deve atuar. 

4. Especialização

Por outro lado, se quiser focar o escritório na sua especialização específica, não há problemas. Porém, para o negócio ter sucesso, você deve ser o melhor na sua área, o que é possível por meio de investimentos em seminários e cursos.

5. Planejamento

Logo após ter claro o que o mercado precisa, é fundamental elaborar um planejamento das metas do escritório. Assim, prazos e estratégias devem fazer parte do plano, que servirá como uma ferramenta norteadora para a ascensão do empreendimento jurídico.

6. Organização

Organização é fundamental para qualquer negócio. No escritório de advocacia também é essencial, pois o número de documentos que precisa ser arquivado é grande.

Assim, armários e gavetas para o arquivamentos de materiais físicos e a implantação de sistemas de arquivamento digital garantem que tudo esteja em ordem e seja facilmente  localizado e acessado. Isso evita, ainda, perdas de papéis e de tempo.

7. Atendimento

O cliente é o ouro do advogado. O atendimento a ele é o que fará a diferença para o sucesso ou o fracasso do escritório. Desta forma, é preciso manter a qualidade e uma boa relação.

Só exemplificando, ferramentas como pesquisas de satisfação e suporte por meio de contatos presenciais ou virtuais contribuirão para a imagem positiva.

8. Infraestrutura

Um escritório de sucesso na área jurídica precisa de equipamentos adequados para operar plenamente. Nesse sentido, computadores, impressoras e telefones estão entre as ferramentas básicas para o andamento do trabalho.

9. Tecnologias

É impensável ter um excelente escritório jurídico sem a tecnologia como aliada. Assim, uma ótima internet, com conexão rápida, e computadores interligados em rede fazem parte das demandas neste setor.

Mas uma das grandes ferramentas quando se fala em tecnologia para esses escritórios são os softwares jurídicos que gerenciam processos, organizam documentos e controlam prazos.

Por meio deles, as tarefas diárias são automatizadas e integradas trazendo benefícios ao escritório como mais eficiência e qualidade no serviço prestado, além de qualidade de vida ao profissional e clientes satisfeitos.

A ADVBOX é o software jurídico com grande número de automatizações para tarefas repetitivas, pois reúne em um só sistema a gestão de todo o escritório de advocacia.

Em outras palavras, é um facilitador da atuação profissional, otimizando a produtividade. 

Além disso, a tecnologia é um grande investimento. Principalmente porque traz mais controle e segurança dos dados e documentos confidenciais, evitando vazamentos de informações, assim como menos custos com papéis, por exemplo.

10. Financeiro

A boa gestão financeira é muito importante para a sobrevivência e sucesso de todo e qualquer negócio. E na área jurídica também. Sendo assim, tenha um controle sobre receitas e despesas de todo o escritório.

Principalmente porque esta gestão vai influenciar no sucesso dos demais passos do negócio, como nos investimentos e na qualidade do que é oferecido aos clientes, beneficiando a imagem do escritório.

11. Marketing jurídico

Planejar estratégias de marketing, em especial na internet, também é fundamental para um escritório de sucesso. Ou seja, por meio de site e redes sociais, a visibilidade que se alcança com esta ferramenta traz um diferencial para o negócio.

Claro que é preciso sempre observar o caráter essencialmente informativo discreto e sóbrio do marketing jurídico, já que ele não pode se configurar como mercantilização da profissão.

Portanto, para não errar nesse quesito, invista em agências de marketing, já que elas são especialistas nesse ramo e ajudarão a desenhar o melhor formato de comunicação do escritório.

12. Criatividade

Um escritório de sucesso também deve incentivar a participação do colaborador nas melhorias dos serviços prestados e na solução de problemas. Abrir espaços para a  criatividade e a troca de ideias é uma boa estratégia.

Sem dúvida, o incentivo à criatividade do colaborador também deve ser buscado por meio de capacitação. Portanto, invista no seu funcionário!

13. Ética

Todos os advogados do escritório devem ter pleno conhecimento do Código de Ética e Disciplina e do Estatuto da OAB para terem sucesso na carreira. Por consequência, o sucesso atingirá o escritório como um todo.

14. Prospecção

Um dos objetivos do escritório que busca o sucesso é conquistar  clientes novos e retomar os antigos. Tenha estratégias legais e éticas para isso.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Quais são os maiores escritórios de advocacia?

São inúmeras as pesquisas que apontam os melhores escritórios de advocacia. Uma delas é a Leaders League Brasil que, em 2023, divulgou os melhores escritórios do país por área.

Como resultado, surgiram nomes como Kasznar Leonardos, Gusmão & Labrunie Propriedade Intelectual, Dannemann Siemsen, Pinheiro Neto Advogados, Mattos Filho, entre outros.

Já a ADVBOX, de forma inédita, realizou neste ano de 2023 o Prêmio Melhores Escritórios Digitais de Advocacia, contando com mais de 400 escritórios inscritos.

Muitos são os benefícios de um escritório de sucesso. Só para exemplificar, alguns deles são: melhora da imagem, crescimento contínuo, atração e retenção de talentos e aumento de clientes. 

Portanto, esteja atento às dicas acima para destacar seu escritório e conquistar tais benefícios!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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