fbpx

A gestão de escritório de advocacia tem preocupado sócios e advogados gestores em razão da importância que vem tomando ao longo dos anos. A alta concorrência faz com que as bancas tenham de se reinventar e façam mais e melhor dia após dia.

Alguns advogados reunidos apontando para a tela de um computador, representando a gestão de escritório de advocacia

Escritórios de referência, independentemente do porte ou localização geográfica, investem na manutenção da sua competitividade no segmento ou nicho em que atuam. E essa distinção vem pela gestão do próprio negócio, pela visão empresarial sobre a advocacia.

A inovação em marketing, a capacidade empreendedora dos sócios, a busca pela produtividade e eficiência trazem ao ambiente da advocacia uma nova forma de lidar com o negócio, até então, artesanal no que tange à gestão do escritório.

Atuar sem gestão sobre a realidade interna do escritório, ignorando o panorama externo é como estar em um barco fica à deriva. Navega, mas não chega a porto algum.

Tomar a gestão do escritório de forma profissionalizada é ter em mãos informações suficientes e adequadas ao suporte da tomada de decisão, qualquer que seja, desde a contratação de mais alguém para a equipe ou a expansão geográfica e conquista de novos mercados.

A excelência passa pela gestão, e não é formula mágica, é método, visão e disciplina. Com as informações corretas em mãos (dados e métricas), você terá novos horizontes para analisar. É através dessas informações que suas decisões de gestão e estratégia terão maiores chances de sucesso.

O sucesso de um escritório de advocacia está diretamente relacionado à equação: capacidade de atender às necessidades dos clientes X estratégias de negócio bem construídas trazidas do mundo empresarial.

Para acelerar sua caminhada e auxiliar a gestão do seu escritório, o melhor a fazer é buscar conhecimento nessa área. Recomendamos que você pesquise sobre coleta de informações e métricas. Melhor se for especificamente na advocacia.


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.