Especialização na advocacia: diferencie-se em um mercado competitivo
ADVBOX

Como se diferenciar em um mercado competitivo com especialização na advocacia?

Profissionais da área do direito que querem se diferenciar no mercado precisam acompanhar as tendências e buscar especialização na advocacia

Por muito tempo, para encontrar sucesso, os advogados precisavam escolher uma única área de atuação e concentrar todos seus estudos e esforços naquele tema. 

Mas a profissão mudou muito e a especialização na advocacia mudou o conceito e agora chamamos de hiperespecialização

O objetivo é que o advogado entregue muito mais valor para seus clientes, indo além das entregas relativas à área em que atua.

A importância do conhecimento em outras áreas

A proposta é fazer uso de conhecimentos de diversas áreas para ter assertividade na entrega das demandas e, como consequência, a satisfação do cliente. 

Dessa forma, com uma visão completa de tudo o que acontece no escritório, advogados conseguem atender seus clientes de maneira resolutiva e ágil. 

Afinal, hoje as pessoas procuram muito mais do que um serviço de um advogado. 

Existe uma expectativa com relação à experiência e ao atendimento que esse profissional entregará durante todo o período do contrato. 

São esses detalhes que se conectam com a comunicação com o cliente. A capacidade de solucionar os problemas e conduzir os processos que farão a diferença no momento de renovação do contrato ou indicações para novos clientes. 

Não é possível pensar uma carreira no Direito sem imaginar que os profissionais terão que buscar conhecimentos em outras áreas, como: administração, contabilidade, financeiro e marketing digital.

Profissionais que não compreendem uma visão generalista podem estar perdendo importantes nichos, deixando de atender clientes em potencial.  

Escritório Digital e a especialização na advocacia: quais as conexões?

Um escritório precisa estabelecer seus planos de crescimento e investimento para se destacar no mercado e encontrar seu diferencial com relação aos concorrentes. 

E com relação à especialização na advocacia não é diferente. Como já mencionamos anteriormente, esse tema não está mais ligado somente ao profissional buscar uma pós-graduação ou cursos específicos na sua área de atuação. 

Hoje a especialização na advocacia está muito conectada ao projeto do escritório e na posição do negócio – e como consequência, posicionar seus profissionais.

Os clientes buscam agilidade no atendimento e, nesse sentido, imagine um escritório que conseguiu unir todos seus setores de forma digital. 

Quando todas as etapas estão disponíveis online torna-se muito mais fácil para que todos os envolvidos no caso entendam o que está acontecendo e o atendimento ao cliente aconteça de maneira muito mais fluida, sem falhas na comunicação. 

É isso que se entende por escritório digital. Nele, todos os processos estão conectados. Todas as pontas, desde a prospecção do cliente até o encerramento do contrato, acontecem de maneira digital. 

Em um escritório digital o cliente não precisa sequer ir até a sede física para encontrar o advogado. Todas as etapas podem acontecer virtualmente. Inclusive o fechamento do contrato e a conexão com outras áreas do negócio. 

características da gestão por tarefas

Prospecção de clientes do escritório

Um escritório digital prospecta utilizando meios do marketing digital e continua todo seu serviço a partir de ferramentas online que vão permitir o seguimento de suas atividades. 

Não importa a localização física dos advogados e sim a especialização na advocacia que esses profissionais entregam para tornar relevante o atendimento ao cliente. 

Como mencionamos no início do texto, o que importa hoje é a experiência que o escritório vai entregar para as pessoas que buscam seus serviços. 

E por causa dessas novas necessidades do mercado que a especialização na advocacia torna-se ainda mais relevante. 

É determinante que o advogado compreenda, por exemplo, de que forma o cliente foi impactado pelos conteúdos digitais do escritório e decidiu fechar o contrato.

O advogado que buscar a especialização na advocacia também vai perceber o quanto é importante saber que recursos de inteligência artificial e inteligência de negócios (business intelligence) são determinantes para conquistar novos clientes. 

Contar com ferramentas e softwares desenvolvidos para o meio jurídico permite que advogados cruzem dados relevantes para tomadas de decisão com foco no crescimento estratégico do escritório. 

Por exemplo, ao compreender o perfil dos clientes que mais procuram o escritório com o tempo que cada processo leva para ser finalizado, é possível entender os casos que geram mais honorários para o negócio. 

Por meio de recursos de Business Intelligence e com conhecimento para fazer a análise dos dados, é possível que advogados e gestores dos escritórios de advocacia determinem nichos que estão crescendo e poderiam ser lucrativos em um curto espaço de tempo. 

Análises geográficas de perfis de clientes e tendências são apoiadas pela inteligência. Entretanto, é necessário que os profissionais busquem especialização na advocacia para atuar de maneira cada vez mais estratégica.

Quais são as especializações em Direito?

As especializações na advocacia também se conectam com a necessidade dos advogados em gerenciar questões relacionadas à produtividade. 

Como mencionamos no início do texto, a agilidade no atendimento aos clientes e a conexão com todas as áreas do escritório é imprescindível para ganhar espaço no mercado cada vez mais competitivo. 

Nesse sentido, quando pensamos que os advogados podem atuar online, entendemos que gestores e os profissionais precisam ter a tranquilidade de que o trabalho está acontecendo. 

Aqui a tecnologia entra como uma importante aliada. Ter uma ferramenta que conecte todos os processos do escritório é determinante para que o escritório digital aconteça. 

Clientes da ADVBOX, por exemplo, contam com uma metodologia de pontuação por tarefas. 

Taskscore (Sistema de Pontuação por Tarefas)

Por meio do Taskscore os advogados podem fazer a própria gestão do seu tempo, pois sabem quais as demandas mais importantes e seus prazos. 

Com o método, os advogados são reconhecidos – e recebem pontos – a partir das entregas de suas tarefas. Esses pontos podem se transformar em reconhecimento dos gestores, apoio na realização de cursos e, até mesmo, serem convertidos em folgas e outros benefícios. 

Ao estimular a equipe que utilize uma metodologia focada na produtividade, os gestores ganham quando se pensa em especialização e também em um acompanhamento assíncrono das tarefas. 

Afinal, os gestores não precisam cobrar diretamente os advogados para saber se uma atividade está sendo executada, se estão sendo cumpridos prazos ou se algo não está saindo como deveria. 

Podendo enxergar todas as atividades do escritório com a ajuda de uma tecnologia em nuvem, o acompanhamento torna-se ágil e as orientações acontecem de acordo com as necessidades da equipe. 

Anote mais benefícios de investir em uma ferramenta com acompanhamento de tarefas a partir de pontos:

  • Aumento impressionante da produtividade;
  • Maior autonomia e autogestão de cada colaborador;
  • Aumento da motivação;
  • Flexibilidade de horários;
  • Gerenciamento adequado ao trabalho remoto em conformidade com as leis trabalhistas;
  • Aumento da receita do escritório;
  • Possibilidade de recompensar melhor quem entrega mais trabalho;
  • Ter controle e supervisão total sem o gestor ser invasivo.
  • Metrificação da Pontuação por Tarefas

Conte com o suporte da tecnologia para a especialização na advocacia

O grande desafio dos profissionais que estão na área do Direito é entender como conduzir seus escritórios no que chamamos hoje de “mundo VUCA”. Ou seja: Volátil, Incerto (do inglês, Uncertainty); Complexo e Ambíguo. 

O impacto da transformação digital pode deixar muitos profissionais com o sentimento de ansiedade sobre por onde começar e quais os recursos imprescindíveis. 

Entretanto, o que vai ajudar a determinar o sucesso do escritório é a maneira como os profissionais vão mostrar o valor do seu atendimento para os clientes. 

A tecnologia para a área do Direito se consolida para auxiliar os advogados a ter mais recursos e inteligência para atender os clientes de forma ágil e assertiva. 

Conectar todas as áreas do negócio, oferecer uma experiência para os clientes e fazer com que eles sintam que o advogado compreende a sua realidade são pontos que fazem parte do que se defende como especialização na advocacia. 

Mais do que apenas conduzir o processo, os advogados precisam enxergar a realidade completa dos clientes e entender suas expectativas para um atendimento completo. 

Para entender mais sobre como a ADVBOX pode auxiliar o seu escritório de advocacia a ser ainda mais especializado, recomendamos que você teste de forma gratuita por 7 dias

A partir dos recursos da ADVBOX, pensados exclusivamente para o atendimento das necessidades do meio jurídico, é possível levar o escritório para um novo nível de atendimento. 

Com recursos inteligentes, foco em produtividade da equipe e segurança de que todas as informações do escritório estarão disponíveis em nuvem para acesso de qualquer lugar do mundo. 

Descubra mais sobre a ferramenta e inicie agora mesmo uma verdadeira transformação digital levando ainda mais especialização para a advocacia.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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