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Seja um profissional preparado para o futuro!

O advogado digital tem diversas oportunidades que pode explorar nessa nova era da sociedade. O Direito 4.0 revolucionou a advocacia, permitindo que os profissionais atuem com o auxílio da tecnologia. 

Além disso, esse novo momento permite que o advogado atue totalmente à distância, podendo atender diversos clientes em todo o país e até no exterior. 

No entanto, para se tornar um advogado digital, é preciso abrir a mente para o novo. Acompanhe a leitura para descobrir como você pode se tornar um!

O que é um advogado digital?

O advogado digital é o mais preparado para atuar na advocacia no momento atual e no futuro. Em poucas palavras, podemos defini-lo como o profissional que atua com a forte presença da tecnologia no exercício de suas funções.

Isso significa que o advogado digital é aquele que sabe da importância da tecnologia e entende que ela é fundamental para conseguir uma boa performance. Por isso, ele está atento às inovações e busca utilizá-las sempre que possível para melhorar sua produtividade e entregar um serviço de qualidade. 

O que faz um advogado digital?

Um advogado digital pode exercer a advocacia plenamente, do mesmo modo que qualquer outro profissional da área. No entanto, em vez de trabalhar artesanalmente, utiliza ferramentas tecnológicas para isso.

Além disso, o advogado digital pode atender de maneira totalmente remota. Muitos já aderiram aos escritórios 100% online e utilizam diversos aplicativos e programas para atender seus clientes pela internet.

Esse profissional, mesmo que atenda em diversas áreas, costuma se apresentar como especialista em uma delas. 

Quais são os benefícios de ser um advogado digital?

Existem diversos benefícios que se conquistam ao aderir à advocacia digital. Veja abaixo alguns deles que somente o advogado tecnológico consegue usufruir!

Produtividade

Um advogado digital consegue ser muito mais produtivo que os profissionais que ainda adotam uma advocacia artesanal. Isso porque ele entende que essas inovações foram criadas justamente para auxiliar as pessoas a terem um bom desempenho.

Nesse sentido, ele pode automatizar diversas tarefas e utilizar a tecnologia para entregá-las com mais agilidade, atender mais clientes e oferecer um serviço melhor ao seu público.

Automatização

A automatização de tarefas é um grande benefício que a tecnologia proporciona aos escritórios de advocacia que aderem ao digital. 

Diversas atividades em uma empresa podem ser automatizadas. Ao passá-las para a máquina, os profissionais poderão concentrar seus esforços em atividades que realmente são importantes, deixando que a tecnologia realize o que ela consegue de forma mais rápida e sem erros.

Especialização e autoridade

Os advogados digitais costumam aderir ao marketing digital jurídico para atrair clientes e se posicionar no mercado. 

O marketing digital se mostra muito eficaz para fazer um negócio ser visto pelo público. Por isso, os advogados que utilizam essa estratégia conseguem atrair pessoas realmente interessadas em seus serviços, principalmente para a sua área de especialização. 

Dessa forma, é possível construir uma imagem de autoridade no nicho escolhido pelo profissional.

Visibilidade

Ao ser multichannel, o advogado pode fortalecer a sua presença em diversos canais digitais, como blog e redes sociais. Ao ter uma presença forte na internet, sua visibilidade melhora e aumenta. E quanto mais o profissional é visto, mais ele será lembrado e assim, maiores as suas chances de conseguir clientes.

Atendimentos diferenciados e remotos

Muitas pessoas possuem o dia a dia corrido devido aos seus compromissos. Nesse sentido, grande parte delas pode acabar não querendo se deslocar ao seu escritório para uma consulta. 

O advogado digital consegue oferecer essa comodidade e facilidade para o seu público, que pode receber direcionamentos de forma online e remota, sem a necessidade de encontros presenciais.

Bem-estar

A tecnologia proporciona bem-estar e melhora a qualidade de vida no trabalho. Ademais, o fato de permitir que o profissional exerça seu trabalho à distância faz com que ele se sinta bem. Isso contribui para melhorar a produtividade e aumentar a satisfação com a profissão.

Economia

O advogado digital sabe que não precisa investir em tecnologias caras para conseguir digitalizar seu escritório. Muitas ferramentas são acessíveis. Ademais, pode ser muito mais econômico ter um escritório digital com bons softwares do que sustentar uma estrutura física.

Qual a diferença entre o advogado digital e o advogado de Direito Digital?

Importante não confundir o advogado digital com o especialista em Direito Digital. Este último corresponde a um ramo jurídico, relativamente novo, que surgiu para regulamentar as relações no ambiente digital. 

O segmento é amplo e o profissional pode atuar, por exemplo, em crimes virtuais, compliance, realizar consultorias para startups, dentre diversas outras possibilidades. 

Por outro lado, o advogado digital é o profissional que atua no ambiente virtual com o auxílio da tecnologia. Ele pode atuar em segmentos variados.

Ou seja, o advogado de Direito Digital é um especialista nesse ramo e oferece serviços relacionados a ele. Pode atuar tanto remotamente quanto presencialmente. 

O advogado digital é aquele que atua à distância. Seu nicho de atuação pode ser diverso do Direito Digital. 

Quais as habilidades e conhecimentos que um advogado digital precisa ter?

Para construir uma advocacia digital, o profissional precisa ter algumas habilidades que farão toda a diferença. Entenda abaixo quais são os conhecimentos essenciais para se tornar um advogado online. 

Interesse em tecnologia

A tecnologia já está presente no dia a dia dos advogados. No entanto, o profissional precisa entender que, caso deseje se tornar um advogado digital, as ferramentas tecnológicas estarão ainda mais presentes no seu trabalho.

Isso porque, na prática, ele precisa utilizar aplicativos de mensagens, programas de pagamentos online, ferramentas para organizar seu site, blog e redes sociais, dentre outras. 

Além disso, utilizará um software jurídico para automatizar tarefas, realizar a gestão do escritório, dentre outras obrigações. Por isso, é fundamental saber quais são as melhores ferramentas disponíveis no mercado para adotá-las.

Ser atualizado em relação ao mercado

Outra habilidade que auxiliará muito o advogado que deseja atuar à distância é a vontade de se atualizar em relação ao mercado. 

Isso significa que o profissional deve se atentar às novas ferramentas tecnológicas que surgem, tendências no mercado jurídico, surgimento de novos ramos, novos comportamentos sociais e meios de contato com o cliente, por exemplo.

Ter esse interesse em analisar o mercado periodicamente para ter novas ideias, estudar a possibilidade de oferecer novos serviços e atender as pessoas com as novas ferramentas permite que o profissional não fique obsoleto.

Conhecimento em marketing jurídico

O marketing digital é o meio em que os advogados digitais captam clientes. Existem diversas técnicas que são permitidas pelo Código de Ética. Muitos ainda não utilizam estratégias de marketing. Logo, há um amplo espaço para poder se destacar. 

A melhor maneira de atrair clientes e ser notado na internet é apostando no marketing de conteúdo. Ou seja, entregar conteúdo gratuito para o seu público, além de gerar reciprocidade, é a maneira mais eficaz de ser notado.

Capacidade analítica

É muito importante que o advogado saiba interpretar os dados que possui para poder agir. Tomar decisões com base em suposições não lhe trará resultados. É preciso verificar as informações obtidas para fazer escolhas conscientes.

Sendo assim, aprofundar seus conhecimentos em ciências de dados e business intelligence pode fazer grande diferença para o seu negócio. 

Organização

Um advogado desorganizado perde em produtividade e, consequentemente, pode ver seu lucro e sua clientela diminuir. Utilizar bons aplicativos e um software jurídico pode tornar essa organização mais simples e melhorar sua produtividade.

Curiosidade

A curiosidade é essencial para esse profissional, principalmente em relação às novidades no setor da tecnologia e do marketing digital, dentre outras questões. 

Ao ser curioso, o advogado pode inovar na sua carreira, testar novas ferramentas, adequar estratégias para mercado jurídico, dentre outras vantagens.  

Jurimetria

A jurimetria pode ser entendida, de forma resumida, como a união do jurídico com as métricas. Essa ferramenta é fundamental, pois aplicar análises estatísticas no Direito contribui para uma advocacia mais qualificada.

Ela pode trazer diversas vantagens e aumentar a competitividade do escritório. Ademais, ela contribui para o aumento das suas receitas e da carteira de clientes, bem como faz você poupar tempo no momento da tomada de decisões. 

Aproveite e confira abaixo dois artigos para se aprofundar nesse tema:

Facilidade com ferramentas tecnológicas

Além de ter interesse em tecnologia e curiosidade para testá-la, é importante que o profissional utilize as ferramentas mais utilizadas no dia a dia para se familiarizar com elas.

Nesse sentido, é importante saber peticionar online, digitalizar documentos, enviá-los para um sistema de armazenamento em nuvem, fazer vídeo-chamadas, dentre outros.

Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD se aplica também aos escritórios de advocacia. Logo, é fundamental se adequar ao que a norma demanda. Nos escritórios digitais, é preciso estar em conformidade com o que a lei diz em relação à proteção de dados e documentos de clientes, dentre outras prerrogativas.

Quais são as ferramentas que um advogado precisa utilizar?

O advogado digital pode trabalhar diariamente com diversas tecnologias, como: 

  • Aplicativos de digitalização de documentos;
  • Programas para assinaturas digitais;
  • Aplicativos de mensagens instantâneas;
  • Ferramentas de vídeo-chamadas;
  • Sistemas de proteção de dados e senhas;
  • Softwares variados, dentre outros.

São diversas as tecnologias que devem estar presentes em um escritório digital. Entretanto, é importante mencionar sobre uma em específico: o software jurídico.

Atualmente, os escritórios precisam dessa última tecnologia para fazer a gestão completa do negócio. Nesse sentido, é primordial que a banca busque um que atenda as suas necessidades. 

Existem algumas opções, como o software jurídico da ADVBOX. Inclusive, este é o mais completo do mercado. Isso porque ele foi desenvolvido com o objetivo de atender praticamente todas as demandas de um escritório de advocacia. Além de permitir que o gestor realize uma gestão remota, possui ferramentas que permite: 

  • Automatizar tarefas;
  • Avaliar a produtividade dos colaboradores;
  • Analisar a carteira de clientes;
  • Fazer a análise de dados do escritório com BI;
  • Obter informações da persona;
  • Automatizar o atendimento ao cliente;
  • Sincronizar compromissos com a agenda, dentre diversos outros.

Ou seja, um software jurídico, além de indispensável para a gestão do negócio, se tornou uma ferramenta para otimizar o escritório e torná-lo diferenciado perante a concorrência. Importante ressaltar que o software escolhido pode fazer toda a diferença nisso.

Vale a pena ter um escritório digital?

O advogado digital conhece as vantagens do escritório digital. Existem diversos motivos para adotar esse modelo de negócio. A digitalização já é uma realidade em diversas empresas, independente do nicho delas. Quem não se atualizar tem grandes chances de ser apagado do mercado. 

Conforme a leitura do artigo, é possível concluir que o escritório digital traz agilidade, produtividade e eficiência aos profissionais. Ademais, abre muito mais oportunidades, pois aumenta a visibilidade da banca e possibilita atender pessoas que estão em qualquer lugar do país. 

Como mencionado, as vantagens são diversas. Além de permitir o atendimento online, o que promove conforto para o profissional e para o cliente, o escritório digital pode aumentar a visibilidade do advogado, trazer mais clientes e, consequentemente, mais receita. 

Por isso, é indiscutível o fato de que o escritório digital é sim vantajoso, sendo que pode ser decisivo para o futuro do negócio, que pode ser apagado caso não se atualize para essa nova realidade.

Como ter um escritório digital?

Digitalizar um escritório não precisa ser uma tarefa complicada. Embora haja diversos detalhes, existem alguns aspectos que não podem ser ignorados nesse momento.

O primeiro deles é que a adoção de tecnologias e especificamente de um software jurídico é fundamental para realizar a gestão e manter o negócio organizado. Ademais, é essencial apostar no marketing jurídico para atrair clientes, tanto para a estrutura física quanto para a virtual. 

Ademais, é possível implementar o home office para todos, pois já é possível fazer a gestão do escritório e da equipe de forma remota. 

Para saber mais sobre esse assunto, veja abaixo o vídeo!

Perguntas frequentes

Veja abaixo as perguntas mais frequentes sobre como ser um advogado digital!

Quanto ganha um advogado digital?

Um advogado que atende somente no digital pode ter ganhos semelhantes ou até superiores que o que atua presencialmente. 

De fato, a advocacia online permite atender clientes em diversos lugares de forma remota. Além disso, com boas ferramentas, a automatização aumenta a produtividade, permitindo buscar novas maneiras de atrair ainda mais clientes.

Contudo, o que influencia nos seus ganhos são diversos fatores: elaboração de um bom projeto de negócio, nicho de atuação, estratégias para atrair clientes, gestão financeira, dentre outros. Por isso, preocupe-se em planejar-se bem antes de colocar em prática a sua advocacia digital.

Como advogar no digital?

A internet facilita o acesso a todos, sendo muito mais democrática com aqueles que não possuem condições de ter uma estrutura física. 

Basicamente, é fundamental ter um site bem estruturado e responsivo para que o cliente lhe encontre na internet. 

O blog também é importante. Ele permite que sua advocacia seja encontrada nos mecanismos de busca quando um internauta procura por algo do seu nicho de atuação. 

As redes sociais também servem para entregar conteúdos e aumentar sua influência na internet. Além disso, utilizar e-mail, chatboots e aplicativos de mensagens ou de chamadas de vídeo para atender clientes também é interessante.

Aposte em aplicativos para melhorar seu trabalho, como o Evernote e o Google Agenda, dentre outros.

Por fim, escolha um software jurídico completo para realizar a gestão financeira, o controle de prazos, a análise de dados do escritório, o controle da carteira de clientes, dentre outras importâncias.

Como fazer marketing digital na advocacia?

Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas. Uma das que mais funciona é o marketing de conteúdo, citado anteriormente. 

Inicie estabelecendo seus objetivos. Defina metas para alcançá-los e determine um tempo. É importante escolher um nicho de atuação para poder realizar as estratégias de marketing. Evite ser generalista, pois desse modo você não conseguirá atrair ninguém.

O segundo passo é entender o seu público para descobrir as maiores dores dele, se o nicho e os serviços que você deseja prestar realmente tem demanda e os interessa. Depois, estabeleça as estratégias que você deseja aplicar, como anúncios, conteúdos em textos, dentre outras.

Uma maneira de iniciar é entregando conteúdos educativos no seu blog e nas redes sociais. Lembre-se de utilizar as mídias que seu público usa! Estabeleça métricas para medir seus resultados e tenha em mente que o marketing deve ser feito com frequência para trazer resultados, os quais podem demorar. Logo, é preciso ter persistência. 

Você não precisa acertar tudo de início. Sua estratégia pode mudar conforme o tempo. Por isso, é importante monitorar. Desse modo, se algo não está trazendo resultados, é possível modificar.

O advogado digital tem um amplo terreno para explorar. Devido às inúmeras vantagens, vários profissionais passaram a atuar à distância. 

Graças à internet, é possível criar um negócio eficiente sem precisar investir em estrutura física. Por isso, escritórios digitais são o futuro e os profissionais têm apenas a ganhar com isso!

Entenda agora como o software jurídico pode auxiliar no marketing jurídico! 

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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