O problema do atendimento jurídico reativo se desenvolve, às vezes, sem nem mesmo percebermos. Contudo, os sintomas são sempre sentidos: elevação nos custos telefônicos e de comunicação, clientes faltando eventos importantes como audiências, advogado cada vez mais irritado com os clientes e, até mesmo, a delimitação do horário de atendimento pelo escritório é um sintoma desse problema.

Um homem explicando para outros membros da equipe em uma sala de reunião sobre estratégias de Atendimento jurídico

Por isso, elencamos nessa publicação as estratégias essenciais para remediar o atendimento reativo.

A digitalização de escritórios e a otimização do atendimento jurídico

Para se livrar das dificuldades que o atendimento reativo impõe, a digitalização de escritórios cai como uma luva. O auxílio da tecnologia possibilita eliminar os problemas mais graves, além de otimizar todo sistema de relacionamento com o cliente.

Os custos e quantidade de tarefas com atendimento ficam bem menores. A equipe não fica sobrecarregada e os serviços de atendimento são realizados com mais facilidade.

Usando o escritório digital para atendimento jurídico na advocacia

Atender via web é uma saída parcial que alivia os sintomas da sobrecarga de atendimento. O uso de redes sociais e aplicativos de mensagens certamente é um aliado à melhoria de resultados de atendimento. Além disso, possibilita a expansão de atuação do escritório.

Porém, apenas a digitalização das informações dos escritórios realmente resolve o problema do atendimento reativo. Por mais que o WhatsApp livre o cliente do deslocamento e o advogado do custo com telefonia, a inclinação é que o atendimento continue sendo reativo.

Como ter um atendimento pro-ativo, então?

Através da automação de relacionamento. Com ela, os clientes são automaticamente notificados e cortejados com mensagens, sem gasto de tempo pelo advogado ou secretária e com um grande custo benefício.

Mesmo se tratando de uma automação, a qualidade do serviço não é comprometida. Muito pelo contrário: os clientes ficam mais satisfeitos com a atenção surpreendente e praticidade proporcionadas pelo escritório, sendo assim uma ótima forma de fideliza-los.

Melhores resultados sem excesso de tarefas

As estratégias de atendimento via web e automação de relacionamento reduzem bastante a carga de trabalho dos colaboradores. Além disso, através do uso do escritório digital, oferece também ótimos resultados e reduzem a carga de trabalho dos colaboradores.

Com a automação de tarefas de caráter repetitivo é possível se dedicar a trabalhos que exigem maior dedicação pessoal, como atendimentos em casos delicados e complexos, organização e, claro, realização do trabalho jurídico em si.

Todos saem ganhando e o escritório conseguirá atender ainda mais clientes.

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Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

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