fbpx

Ao abrir um escritório de advocacia, os profissionais normalmente estão bem preparados para tratar de questões jurídicas. Em algum momento, porém, acabam se deparando com universos muito complexos, como o do relacionamento entre advogado e cliente.

Por isso, preparamos este post sobre o assunto, que poderá ser útil tanto para quem está abrindo seu negócio, quanto para quem já o tem consolidado mas quer otimizar as relações com os clientes!

Advogado e Cliente: mantenha contato contínuo

A primeira dica para seu escritório de advocacia é entrar em contato com os clientes sempre que possível. Busque mantê-los informados sobre movimentações processuais, além de ganhos e perdas assim que for dada a decisão. Lembre-se também de sempre utilizar uma linguagem clara, para que seus clientes compreendam todas as etapas de seus processos.

Invista na automação de relacionamento

Se você possuir uma grande quantidade de clientes, usará muitas horas mensais apenas em ligações para manter esse relacionamento. Esse fator pode acabar aumentando significativamente a conta de telefone do escritório. Como conciliar então a necessidade de atenção do cliente com o tempo que você tem disponível, sem gerar gastos elevados?

Uma excelente alternativa é investir em sistemas de automação de relacionamento que enviem SMS ou e-mail para os clientes sempre que houver movimentação em seu processo. Assim, mensagens predefinidas podem ser enviadas com custos bem baixos e sem acréscimo de tarefa na sua agenda – ou na agenda de qualquer membro da sua equipe.

As ligações ficarão, então, reservadas apenas para conversas mais complexas. Ao mesmo tempo, o cliente não irá se sentir abandonado ou nas mãos de um profissional que só pensa nele na hora do contrato e dos honorários.

Use a internet como facilitadora

Você também pode criar um canal de relacionamento entre advogado e cliente através das redes sociais. Elas são úteis porque amplificam o alcance das mensagens e mantêm uma recorrência de lembrança na vida do cliente. É possível, por exemplo, criar publicações explicativas, que seus fãs e seguidores poderão acompanhar a fim de compreenderem melhor seus direitos.

Desta forma, você estará criando valor e relevância maiores em relação a outros advogados. É justamente isso que levará seu cliente a se tornar um advogado da sua marca, aquele que recomenda e defende seu escritório.

Treine sua equipe de atendimento

Finalmente, é fundamental instruir bem a sua equipe de atendimento para que seus clientes se sintam seguros e obtenham sempre respostas completas e claras. O correto preparo dos estagiários e das secretárias influencia não apenas a produtividade de seu escritório, mas também a percepção da equipe e dos clientes sobre sua empresa.

Com essas dicas, certamente será possível melhorar a relação entre advogado e cliente. Gostou? Não esqueça de acompanhar nosso blog para receber mais dicas!


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.