formação de controller jurídico
ADVBOX

Formação de controller jurídico: veja como se tornar um excelente profissional!

A formação de controller jurídico é essencial para que o responsável pela controladoria do escritório exerça suas funções com eficiência e confiança. Esse profissional se tornou indispensável para muitas advocacias, que veem nele uma saída para se diferenciar no mercado.

As vantagens de contar com o apoio de um controller jurídico são variadas. Contudo, é preciso muito preparo e estudo, não bastando apenas ser formado em Direito para realizar um trabalho bem elaborado. 

Nesse artigo, você saberá mais sobre a formação de controller jurídico, as habilidades que esse profissional precisa ter para atuar na área e, ao final, descobrirá a melhor maneira de se preparar para o mercado! Confira!

O que é um controller jurídico?

O controller jurídico, ou gerente de controladoria jurídica, é um profissional que atua no gerenciamento de um escritório de advocacia. Esses profissionais já eram conhecidos e requisitados em diversas empresas para atuar na gestão delas. 

No entanto, como escritórios jurídicos são negócios distintos e possuem necessidades específicas, surgiram os controladores jurídicos, que atuam especificamente em advocacias.

De modo geral, esse profissional tem atividades de gestão e liderança. Algumas de suas atribuições podem ser, por exemplo:

  • Gerenciamento de equipe;
  • Acompanhamento e fiscalização de atividades;
  • Avaliação de desempenho e elaboração de relatórios, dentre outras.

Em outras palavras, trata-se de um profissional indispensável para a gestão do escritório inteiro. 

O que um controller jurídico faz?

Entender as funções de um controller jurídico ajuda na compreensão da importância desse profissional em um escritório de advocacia. 

Tenha em mente que todo negócio, para ser promissor e ter oportunidades de crescimento, precisa ter uma rotina de trabalho organizada, com processos bem definidos. Isso deve ser obrigação em qualquer categoria de empresa.

Esse controle torna o escritório eficiente, produtivo e um bom local para se trabalhar. É nessa organização que o controller jurídico pode ajudar. As atividades que ele desempenha podem estar relacionadas tanto com o suporte técnico quanto com as atividades administrativas e da área jurídica. 

Desse modo, esse profissional realiza atividades administrativas essenciais para o escritório, como: cadastro de dados no sistema, preparo de guias, contratação de correspondentes, gestão dos prazos judiciais, análise de dados do escritório, dentre diversas outras que não são inerentes ao exercício da advocacia. 

O que é preciso para atuar como controller jurídico?

Não é qualquer profissional que pode atuar com controladoria jurídica. Além de muito estudo, prática e dedicação, é fundamental se atentar ao perfil do controller jurídico, pois existem habilidades essenciais para essa função. Veja abaixo o que é preciso para ser um gerente de controladoria eficiente!

controller jurídico

Formação jurídica

O ideal é que o controller jurídico tenha formação em Direito. De preferência, que ele tenha a OAB ativa e um pouco de experiência na advocacia. 

Controllers, em outros modelos de negócios, obviamente não precisam ter essa formação. Contudo, como escritórios de advocacia têm rotinas diferenciadas, o profissional precisa entender sobre o dia a dia em um escritório, os desafios dos advogados e o trabalho deles. Desse modo, ele consegue auxiliá-los em suas funções.

Ser organizado

Já imaginou um gestor desorganizado? Além de não trazer resultados para a empresa, ele pode até prejudicar os outros setores. Tenha em mente que ele é um líder. Logo, precisa estar sempre preparado para passar instruções nos momentos certos, manter os prazos em dia e as atividades de controladoria em ordem. 

Ter habilidades de gestão 

Esse profissional precisa saber gerenciar processos e pessoas. Isso porque muitos deles se encarregam de instruir funcionários do setor administrativo e estagiários, por exemplo. Desse modo, ele se torna responsável pela atuação de diversos colaboradores. 

Um péssimo gestor pode influenciar negativamente na performance de seus liderados. Logo, é fundamental que ele saiba gerenciar equipes e atividades muito bem. 

Existem profissionais que, além da formação em Direito, realizam cursos voltados para gestão. Inclusive, é possível encontrar aqueles que focam principalmente no gerenciamento de escritórios de advocacia, tendo uma formação ainda mais direcionada para o setor jurídico. 

Ser adepto às tecnologias

Um controller jurídico que faz seus trabalhos de forma manual tem apenas a perder espaço no mercado. Esse profissional precisa ser adepto às novas tecnologias e se atualizar. Muito de seu trabalho será feito em ferramentas de gestão do escritório.

Muitos controladores se tornam responsáveis pelo software jurídico da empresa. De nada adianta o profissional ter formação se ele não se sente confortável em utilizar esses novos programas.

Os softwares já são mais que obrigatórios em escritórios de advocacia, principalmente naqueles que possuem uma visão de negócios de crescimento no mercado. Por isso, é fundamental que estejam dispostos a utilizá-las. 

controladoria jurídica

Formação de controller jurídico: como se preparar?

Além do curso de Direito e da inscrição na OAB, é possível se preparar para realizar as atividades de controladoria com diversos cursos.

Existem treinamentos voltados especificamente para profissionais que desejam atuar como controller jurídico. No entanto, é fundamental procurar por aqueles lecionados por quem realmente entende do assunto, evitando conteúdos superficiais.

Ainda, as habilidades necessárias para atuar como controller também podem ser aprendidas, inclusive em materiais 100% virtuais. Nesse caso, preparar-se com cursos de gestão de escritório, finanças, oratória, organização de rotinas, dentre diversos outros, também auxilia no crescimento do profissional.

Todo conhecimento é válido e lhe auxiliará na trajetória da profissão. Por isso, o ideal é nunca parar de estudar e buscar sempre se aprimorar, inclusive em suas habilidades pessoais e nas soft skills

Formação de controller jurídico: se prepare com o melhor que há no mercado!

A ADVBOX possui um curso completo de Formação de controller jurídico. O treinamento é ministrado por profissionais experientes e com amplo conhecimento no assunto. 

São diversas aulas que ensinam desde o básico da organização de um setor de controladoria jurídica até a realização da gestão de dados do escritório, uma atividade fundamental do controller.

Confira algumas vantagens do curso!

  • Formação completa e que habilita o profissional a atuar em qualquer escritório do Brasil;
  • O treinamento conta com conteúdo atualizado, principalmente em relação à adoção de tecnologias em escritórios de advocacia;
  • Ensina a prática de gerenciamento de processos judiciais e extrajudiciais;
  • Prepara o profissional para atuar com o controle de qualidade jurídica;
  • Ensina a implementação das regras de LGPD;
  • Aborda o tema de segurança de dados e informações;
  • Ensina a realizar a gestão de dados do negócio e a análise deles por meio de processos de Business Intelligence (BI);
  • Curso ministrado totalmente de forma remota, permitindo que você o veja onde quiser, na forma que desejar e no tempo que puder!

A formação de controller jurídico da ADVBOX já habilitou diversos profissionais, tendo uma boa recomendação no mercado. Lembre-se que você pode testá-lo gratuitamente por 7 dias antes de tomar uma decisão. 

Por isso, não espere mais para se especializar e atualizar seus conhecimentos! Confira todos os benefícios do curso e dê o primeiro passo para se tornar um profissional de controladoria jurídica eficiente e capacitado para os desafios em um escritório de advocacia!

trial

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas