Gestão de escritórios de advocacia: Processos Ativos
O estoque de processos ativos consiste na quantidade de processos que o escritório está tendo em andamento atualmente. Por isso, é uma questão importantíssima na gestão de escritórios de advocacia. Geralmente, o pensamento leva a crer que, quanto mais processos ativos, melhor, correto?
Entretanto, a verdade é que o gerenciamento de estoque precisa ser inteligente, assim como a gestão em escritórios de advocacia.
Sobrecarga gera resistência
Ao “entupir” o estoque de processos ativos, ou seja, ter muito mais trabalho em andamento do que o escritório pode dar conta, é natural que a equipe (ou mesmo o advogado que trabalha sozinho) comecem a “trancar” a aquisição de novos clientes.
Por mais contraditório que isso possa parecer, o efeito psicológico entra em primeiro lugar. Ou seja, como dar conta de mais trabalho quando estamos tão “cheios”?
Ter um controle de estoque e um fluxo de trabalho bem gerenciados possibilita o afastamento da sobrecarga diária. Gerando assim um livre caminho para a entrada de novos clientes. Assim, tal medida é extremamente benéfica para gestão de escritórios de advocacia.
Resistência gera gargalos de receita
A resistência a mais trabalho leva, consequentemente, a “gargalos de receita”. Com isso, em um mês o escritório precisa dar conta de uma quantidade massiva de tarefas, trabalhando muito acima da sua capacidade e, no período seguinte, a equipe está esgotada, incapaz de trabalhar, além de ter no período anterior, negado mais trabalho.
A consequência é menor entrada de receita, que pode ser resolvida através de estratégias inteligentes para gestão de escritórios de advocacia.
Gargalos de receita geram dificuldades financeiras
Cada vez que há um “buraco” na entrada de processos, há também um furo de receita, que desestabiliza o escritório. Consequentemente, é claro, afeta além do dinheiro. Afeta a produtividade e motivação de todas as pessoas envolvidas, que estarão sentindo seus necessidades mais essenciais em risco.
Informação para saber quando investir em marketing
Gerenciar o estoque de processos ativos também permite visualizar as entradas de processo para os próximos meses e, consequentemente, a quantidade de receita. Assim, se você analisar seu estoque e perceber que o próximo mês terá uma queda na quantidade de novos processos, saberá que precisa investir um pouco mais em marketing agora, para não perder o controle financeiro mais adiante.