Um relógio sobre uma mesa de trabalho com livros e computador, representando a produtividade e administração do tempo
Gestão de Equipes e Liderança

6 dicas para melhorar a gestão do tempo e a produtividade

Você já deve ter enfrentado momentos em que se sentiu travado ou com baixa produtividade, certo? Por isso, é fundamental ter uma boa organização e gestão do tempo para elencar as prioridades e tarefas essenciais do dia ou da semana. 

Afinal, a rotina intensa dentro de um escritório de advocacia pode apresentar obstáculos para o desempenho com qualidade de todas as atividades. Assim, conhecer o seu corpo, sua demanda e seu ritmo ajuda a criar uma maneira de execução produtiva e saudável.

A partir disso, é possível que tanto individualmente quanto coletivamente o escritório atinja uma alta produtividade, conquistando melhores resultados e atraindo novos serviços jurídicos. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como melhorar a gestão do tempo. Entenda o que é gestão do tempo, sua importância e também confira 6 dicas para desenvolver uma melhor organização.

O que é ter gestão de tempo?

De modo geral, a definição do conceito de gestão do tempo é bem simples, se caracteriza por uma série de estratégias que visam a melhora da produtividade. Para isso, tem como foco a boa organização, através de priorização de atividades.

Vale destacar que a gestão do tempo e melhora da produtividade podem ser desenvolvidas tanto em ambientes profissionais quanto pessoais.

Afinal, ela tem como função direcionar melhor o tempo de execução para cada tarefa, garantindo que tudo tenha o tempo adequado, assim como, o conhecimento necessário. 

Por isso, para a uma gestão do tempo de qualidade é fundamental entender muito bem as necessidades e habilidades de cada atividade. Assim, é preciso dimensionar os conhecimentos ideais, visando uma execução rápida e eficiente.

Além disso, a partir da gestão do tempo é possível aproveitar melhor as horas do dia, diminuindo, por exemplo, a procrastinação, falta de criatividade e muito mais. Ou seja, é fundamental para o aumento da produtividade diária de cada profissional no escritório. 

alta produtividade na advocacia

Qual o objetivo da gestão do tempo?

Agora que já sabemos o que é a gestão de tempo é possível entender um pouco mais sobre sua importância. Com o surgimento da Pandemia o crescimento dos trabalhos remotos ou híbridos foi notório. 

Desse modo, a possibilidade de trabalhar de casa ou qualquer outro local requer alguns cuidados, especialmente com a gestão do tempo. Afinal, ao exercer suas funções de casa, podem surgir diferentes dispersões, afetando a produtividade no trabalho. 

Com isso, a gestão do tempo é de suma importância para que a pessoa consiga organizar melhor seu dia e atividades, mesclando com tarefas profissionais e pessoais. Assim, auxiliando na melhora quanto a possíveis crises físicas e mentais. 

Por isso, torna-se um aliado fundamental para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao profissional, seja dentro de casa ou em um escritório. Afinal, ele passa a entender sua demanda, necessidade e melhores maneiras para executar com qualidade cada etapa.

Como realizar a gestão do tempo?

Depois de conhecer a parte teórica da gestão do tempo, confira agora como desenvolver ela na prática, auxiliando no melhor controle das tarefas e tempo. 

  • Definição de metas;
  • Planejamento;
  • Determinar prazos;
  • Evite acumular tarefas;
  • Crie pequenas pausas durante o trabalho;
  • Tenha um bom ambiente de trabalho.

1. Definição de metas

A primeira dica para a gestão do tempo é entender as atividades, buscando determinar metas e objetivos que você deseja alcançar. Com isso, será possível entender o tempo necessário, assim como, as necessidades para cada execução.

A partir de um objetivo determinado é possível manter o foco por mais tempo, em busca de alcançar a meta, criando alternativas para aprender e desenvolver constantemente.

Portanto, procure manter o escritório como um todo engajado através de objetivos factíveis, podendo ser divididos em pequenas metas diárias, semanais ou mensais. 

Além de tornar o escritório e seus profissionais mais engajados, pode auxiliar no aumento da competitividade sadia entre os membros da equipe. Assim, criar uma necessidade de cada um buscar novos conhecimentos e habilidades. 

2. Planejamento

Já a segunda dica para gestão do tempo é o desenvolvimento de um bom planejamento. Ou seja, a criação de uma lista com todas as etapas e tarefas que devem ser executadas durante o dia ou a semana. 

Para isso, o ideal é utilizar um sistema capaz de fornecer todas as informações de maneira clara e objetiva. Além disso, para a boa gestão do tempo é fundamental que o profissional tenha conhecimento das habilidades e ferramentas necessárias.

Assim, pode utilizar melhor o tempo de cada tarefa da melhor maneira possível, sem desperdiçar tempo procurando ou executando uma outra tarefa complementar. 

3. Determinar prazos

Além de definir metas e traçar o planejamento de execução, para atingir a produtividade máxima através da gestão do tempo é fundamental determinar prazos para cada tarefa. Para isso, o ideal é elencar um prazo médio, levando em consideração a dificuldade de cada atividade. 

Entretanto, é válido ressaltar que os prazos podem ser menores ou maiores durante a execução, servindo apenas como base para desenvolvimento das tarefas. Desse modo, é importante para manter o foco e engajamento na resolução de cada etapa. 

4. Evite acumular tarefas

Para uma gestão de qualidade é fundamental que cada tarefa seja executada de maneira separada, com o intuito de manter o nível de excelência desejado. Com isso, principalmente se trabalhar em casa, é importante criar momentos para tarefas pessoais e profissionais. 

Além de auxiliar na qualidade de cada atividade, essa estratégia de não acumular mais de uma tarefa ajuda no aumento da concentração, diminuindo possíveis erros. Ou seja, um importante aliado para não desperdiçar o tempo refazendo uma análise, por exemplo. 

5. Crie pequenas pausas durante o trabalho

A quinta dica para o desenvolvimento da gestão do tempo no seu trabalho é criar pequenos momentos de pausa. A partir de intervalos entre 10 e 20 minutos é possível manter sua concentração constante, assim como a criatividade e engajamento. 

Afinal, a produção em larga escala pode provocar pequenos erros e falta de desatenção, por conta da sobrecarga mental e também cansaço físico. Portanto, descansar ao longo do dia também é importante para a gestão do tempo, evitando pequenos e grandes erros.

6. Tenha um bom ambiente de trabalho

Por fim, a última dica está relacionada com o local de trabalho, seja um escritório em conjunto com diferentes colegas ou na sua casa. Para manter uma boa produtividade e otimizar o tempo é fundamental que o local esteja organizado e com fácil acesso a materiais rotineiros do trabalho. 

Para isso, procure manter sua mesa de trabalho sempre limpa, organizada e com uma boa iluminação e ventilação. Além disso, investir em uma cadeira confortável também é essencial para que seu corpo se mantenha saudável durante as horas de trabalho. 

Coloque as dicas sobre gestão do tempo em prática com o Taskscore!

Para o desenvolvimento de uma boa gestão de tempo é muito importante o investimento em tecnologia capazes de auxiliar diariamente na organização do escritório. Assim, o sistema Taskscore aparece como essencial para alcançar uma boa produtividade.

A partir do sistema é possível gerenciar todas as etapas dentro do escritório, analisando as tarefas desenvolvidas por cada profissional. Desse modo, auxilia o gestor a ter uma visão ampla sobre o andamento de cada etapa, obtendo melhores resultados!

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Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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