gestão jurídica
Gestão de Equipes e Liderança

Tudo o que você precisa saber sobre Gestão Jurídica!

A boa organização de um escritório de advocacia é essencial para alcançar as metas e os melhores resultados em cada processo. Para isso, a gestão jurídica tem o papel de gerenciar todos os setores, garantindo eficiência e produtividade máxima.

Para isso, é necessário conhecimento profundo sobre as necessidades e oportunidades que o mercado oferece. Além disso, de experiência sobre gestão de pessoas, processos e capacidade de comunicação. 

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre gestão jurídica da advocacia. Logo, confira o papel de um gestor jurídico, a importância da gestão para o sucesso do escritório e muito mais. Boa leitura!

O que é um gestor jurídico?

De modo geral, um gestor jurídico é o profissional responsável por gerenciar as atividades no escritório de advocacia. Assim, possui um papel crucial e estratégico para o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho, com foco na eficiência de todas as tarefas individuais e coletivas. 

Com isso, entre as principais atribuições que podemos destacar ao gestor jurídico estão: gestão de pessoas, financeira e de informações. Portanto, um cargo que tem como foco desenvolver o melhor fluxo de informações e, consequentemente, aprimorar o ambiente de trabalho. 

Já na esfera das finanças, é papel da gestão jurídica controlar os contratos de clientes, honorários, despesas e toda a contabilidade do escritório. Consequentemente, atua diretamente em todas as frentes, resultando na sustentabilidade do escritório de advocacia., 

Para isso, o gestor deve ter como foco o bom gerenciamento de informações e documentos. Assim, o cuidado com a organização de dados e fluxo de trabalho são essenciais para o funcionamento diário de uma gestão eficiente.

Por que a gestão jurídica é importante?

Depois de entender o que faz um profissional da área de gestão jurídica é possível compreender sua relevância para o escritório de advocacia. Certamente, a gestão é fundamental para a minimização de riscos legais.

Afinal, é capaz de desenvolver processos mais organizados e eficientes, garantindo que as regulamentações sejam rigorosamente seguidas. Além disso, também auxilia na tomada de decisões, através de estratégias bem desenvolvidas e controle de informações.

Para isso, uma gestão jurídica eficaz envolve a implementação de processos e tecnologias que melhoram a eficiência operacional. Essa iniciativa pode envolver automação de tarefas, gerenciamento eficiente de documentos legais e o uso de tecnologias para acompanhar o andamento de processos judiciais.

Desse modo, atua diretamente na proteção de dados, garantindo maior segurança aos clientes e ao escritório. Portanto, uma importante ferramenta para proporcionar o fortalecimento da reputação e imagem. 

A partir de um desenvolvimento estratégico e atividades mais assertivas, a gestão jurídica é importante para economizar tempo e custos em cada processo. 

1. Atrair novos clientes

Desse modo, a gestão jurídica é importante para que o trabalho desenvolvido possa proporcionar um melhor fluxo de trabalho. Consequentemente, facilita a atração de novos clientes. Afinal, o escritório passa a ter um local de destaque perante a concorrência. 

Portanto, investir em gestão jurídica impacta diretamente no crescimento e sucesso a longo prazo de qualquer escritório de advocacia. Além disso, pode ser importante também para atrair novos e melhores talentos, criando um ciclo virtuoso de bons casos.

2. Tecnologias para auxiliar a gestão jurídica

Para o sucesso de qualquer empreendimento, assim como um escritório de advocacia, utilizar ferramentas tecnológicas é fundamental. Isso porque, auxiliam a tornar as tarefas mais otimizadas, assertivas e ágeis. 

No entanto, para um gestor jurídico, o controle de desempenho é essencial para administrar as demandas do escritório. Sendo assim, o Taskscore da ADVOX é fundamental para gerar a desejada alta produtividade na advocacia

Isso porque, o gerenciador de tarefas acelera o fluxo de trabalho através de uma pontuação e controle de desempenho. Desse modo, é capaz de registrar todas as atividades, determinando prazos, responsáveis e com máxima segurança. 

Portanto, uma alternativa importante para proporcionar uma visão ampla e em tempo real sobre o andamento de diferentes equipes e setores do escritório. Esse conhecimento é importante para garantir que as metas e objetivos sejam alcançados.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Como fazer gestão jurídica?

Agora que você já sabe tudo sobre a gestão jurídica, vamos entender como desenvolver na prática em seu escritório. Para isso, separamos 5 passos muito importantes para o sucesso nessa empreitada, confira!

  • Defina as metas;
  • Desenvolva um planejamento estratégico;
  • Invista em tecnologia;
  • Fortaleça a comunicação interna;
  • Invista em capacitação e treinamentos.

1. Defina metas

O primeiro passo para uma gestão jurídica é determinar objetivos e metas que o escritório deseja alcançar. Essa iniciativa deve estar alinhada com as oportunidades, necessidades e possibilidades do escritório. 

Desse modo, é preciso analisar as condições que o mercado e os profissionais envolvidos oferecem, seja de crescimento, logística e outro objetivo desejado. Entender os serviços jurídicos oferecidos também é importante para esse passo.

A partir de todo esse estudo é possível determinar as metas da gestão, tanto de curto como longo prazo. Uma das metas mais comuns costumam ser número de novos casos e clientes ou expansão do escritório, seja através de novos serviços ou geograficamente.

2. Desenvolva um plano estratégico

O segundo passo para a gestão jurídica é desenvolver o planejamento estratégico para alcançar as metas e melhorar o fluxo de trabalho dentro do escritório. Portanto, nessa etapa é essencial identificar os principais pontos de melhoria e determinar os primeiros passos. 

A partir disso, será necessário entender os primeiros setores ou necessidades que serão abordados pela gestão jurídica. Para dar prosseguimento a esse trabalho, é necessário criar um roteiro, com as tarefas e atualizações necessárias para conquistar as metas traçadas.

3. Invista em tecnologia

Para colocar a gestão jurídica em prática e possibilitar um maior e melhor controle sobre o escritório é fundamental o investimento em tecnologia. Assim, é possível garantir maior segurança de dados, assertividade na tomada de decisão e nas ações de cada profissional.

O investimento em tecnologia passa desde a troca de sistemas manuais e arquivos físicos para sistemas de nuvem e novos computadores. Ou seja, a transformação de um escritório para o universo digital, facilitando a troca de informações com clientes e outros interessados. 

Portanto, uma iniciativa fundamental para proporcionar uma gestão de qualidade e produtividade, através de dados e números de desempenho. 

4. Fortaleça a comunicação interna

Como visto anteriormente, a comunicação é a chave do sucesso para uma boa gestão jurídica. Por isso, é fundamental desenvolver um ambiente de trabalho colaborativo e incentivador para todos os envolvidos. 

A partir disso, é possível proporcionar maior engajamento e colaboração, unindo os objetivos individuais aos traçados anteriormente de forma coletiva para o escritório. Desse modo, é muito importante que gestores, líderes e outros profissionais tenham bom dia´logo, com fácil acesso.

Essa troca de conhecimentos e experiências é essencial para que o fluxo de trabalho seja mais produtivo. Além disso, importante para a colaboração entre equipes, essencial para a redução de erros e retrabalho.

5. Invista em capacitação e treinamentos

Por fim, o quinto passo para o sucesso de uma gestão jurídica é estimular e proporcionar que os profissionais alcancem novas habilidades e conhecimentos. Para isso, é necessário disponibilizar treinamentos e capacitações que estejam alinhados aos objetivos coletivos e individuais.

Portanto, é interessante implementar rotinas de cursos, palestras, congressos e outras alternativas para que os profissionais evoluam individualmente e coletivamente. Essa iniciativa é essencial para criar uma equipe mais qualificada, mas também satisfeita com o ambiente de trabalho e as possibilidades dentro do escritório.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas