Tecnologia em gestão de serviços jurídicos: dicas e estratégias!
Gestão de Equipes e Liderança

Entenda o que é desenho organizacional e a sua importância

O sucesso de um escritório de advocacia é reflexo da qualidade dos profissionais ali inseridos. Entretanto, o desenho organizacional também tem papel importante na eficiência do trabalho diário, gerando agilidade e assertividade.

Isso porque a definição de uma boa estrutura das atividades de cada setor é importante para nortear as tarefas diárias. Desse modo, garantir um fluxo de trabalho produtivo e de acordo com as necessidades de cada caso. 

Para ajudar a tornar seu escritório mais competitivo e com melhores resultados, preparamos um conteúdo com tudo sobre desenho organizacional. Portanto, entenda o que é, suas principais características, importância e tipos. 

O que é desenho organizacional de uma empresa?

De modo geral, o desenho organizacional de uma empresa está diretamente relacionada à forma como as atividades e tarefas são determinadas, produzidas, estruturadas, coordenadas e organizadas dentro do escritório.

Sendo assim, é a organização do fluxo de trabalho dos diferentes setores, equipes e profissionais, de acordo com as funções. Essa estruturação é importante para garantir que o escritório alcance os objetivos traçados, como resolução de serviços jurídicos, atração de clientes e consolidação da empresa no segmento de atuação. 

Para isso, o desenho organizacional tem como tarefa principal decidir sobre divisão do trabalho, a coordenação das atividades, a definição de autoridade e responsabilidade. 

Além disso, é importante ressaltar que para o sucesso da estrutura existem diferentes tipos de desenhos. Desse modo, a escolha do modelo ideal varia de acordo com os objetivos, cultura organizacional e segmento do escritório.

Quais são as principais características do desenho organizacional?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito que envolve o desenho organizacional, é possível entender algumas de suas características. Certamente, um dos principais pontos é a divisão do trabalho.

Assim, uma distribuição eficiente das tarefas para cada profissional e equipe, possibilita a produtividade máxima do escritório, gerando melhores êxitos. Para isso, geralmente tem como base a especialização.

Desse modo, os profissionais recebem e atuam em casos de acordo com sua especialidade, proporcionando maior competência e eficiência. A hierarquia também é uma característica presente no desenho organizacional, possibilitando cadeia de comando.

Essa iniciativa é importante para proporcionar uma gestão eficiente, através da coordenação das atividades, auxiliando no cumprimento de prazos e facilitando a comunicação. 

Entretanto, a estrutura organizacional, apesar da hierarquia e padronização, também favorece a flexibilidade. Afinal, apresenta aos profissionais mais capacidades de mudanças no ambiente externo ou interno, criando novas demandas do mercado.

Cultura Organizacional: Os valores, crenças e normas compartilhados pelos membros da organização. A cultura organizacional pode influenciar significativamente a estrutura e o funcionamento da empresa.

Qual a importância do desenho organizacional?

Em resumo, o desenho organizacional é fundamental para o funcionamento eficaz e assertivo do escritório de advocacia. Assim, ele ajuda as equipes alcançarem metas e objetivos, conquistando novos desafios.

Portanto, uma estrutura de trabalho bem elaborada é importante para proporcionar melhor eficiência operacional. O que resulta em processos mais delimitados, redução de etapas, erros, provocando uma gestão de qualidade e produtividade.

Além disso, um desenho organizacional de qualidade auxilia na coordenação entre as diferentes partes do escritório. Sendo assim, impacta na melhoria das tomadas de decisão, criando alternativas e ações mais rápidas e eficientes. 

Consequentemente, através dos melhores resultados do escritório, o desenho também ajuda a criar profissionais mais felizes e engajados. Desse modo, proporciona um ambiente de trabalho mais colaborativo e saudável.

Através de objetivos individuais, coletivos e uma boa comunicação , o desenho também ajuda a desenvolver a cultura organizacional. Com isso, propagando rapidamente os valores, normas e objetivos do escritório, tanto individuais quanto coletivos.

Por isso, o desenho organizacional é importante para aumentar a competitividade do escritório no mercado. Isso porque, estimula a aprendizagem constante, através de troca de informações, conhecimentos e experiências. 

Assim, ao final de todos esses benefícios, a estrutura desenvolvida em paralelo às necessidades dos clientes, ajuda a melhorar a satisfação final. Desse modo, é importante para conquistar novos casos e consolidar a marca do escritório no cenário da advocacia.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Quais são os tipos de desenho organizacional?

Por fim, para completar seu conhecimento sobre desenho organizacional, separamos alguns dos principais tipos utilizados nos escritórios de advocacia. Confira a seguir os 5 mais utilizados!

  • Organização Funcional;
  • Organização por Produto ou Serviço;
  • Organização Baseada em Processos;
  • Organização Linear;
  • Organização por Clientes.

1. Organização Funcional

Certamente, um dos modelos de desenho organizacional mais utilizados é o funcional, que tem como foco o agrupamento das atividades com base nas funções específicas, como marketing e finanças. Com isso, favorece para o maior conhecimento dos profissionais envolvidos. 

Afinal, tem como foco a especialização, proporcionando funções mais determinadas e específicas para cada membro. No entanto, a comunicação entre setores tende a ser mais complexa, com cada equipe voltada para as suas atividades.

2. Organização por Produto ou Serviço

Já a organização por produto ou serviço une as tarefas de acordo com as atividades dos casos. Desse modo, ajuda a manter um foco e direcionar responsabilidades sobre o sucesso de cada processo para a equipe ou profissional em questão. 

Sendo assim, esse modelo se baseia mais na centralização de atividades para cada profissional, valorizando a repetição e a especialização. Essa alternativa é interessante quando há um fluxo alto de um mesmo tipo de caso, por exemplo.

3. Organização Baseada em Processos

Um terceiro modelo de desenho organizacional tem sua estrutura com base nos processos e atividades, o que ajuda a melhorar a eficiência e a eficácia na execução de tarefas. Entretanto, sua consolidação tende a ser mais complexa e necessita de longo período.

Isso porque, as etapas e atividades passam por uma grande transformação, envolvendo o trabalho diário de quase todos os setores, gerando maior interligação e necessidade de adaptação.

4. Organização Linear

A organização linear possui uma estrutura mais simples, geralmente utilizada por escritório de menor porte, com um comando direto do topo para a base. Esse processo tende a tornar a comunicação mais clara e direta, favorecendo para o rápido entendimento das partes.

Entretanto, por se tratar de um comando único, esse modelo organizacional pode provocar maior rigidez e centralização de conhecimento e poderes.

5. Organização por Clientes

A organização por clientes também é um modelo muito utilizado, principalmente quando há um número grande de profissionais, clientes e tipos de serviços jurídicos. Assim, tem como grande vantagem o foco no atendimento ao cliente, entendendo melhor suas necessidades.

Vale destacar que esse desenho organizacional também ajuda a criar um serviço mais personalizado. Com isso, facilita a troca de informações com clientes, ajudando na maior confiança de ambas as partes. 

Use a tecnologia para facilitar o desenho organizacional

Agora que você já sabe tudo sobre o que é e como funciona o desenho organizacional na prática, entender a importância da tecnologia nesse processo é fundamental. Isso porque, a troca de informações e controle de tarefas é crucial para o sucesso do escritório. 

Sendo assim, independentemente do modelo escolhido, é muito importante que os líderes tenham a capacidade de avaliar e controlar o desempenho individual e coletivo. Esse cuidado é essencial para direcionar os objetivos e analisar prazos e processos. 

Para isso, um sistema de pontuação de tarefas como o Taskscore é altamente indicado para gerar uma alta produtividade. A partir dele, é possível centralizar as informações, acompanhar o desenrolar de cada caso e analisar os profissionais. 

Portanto, uma ferramenta muito importante para gerar aos colaboradores mais assertividade em cada tarefa. Além de ajudar os gestores administrar todo o fluxo de informações que ocorre diariamente no escritório de advocacia.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 04
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas