Ideias para organizar escritório de advocacia: veja 9 dicas!
Controladoria jurídica

9 ideias para organizar escritório de advocacia

Ter ideias para organizar escritório de advocacia não é uma tarefa fácil. É preciso muito planejamento e conhecimento para garantir que o fluxo de trabalho da equipe jurídica funcione corretamente.

Ou seja, uma gestão jurídica adequada é capaz de maximizar a eficiência, melhorar a produtividade e aumentar os lucros provenientes do serviços prestados pelo escritório.

Contudo, para que isso seja possível, todos os membros da equipe devem estar cientes do que estão fazendo, afinal a comunicação é essencial para o sucesso de um escritório de advocacia.

Assim, certifique-se de que todos os membros da equipe estejam cientes de quais tarefas estão sendo realizadas e como elas devem ser realizadas.

Além disso, é muito importante estabelecer um sistema de controle de qualidade da produção do time jurídico. Isso significa que o gestor deve garantir que o trabalhos de todos os advogados sejam verificados para garantir que sejam precisos, relevantes e que atingem o nível e qualidade exigido.

Além disso, também inclui monitorar a qualidade do serviço ao cliente que seu escritório oferece, para garantir que os clientes estejam sendo tratados com cuidado e respeito.

E para que tudo isso seja possível o escritório precisa utilizar as melhores práticas e tecnologias jurídicas disponíveis no mercado. Ou seja, não é possível ter um escritório organizado sem a contratação de um software jurídico adequado às suas necessidades.

Em suma, organizar um escritório de advocacia de modo a alcançar novos resultados é uma tarefa difícil, mas é possível fazê-lo com sucesso seguindo algumas dicas simples.

Neste artigo, vamos discutir algumas ideias para ajudar você a organizar melhor seu escritório de advocacia e, dessa forma, otimizar sua gestão jurídica.

Ideias para organizar escritório de advocacia: veja 9 dicas!

Como organizar o meu escritório?

Montar o próprio escritório de advocacia é o sonho de muitos advogados e talvez seja também o seu!

Entretanto, é preciso saber que essa é uma grande responsabilidade, pois você precisará de diversas ideias para organizar escritório e conseguir gerir seu próprio negócio, lidando com a complexidade dos processos judiciais de forma satisfatória.

No entanto, não é preciso ficar apavorado!

Por isso, para ajudar a tornar esse sonho uma realidade, reunimos 9 dicas simples para que você possa organizar seu escritório de maneira eficiente. Acompanhe a seguir.

1. Plano de negócios

Todo escritório de advocacia precisa de um plano de negócios bem detalhado para garantir que sua atuação seja bem-sucedida. Seu plano de negócios deve incluir o objetivo, as estratégias, o orçamento e o plano de marketing.

2. Especialização

Outra dica é escolher uma área de Direito para se especializar. O mercado de advocacia é cheio de opções, além de muito concorrido, então é importante escolher a área do Direito com que mais se identifica e acredita que pode se destacar mais.

Isso ajudará seu escritório a se destacar dos demais e a ganhar mais clientes.

3. Site

Também é muito interessante ter um site para seu escritório.

Ter um site é o primeiro passo para iniciar o marketing jurídico da Banca e adquirir autoridade online. É através dele que os futuros clientes encontrarão informações sobre o negócio, equipe, histórico e serviços.

Além disso, seu site deve ter recursos de SEO para ajudar os clientes a encontrá-lo.

4. Redes sociais

Além do site, também é importante ter uma presença ativa nas redes sociais.

Elas são uma ótima maneira de divulgar seu escritório de advocacia e estabelecer relacionamentos com clientes potenciais. Crie contas nas principais redes sociais e comece a se envolver com seus seguidores.

5. Gerenciamento eficiente

A próxima dica é ter um sistema de gerenciamento eficiente.

Você precisa contar com um modelo de gestão eficiente para administrar seus processos e clientes. É importante que sua equipe utilize um bom sistema de armazenamento de documentos, agendamento de reuniões, gestão financeira e do contato com os clientes.

Para isso, é imprescindível a utilização de um software jurídico.

6. Controle de tarefas

Um software jurídico também traz a possibilidade de implementar o controle de tarefas no fluxo de trabalho do seu time jurídico.

Um sistema adequado à realidade do mercado da advocacia deve contar com funcionalidades que permitam ao gestor ter conhecimento de tudo que é realizado no dia a dia e reconhecer possíveis falhas a serem aprimoradas.

7. Backup de dados

Contar com um sistema de backup de dados garantirá que todas as informações importantes do escritório e dos clientes sejam armazenados de forma segura, mesmo em caso de falha de equipamentos ou de energia.

8. Treinamento

Sua equipe deve estar treinamento constante.

Todos os colaboradores precisam estar cientes das melhores práticas para trabalhar com os sistemas de controle de documentos, gerenciamento de tarefas e backup de dados, além de questões técnicas e jurídicas.

É importante ter em mente que o dinheiro utilizado em treinamento é um investimento, não um gasto.

9. Tecnologia

Por fim, a última dica é investir em tecnologia. O uso de computadores, celulares e da própria internet em si são cruciais para a atuação no mercado jurídico atual.

Somente com essas ferramentas é possível otimizar a organização e a produtividade do escritório, o que levará o seu escritório a se destacar no mercado.

Quais tarefas são próprias da controladoria jurídica de um escritório?

É possível que, ao ler tudo que precisa ser feito, você possa se sentir assustado, ou até mesmo amedrontado, com tudo que é necessário. A boa notícia é que existe uma forma de agilizar todos esses procedimentos e colocar as ideias para organizar escritório em prática.

ebook controladoria e custos

A Controladoria Jurídica é responsável por facilitar o desenvolvimento de seus trabalhos e melhorar a organização do escritório. Entre as tarefas pelas quais ela é responsável estão:

  • Elaboração de pareceres jurídicos: a Controladoria Jurídica é responsável por emitir pareceres jurídicos acerca dos casos dos clientes, que são baseados nas leis e regulamentos vigentes;
  • Controle de documentos: é de responsabilidade da Controladoria Jurídica manter a organização dos documentos dos clientes, bem como seu controle e atualização;
  • Assessoria de processos judiciais e administrativos: os profissionais da Controladoria Jurídica são responsáveis por prestar assessoria aos advogados sobre os processos judiciais e administrativos, auxiliando na preparação de documentos, estudos de Direito e outras atividades necessárias;
  • Elaboração de contratos: a Controladoria Jurídica também é responsável por redigir e elaborar contratos, visando garantir a legalidade dos acordos entre as partes;
  • Gestão de finanças: a Controladoria Jurídica é responsável por controlar as finanças do escritório, bem como acompanhar as contas a pagar e a receber, além de gerir o fluxo de caixa;
  • Contratação de serviços: a Controladoria Jurídica também é responsável por contratar os serviços necessários para o bom desempenho do escritório, como serviços de mão de obra, de consultoria e de informática.

O trabalho da Controladoria é essencial para o bom funcionamento do escritório e, por isso, cada vez mais profissionais estão buscando desenvolver suas carreiras na área. Não importa quantas ideias para organizar escritório você tem, sem um controladoria eficiente sua aplicação será sempre problemática.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Gestão de serviços jurídicos: Mulher sorrindo e apontando para letriero de teste gratuito
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas