Estar na internet de forma planejada é uma ferramenta muito valiosa para profissionais do meio jurídico. E produzir conteúdos nas mídias sociais para advogados é uma vitrine importante nesse sentido.
Cada vez mais os clientes buscam referências e informações sobre advogados na rede. Esse é um comportamento natural e que deve ser levado em consideração.
Assim, se você parar para pensar, é muito provável que tenha procurado na internet referências para serviços que contratou. E com o meio jurídico não é diferente.
Aliás, sabe-se que há uma verdadeira revolução na maneira como as novas gerações contratam serviços. Cada vez mais a facilidade de resolver tudo on-line é um diferencial.
Nesse sentido, escritórios digitais de advocacia saem na frente com relação aos concorrentes.
Afinal, em um escritório orientado ao digital, o cliente sequer precisa sair de casa para assinar um contrato. Tudo é feito online e todas as informações sobre o processo estão disponíveis na nuvem.
E a estratégia de marketing jurídico precisa caminhar nessa direção. E, nesse sentido, é preciso considerar a produção de conteúdos de mídias sociais para advogados.
Afinal, é por meio da informação e da educação do seu público que você ganha espaço e mostra o valor do seu trabalho.
É por isso que hoje a ADVBOX vai trazer um panorama completo a respeito das mídias sociais para advogados. Continue a leitura deste post para entender mais sobre:
- As restrições e regras para produzir as mídias sociais para advogados;
- Quais conteúdos compartilhar;
- As melhores redes sociais para advogados;
- Como contar com a ajuda da tecnologia para fazer o planejamento de mídias sociais para advogados.
Vamos juntos compreender cada um desses pontos?
Mídias sociais para advogados: como divulgar meu trabalho?
Antes de sair por aí publicando nas mídias sociais para advogados, é importante conhecer quais são as restrições para que isso seja feito.
O Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tem uma série de regras e exigências que dizem respeito à publicidade no meio jurídico.
E, entre elas, estão algumas relacionadas às questões ligadas ao marketing e às mídias sociais para advogados. Não é permitido, por exemplo, utilizar os recursos de divulgação para mercantilização.
Nesse sentido, é proibido citar valores de honorários ou fazer ofertas de serviço.
Portanto, de maneira geral, o que é publicado nas mídias sociais precisa ter um contexto informativo e de educação.
Dessa maneira, advogados podem se beneficiar – e muito – de estratégias de marketing de conteúdo.
Assim, de forma geral, marketing de conteúdo pode ser resumido como uma série de ações focadas na criação e distribuição de conteúdos relevantes com foco em ajudar potenciais clientes a solucionar problemas.
Os conteúdos podem ser os mais diversos: vídeos, textos em um blog, eBooks, podcasts, são alguns exemplos.
Além disso, a distribuição desses materiais pode acontecer de diferentes formas, incluindo estratégias de mídias sociais para advogados.
O que postar sendo advogado?
Agora você já sabe mais sobre as regras para publicações que dizem respeito a marketing jurídico. Por isso, vamos abordar quais os conteúdos que podem interessar às pessoas que seguem o seu perfil.
Sendo assim, fazer mídias sociais para advogados exige pensar em formatos e maneiras de levar educação tendo como base a sua área de atuação.
Uma boa estratégia antes de criar o conteúdo é prestar atenção ao que seus clientes mais perguntam.
Assim, aquela dúvida que sempre surge em um atendimento pode ser base para um conteúdo.
Aproveite essas ideias que vão surgindo e transforme-as em material relevante para você publicar nas mídias sociais para advogados.
Imagine que, se essa é a dúvida de um cliente, é possível que outras pessoas também estejam se perguntando sobre isso.
Mostrar que você está atento às novidades do mundo jurídico também é uma maneira interessante de produzir conteúdos para as redes sociais.
Atualizações sobre legislação, novas normas e outros temas que impactam diretamente a sua área de atuação podem se transformar em:
- Artigos assinados por você;
- Séries de vídeos que comentem o tema;
- Posts em blog;
- Produções de áudio e podcasts.
Esses são apenas alguns exemplos de formatos que podem ser utilizados. Lembre-se que o importante é que você encontre maneiras de chegar ao seu público.
Como fazer o marketing jurídico?
Ao definir pela produção de conteúdos de mídias sociais para advogados, outro recurso importante é o de compreender bem qual o público que será atingido.
Ao iniciar um trabalho de marketing jurídico, um começo é estabelecer um estudo de personas.
Na prática isso significa fazer a construção de um cliente ideal para o seu escritório de advocacia.
Ou seja, a partir dessa descrição você pode determinar o perfil e características de pessoas que poderão se interessar pelo conteúdo que produzir.
Para começar esse trabalho de determinar uma ou mais personas para o seu escritório de advocacia, você pode aproveitar os recursos de tecnologia.
Como a tecnologia auxilia na criação das personas
Se o escritório contar com um software jurídico, por exemplo, os dados de clientes podem ser cruzados e usados como base para informações.
Você pode compreender, por exemplo, quais perfis de clientes são mais lucrativos. Onde estão localizados os principais clientes e se há como aumentar a atuação em determinada região.
Clientes da ADVBOX podem emitir relatórios personalizados de acordo com o recorte necessário para estabelecer o perfil ideal de cliente para o escritório.
Todos esses dados se conectam ao que falamos anteriormente com relação a ouvir as principais dúvidas dos clientes e utilizar essas informações para a produção de conteúdo.
As próprias redes sociais podem auxiliar no embasamento da criação de personas. Uma opção é utilizar formulários de pesquisa – como os disponíveis no Instagram – para compreender melhor o comportamento dos seguidores.
Com todos os dados em mãos torna-se muito mais fácil estabelecer o perfil de cada persona para o escritório de advocacia.
Como se divulgar como advogado?
A última etapa da produção de conteúdos de mídias sociais para advogados é prática.
Como aproveitar cada uma das redes sociais para produzir conteúdos específicos e de alto valor para os seguidores?
É importante que você saiba, antes de mais nada, que não é necessário estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo.
Como profissional ou como escritório jurídico, você deve priorizar as redes que fazem sentido para o público que quer atingir.
Aliás, esse é um erro muito comum: muitos tentam estar em todas as redes sociais, porém, os conteúdos não se diferenciam entre elas.
Cada rede tem o seu formato, linguagem e estratégias próprias de conteúdo. Lembre-se disso antes de optar por ter presença em todas ao mesmo tempo.

Quais as redes sociais mais usadas no Brasil?
De acordo com um relatório produzido pela We Are Social e Hootsuite, as redes sociais mais utilizadas em 2022 pelos brasileiros são:
1. WhatsApp (165 mi)
2. YouTube (138 mi)
3. Instagram (122 mi)
4. Facebook (116 mi)
5. TikTok (73,5 mi)
Vamos comentar de maneira individual um pouco mais sobre cada uma das redes que compõem esse top 5 para que você possa entender qual delas faz mais sentido para a estratégia de mídias sociais para advogados.
Muitas pessoas nem pensam no WhatsApp como uma rede social. Porém, a ferramenta pode ser muito importante para a comunicação com seus clientes e também na divulgação dos seus conteúdos.
Respeitando todas as questões do Código de Ética da OAB você pode, por exemplo, divulgar entre seus contatos artigos, vídeos e posts que escrever sobre determinado tema que envolva seus conhecimentos na área jurídica que atua. Lembre-se de destacar um número exclusivo para uso do escritório.
Dessa maneira você não mistura seus contatos pessoais com os de trabalho.
Youtube
A segunda rede social mais utilizada pelos brasileiros pode fazer parte de uma estratégia muito rica de disseminação de conteúdo. A plataforma de vídeos tornou-se um grande buscador de temas. As pessoas vão ao YouTube buscar informações sobre temas mais diversos.
É por isso que você pode aproveitar para criar vídeos sobre a área em que atua. E você não precisa de um estúdio profissional para isso.
Comece com a câmera do seu celular, um bom roteiro que será o seu guia para a gravação e uma iluminação adequada. Publique e analise os resultados!
Essa rede social tem características muito mais visuais. Faça resumos do seu conteúdo e publique no Instagram. Dê preferência para textos mais curtos e lembre-se que os posts não permitem a publicação de links.
Para isso, mantenha sempre atualizados os links na biografia. Aproveite também os recursos dos stories para fazer comentários em vídeo, utilizar os recursos de pesquisas e outras interações que a ferramenta disponibiliza para seus usuários.
Ainda sobre os stories, lembre-se de manter destaques atualizados a respeito do escritório, como entrar em contato e horários de atendimento.
Para o Facebook, que por muitos anos foi a rede social mais utilizada pelos brasileiros, os recursos de compartilhamento de conteúdo são muito grandes.
De forma geral, a rede social comporta textos maiores e também pode ser utilizada como um canal importante de distribuição de posts que levem para o seu blog, por exemplo.
A facilidade em gerar links e incentivar curtidas e comentários pode ser estratégica se você considerar que o Facebook reúne os perfis ideais de clientes para o escritório.
TikTok
Essa rede social exclusiva para vídeos pode ser interessante, dependendo da sua estratégia de marketing de conteúdo.
Apesar de ter um público majoritariamente adolescente, há uma parcela de 24% dos usuários entre 25 e 44 anos que acompanham o conteúdo na rede.
Como advogado, você pode experimentar a publicação de conteúdos informativos usando os recursos de edição dessa rede social.
É importante somente lembrar que, de acordo com o Código de Ética da OAB você deve manter a sobriedade da profissão nessas produções.
Acompanhe os resultados com ajuda da tecnologia
A sua estratégia de mídias sociais para advogados começa aqui. Porém, ela deve estar em constante acompanhamento e evolução.
É por isso que a recomendação é contar com um software jurídico que vai auxiliar na sua compreensão de resultados e análises constantes sobre o seu perfil de clientes.
Nós da ADVBOX podemos fazer parte desse novo momento do seu escritório de advocacia. Integre todos os dados que você precisa com a ajuda da nossa plataforma.
Descubra de maneira gratuita como nós podemos fazer parte da sua rotina. Teste gratuitamente a ADVBOX durante 7 dias.
