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Marketing Jurídico Digital

Como usar as mídias sociais para advogados?

Você sabe quais mídias sociais para advogados você deve utilizar? Essa é uma dúvida muito comum em quem atua com advocacia digital. Isso porque nem todos sabemos quais são as redes que nos ajudam a atingir um público mais amplo.

Além disso, entender como utilizar esses canais é sempre interessante para aumentar as suas chances de captar um público diverso. E para mostrar como o advogado pode conquistar mais clientes, porém, de forma responsável na internet, confira o artigo abaixo!

Como promover um escritório de advocacia?

Quando falamos sobre mídias sociais para advogados, existem algumas que podem ser mais interessantes para divulgar o seu escritório. Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre elas e como elas podem ser utilizadas para divulgar o seu estabelecimento. Confira!

1. Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do país, e por isso é importante o seu escritório estar presente nesses canais. Contando com grande engajamento, é uma boa oportunidade de conseguir atingir um público mais amplo de maneira geral.

Hoje, a ferramenta conta com diversos recursos, o que torna possível investir em diferentes tipos de mídias. Você pode fazer postagens de fotografias com textos explicativos, ou ainda apostar nos Reels, vídeos curtos que contam com um alcance alto.

De toda forma, essa é uma das melhores mídias sociais para advogados, já que conta com forte apelo visual. Por contar com um grande número de usuários, o Instagram é uma excelente forma de ganhar clientes para o seu escritório.

2. Facebook

Hoje, o Facebook é o dono do Instagram, e por isso as duas mídias sociais contam com funcionamento diferente. É possível publicar imagens, vídeos, postagens temporárias, porém, o Face também permite fazer a postagem de apenas textos.

Em todo caso, para um escritório de advocacia, é interessante que se tenha um perfil profissional apenas para o seu negócio. Por meio dele, você pode se utilizar de estratégias de marketing de conteúdo para nutrir o seu público de informações.

Enfim, movimente o seu escritório no Facebook para ser visto pelo público e garantir uma boa reputação digital. Boa parte dos usuários de redes sociais, em geral, utilizam esse canal para encontrar prestadores de serviços.

3. Jusbrasil

O Jusbrasil não é uma plataforma óbvia, porém, ainda pode ser utilizada para divulgar o seu escritório. Isso porque, por meio desse portal, o advogado pode fazer postagens como se estivesse utilizando um blog pessoal, por exemplo.

Além disso, por meio dessa plataforma, é possível interagir com outros advogados, aumentando até mesmo o seu conhecimento. Além disso, isso pode ser visto por potenciais clientes, o que te ajuda a ser notado no mercado.

De toda forma, o advogado que tem cadastro no Jusbrasil pode utilizar a plataforma para fortalecer a sua presença digital. Dessa forma, mesmo que não ofereça serviços, ainda assim, isso pode acabar se convertendo em futuros clientes.

4. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para o lado profissional, e por isso, vários profissionais da área estão neste canal. Aqui, é possível fazer postagens de vídeos, textos, imagens, além da possibilidade de fazer lives para informar a audiência.

Como estamos falando de uma rede profissional, essa é uma excelente oportunidade para divulgar seus serviços. Além disso, existe a possibilidade de se fazer conexões com profissionais de outras áreas, para fortalecer seu networking.

De toda forma, no LinkedIn, você ganha a possibilidade de fortalecer ainda mais a sua imagem profissional. Além disso, fortalecer a sua lista de contatos, seja para parcerias ou futuros clientes, também é um ponto forte desse canal.

5. YouTube

Ter um canal no YouTube é uma boa maneira de utilizar as mídias sociais para angariar clientes. A ferramenta é o segundo maior buscador de toda a internet, o que já denota a quantidade de usuários ativos que ela têm.

E uma parcela desses usuários utilizam esse canal para fazer pesquisas relacionadas à advocacia. Logo, se você produz material voltado para esse meio, o seu escritório consegue ser encontrado pelo público.

Aqui é interessante apresentar vídeos falando sobre direitos básicos, além do direito aplicado à realidade do público. Dessa forma, é possível construir autoridade na internet, ajudando o escritório a ganhar mais visibilidade.

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O que o advogado pode publicar nas redes sociais?

É muito importante entender as regras da publicidade, já que o advogado não pode postar qualquer tipo de conteúdo. É permitido fazer propaganda, porém, deve ser de forma discreta e de forma que tenha o objetivo de informar a audiência.

Além disso, você não pode prometer casos ganhos e nem formas milagrosas de se solucionar um problema. A mercantilização da profissão é proibida e os órgãos fiscalizadores são bem rígidos em relação a isso.

Como o advogado pode captar clientes?

Como vimos, existem algumas regras de publicidade que os advogados precisam respeitar para divulgar os seus serviços. Por esse motivo, é interessante conhecer formas de se divulgar sem desrespeitar aquilo que é previsto em Lei.

Por isso, abaixo vamos apresentar algumas estratégias interessantes que valem a pena investir esforços. Confira!

1. Blog jurídico

Uma das estratégias mais eficazes quando falamos sobre captar clientes, sem desrespeitar legislações, é investindo no seu blog jurídico. Essa ferramenta vai exigir que o seu time produza conteúdo próprio que ajude o público a se informar.

Um blog de advogados deve contar com artigos contendo informações que são úteis para o seu público-alvo. Falar sobre direitos que as pessoas não conhecem, ou ainda formas de se proteger de problemas jurídicos em um empreendimento, são muito úteis.

Em todo caso, o blog jurídico ajuda o seu escritório a fortalecer a sua presença digital, algo indispensável no cenário atual. Quanto mais reconhecida for a sua marca, mais provável é a chance de novos clientes acabarem solicitando o seu suporte.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito utilizada nas mídias sociais para advogados e em outros canais. Mas ele não consiste em vender os seus produtos diretamente para o público, apenas apresentando o valor e o que é feito.

Aqui, estamos falando sobre nutrir outra pessoa com um assunto que você domina com maestria. Mostrar para o público que talvez ele tenha problemas que ainda não foram identificados em relação às legislações, por exemplo, é um bom ponto de partida.

De toda forma, com o marketing de conteúdo, é possível criar autoridade nos canais digitais, o que, consequentemente, atrai o público. Em conjunto com as redes sociais e os blogs, eles são excelentes ferramentas de captação de clientes.

3. Inbound Marketing

O Inbound Marketing também é uma excelente estratégia para quem deseja captar mais clientes para o escritório. Isso porque estamos falando sobre uma pequena troca que você pode fazer com o seu público, onde, no final, você pode ganhar um cliente.

Um exemplo de estratégia do tipo é o cliente se inscrever em uma newsletter, para receber novos artigos ou material exclusivo. Dessa forma, ele te concede o endereço de e-mail, enquanto você, em troca, dá informações valiosas para ele.

Com o tempo, mesmo sem oferecer seus serviços diretamente, ainda assim, é possível transformar essa relação em algo valoroso para o escritório. O cliente, ao perceber a sua autoridade no assunto, vai confiar no seu escritório para resolver problemas legais.

4. Redes sociais

Como dissemos, as mídias sociais para advogados são essenciais para a captação do seu público. Investindo em estratégias de marketing de conteúdo, tudo isso sem uma linguagem apelativa, esses canais podem ser de grande utilidade para o seu escritório.

Hoje, segundo dados da Comscore, o Brasil conta com cerca de 131,5 milhões de usuários conectados às redes sociais. E, se o seu escritório está presente nesses canais, aumentam as chances de você fazer contato com quem tem interesse nos seus serviços.

Em todo caso, as redes sociais são ferramentas praticamente obrigatórias a se utilizar no cenário atual. Independente do ramo em que atue, eles funcionam como poderosos motores de busca para ligar o escritório ao cliente.

5. Escritório digital

Por fim, transformar o seu negócio em um escritório digital também ajuda na captação de clientes. Quando se atua na internet, é muito mais fácil atingir um público mais amplo, e tudo isso de forma direcionada, graças às próprias mídias sociais.

Porém, para contar com um escritório digital, é necessário ter um software jurídico que permita o seu bom funcionamento. Essa ferramenta permite que o seu time tenha acesso fácil aos processos e documentos que facilitam a sua atuação.

Além disso, com o Taskscore da ADVBOX, você consegue definir uma pontuação por tarefas para a sua equipe. Dessa forma, cada um tem o reconhecimento pelo trabalho feito, é possível criar metas e remunerar de acordo com a performance individual.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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