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O Inbound Marketing e sua importância no escritório jurídico

A transformação digital atingiu os negócios como um todo, incluindo os escritórios jurídicos. Consequentemente surgiram novas formas de atrair, conquistar e fidelizar clientes, e uma delas foi a estratégia de Inbound Marketing.

Diante disso, nesse artigo você entenderá melhor:

  • O que é o Inbound Marketing?
  • Quais são os 4 pilares do Inbound Marketing?
  • O que é Inbound Marketing exemplos?

Siga a leitura e entenda como a técnica pode ser importante para seu escritório e carreira na advocacia.

O que é Inbound Marketing?

Hoje em dia qualquer negócio, de qualquer segmento e de qualquer parte precisa pensar em estratégias digitais para alcançar destaque e lucratividade. É nesse momento que entra o Inbound Marketing ou chamado Marketing de Atração.

Ele consiste em uma estratégia digital de marketing que vem conquistando diversos negócios, inclusive escritórios jurídicos. 

O Inbound Marketing na advocacia foca na atração do público-alvo por meio de Marketing de Conteúdo, de estratégias em redes sociais e do SEO (Search Engine Optimization), por exemplo,  ou seja, a técnica de ranqueamento de uma página.

Porém, o objetivo não se limita à atração, mas busca a conversão em leads (potenciais clientes), o fechamento de contratos e o encantamento pela experiência com o escritório, de modo que ele se torne um cliente fiel, reforçando a confiança no negócio.

Portanto, para a estratégia funcionar, o escritório precisa compreender, primeiramente, o que esse público-alvo deseja e necessita, e criar e oferecer conteúdo relevante e de qualidade de interesse dele. 

A partir de então, o público iniciará um contato, clicando e interagindo com o conteúdo – seja curtindo um post em rede social ou fazendo a leitura de um blog – e estabelecerá uma relação com o escritório que pode ser duradoura. 

Diante dessa explicação, é possível visualizar como o Inbound Marketing é importante para a sobrevivência dos escritórios jurídicos na era digital e traz inúmeras vantagens.

Veja algumas delas.

1. Público-alvo

Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a quantidade e qualidade do público alcançado.

Uma boa estratégia trará não só um público maior, como chamará a atenção apenas daquele que é fundamental para o escritório advocatício.

2. Proximidade com o público

Esse Marketing de Atração traz um conteúdo construído para atender às necessidades do público-alvo do escritório. Consequentemente, ele garante maior receptividade e confiança desse público.

Tal aproximação permite também que se monitore as reações do público em relação ao conteúdo apresentado.

3. Poder de persuasão

O Inbound Marketing tem seus conteúdos baseados em informações que o público necessita. Dessa forma, há um poder de convencimento dos escritórios perante os possíveis clientes.

4. Ciclo mais curto para contratação

O conteúdo relevante e personalizado do Inbound diminui o tempo que o possível cliente leva para decidir pelo contato e pela contratação dos serviços do escritório

5. Redução de custos

O Inbound Marketing é mais barato que as tradicionais formas de marketing, como a publicidade, para atração e encantamento do cliente. Sendo assim, é mais atrativo para todos os tipos de escritórios, desde pequenos a grandes. Afinal, quanto menos custo, melhor. Certo?

E, o mais importante, é que mesmo com custo baixo, a qualidade do que é oferecido ao possível cliente e ao próprio cliente se mantém. 

6. Acompanhamento de resultados

Uma grande vantagem dessa técnica, é a possibilidade de medir os resultados de cada ação realizada, seja no Marketing de Conteúdo, nas redes sociais ou pelo SEO.

Por meio desse monitoramento, é possível ver o que está dando certo e o que não está dentro do Inbound, a fim de realizar mudanças estratégicas. 

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Quais são os 4 pilares do inbound marketing?

O Inbound Marketing traz como bases a atração, conversão em leads, fechamento e encantamento. E como se dá cada um desses pilares?

  • Atração: este pilar foca na conversão de internautas do meio advocatício em visitantes ativos dos conteúdos do seu escritório. Neste momento, eles avaliarão se o escritório atende suas demandas por meio de blogs e vídeos gratuitos, por exemplo;
  • Conversão em leads: este pilar consiste na transformação dos visitantes ativos em potenciais clientes. Nesse momento, o grau de confiança aumenta e eles interagem mais com os conteúdos produzidos pelo escritório;
  • Fechamento: o pilar Fechamento é a parte mais importante do Inbound Marketing, pois trata-se da passagem do potencial cliente para cliente. É quando ele decide pelo contrato com seu escritório jurídico;
  • Encantamento do cliente: o último pilar deve ser comemorado, pois além de passar pela parte do fechamento do contrato, o escritório ganha um cliente fiel para novas demandas e promotor dos seus serviços. Desde, claro, que eles encantem o cliente.

No entanto, para atingir essas fases do Inbound Marketing são necessárias ferramentas específicas. E quais seriam elas?

O que é inbound marketing exemplos?

Verifica-se que o Inbound busca atrair, conquistar e encantar clientes. Mas quais seriam as ferramentas estratégicas para isso? Veja alguns exemplos.

1. Marketing de conteúdo

Antes de qualquer coisa, o escritório deve definir o perfil do público-alvo e o que ele quer consumir. A partir disso, oferecer conteúdo de qualidade e específico de forma a atrair, converter e encantar clientes. Isso é o Marketing de Conteúdo.

2. Redes sociais

O seu escritório não tem como fugir dessa ferramenta de Inbound Marketing, pois é por meio dela que o possível cliente ou o próprio cliente poderá ter um engajamento com seu conteúdo e seu negócio.

3. Blog

Os blogs são uma das principais ferramentas do Inbound, já que eles trazem inúmeros assuntos de interesse do público-alvo, de forma a se conectarem com ele e gerarem mais tráfego para o site. 

A ADVBOX utiliza muito essa ferramenta por meio de seus blogs nas áreas de Gestão na Advocacia, Controladoria Jurídica, Software Jurídico, entre outros temas voltados ao Direito.

4. SEO

O SEO, ou seja, otimização para motores de busca, reúne métricas que melhoram o posicionamento de um site no Google, sendo uma ferramenta essencial do Inbound.

Dessa forma, o seu escritório ficará nas melhores posições nas pesquisas do público, abrindo espaço para a atração, conversão e encantamento.

5. Transmissões via web

Escritórios jurídicos podem se valer muito das estratégias de live e webinários, ou seja, transmissões via web, que são ferramentas de Inbound.

São formas de comunicação com o público-alvo, oferecendo conteúdo único, exclusivo e de qualidade,  gerando interação, visibilidade e reconhecimento e atraindo e conquistando novos clientes.

6. Landing pages

As landing pages aproximam os visitantes dos sites dos escritórios de promoções ou serviços específicos, com o intuito de converter essa aproximação em leads

Por isso, é fundamental que ela traga formulários de inscrição. 

7. Newsletters

Newsletters informativas sobre a área jurídica e sobre o escritório são ótimas opções para conquistar público e aumentar a visualização do negócio.

8. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas do Inbound, embora esteja desgastada por ser compreendida, muitas vezes, como SPAM. Porém, ainda é uma forma de os escritórios alcançarem seus leads.

9. Nutrição de leads

Nutrição de leads permite que seu escritório chame os possíveis clientes à navegação no site para consumo de conteúdo ou de promoções. Isso pode ser feito, por exemplo, por mensagens como SMS, e-mail e  WhatsApp. 

10. Site

O site talvez seja a ferramenta principal do Inbound, pois é nele que os possíveis clientes atraídos pelas inúmeras estratégias vão parar para gerar alguma relação com o escritório.

Os benefícios do Inbound Marketing são inúmeros para os escritórios jurídicos, pois além de aumentar os clientes é possível fidelizar a relação por muitos anos. Portanto, vale a pena investir na técnica que lhe garantirá sucesso nos negócios.

Basta, para isso, colocar em prática as estratégias certas.

Então, que tal investir mais no ramo digital no seu escritório?

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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