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Como priorizar um bom atendimento no escritório jurídico?

O atendimento faz toda a diferença para o negócio. Priorizar um bom suporte e a resolução de problemas é importante para toda e qualquer empresa, inclusive para os escritórios jurídicos.

Consequentemente, o escritório tem um público satisfeito com os serviços prestados e a garantia da sobrevivência, já que será referência para quem foi cliente.

Ademais, terá a possibilidade da expansão do negócio, pois uma boa assistência reverterá em indicações dos serviços a futuros clientes.

Diante disso, este post vai mostrar a você:

  • Qual é o conceito de atendimento?
  • Qual é a finalidade do atendimento?
  • Como se destacar no atendimento ao cliente?

Siga a leitura do artigo para saber qual a importância do bom atendimento e como realizá-lo.

Qual é o conceito de atendimento?

O atendimento foca exclusivamente no cliente. Ou seja, oferece auxílio e a resolução de problemas para aqueles que consomem um produto ou, no caso de um escritório jurídico, os serviços.

E tudo isso, de forma que garanta um cliente satisfeito com a atenção que lhe foi dada antes, durante e depois dos serviços prestados pelo escritório. Portanto, o bom atendimento é a chave do negócio.

É importante ter em mente que existem várias ferramentas importantes para o bom suporte do escritório, que vão desde as tecnologias aplicadas até a equipe do escritório, sendo que todas elas fazem parte dos valores agregados ao negócio.

Em outras palavras, é fundamental que o escritório ofereça qualidade no atendimento, de forma que o cliente tenha a melhor experiência jurídica e se torne um consumidor fiel e multiplicador dos serviços.

Qual é a finalidade do atendimento?

A finalidade de um bom apoio ao cliente em um escritório advocatício é agregar valor à sua imagem, de modo que ele retenha aqueles que já atende e conquiste novos, gerando um crescimento contínuo do negócio.

Do contrário, um péssimo suporte fará com que o cliente não retorne e nem indique os serviços prestados.

Resumindo, uma boa assistência tem como finalidade:

  • A melhoria da experiência dos clientes;
  • A melhoria da sustentabilidade do escritório;
  • A melhoria da eficiência dos serviços.

Portanto, ao elaborar uma estratégia para seu escritório, o atendimento deve priorizar sua credibilidade, redução de custos e satisfação dos clientes, entre outros fatores que demonstrem a qualidade do atendimento.

Mas e como atingir isso? Para começar, investir nos colaboradores e em tecnologias é um bom caminho.

Vamos ver mais na prática.

Como se destacar no atendimento ao cliente?

Já deu para perceber como é importante o bom atendimento para o sucesso do seu escritório, certo? É por meio dele que o cliente se torna um grande parceiro e promotor dos seus serviços. 

Como resultado, o negócio só prospera.

Portanto, use e abuse dessas dicas para seu escritório se destacar no atendimento aos clientes atuais e futuros:

  • Valorize os clientes;
  • Mantenha a transparência;
  • Tenha uma linguagem clara;
  • Invista na equipe;
  • Facilite o acesso;
  • Priorize a educação e o atendimento humanizado;
  • Não desapareça;
  • Seja organizado;
  • Ofereça múltiplos canais de contato;
  • Invista em automação;
  • Faça o pós-venda.

1. Valorize os clientes

O atendimento realizado pelo escritório deve valorizar cada cliente, seja uma grande organização, seja uma pessoa física, pois cada um será uma fonte de renda para o negócio.

Além disso, o bom suporte dado, independente do tipo de cliente, poderá abrir portas para o aumento da clientela. 

2. Mantenha a transparência

O atendimento deve sempre priorizar a sinceridade e transparência, ainda mais em um escritório jurídico. O cliente deve ter claro quais são as soluções possíveis para o seu caso, sem criar expectativas. Assim, as chances de decepção serão menores.

3. Tenha uma linguagem clara

O atendimento deve sempre evitar ruídos na comunicação, por isso, seja claro, objetivo e  verdadeiro com seu cliente.

Uma forma de conseguir isso é sempre entender o que o cliente precisa, qual a dor que ele traz e que soluções busca.

Como resultado, as chances de ficar satisfeito são grandes.

4. Invista na equipe

Investir na preparação dos colaboradores para o melhor atendimento é indiscutível. Com isso, treinamento e reciclagem podem auxiliar no oferecimento de um suporte cada vez melhor.

5. Facilite o acesso

A comunicação clara e fluida no atendimento deve ocorrer também na forma on-line. Ofereça uma navegação facilitada em seu site, com informações que podem ser acessadas rapidamente e com destaque para contatos.

6. Priorize a educação e o atendimento humanizado

Gentileza gera gentileza. Seja receptivo, gentil e educado em todo o atendimento dado, pois isso reflete o quanto o cliente é importante para o escritório e desta forma ele terá mais confiança ainda no serviço oferecido.

Ademais, a empatia, em especial na área advocatícia, faz todo o diferencial no atendimento. 

Por isso, priorize o atendimento humanizado, sensível e personalizado, de forma a entender as necessidades e se conectar rapidamente com o cliente.

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7. Não desapareça

Uma regra muito importante para o bom atendimento é estar sempre presente para o cliente. Seja nas redes sociais, pelo site, via telefone ou WhatsApp, a norma é responder sempre que for procurado.

Com isso, se evita um dos maiores problemas que podem contaminar o atendimento: a falta de retorno ao cliente que fica esperando uma resposta.

8. Seja organizado

Imagine que cada vez que tiver que atender um cliente você tenha que perguntar a ele todos os pormenores do caso novamente. Nada produtivo, certo? 

Além disso, isso não reflete uma boa imagem do escritório.

Por isso que em um escritório de advocacia a organização e o registro de cada atendimento realizado colaboram em muito para uma melhor interação com o cliente e melhor produtividade.

9. Ofereça múltiplos canais de contato

A pluralidade de contatos no modo virtual faz a diferença no atendimento para uma sociedade permanentemente conectada. No pacote, além do básico e-mail, as redes sociais são ferramentas que contribuem para esta relação entre escritório e cliente.

No entanto, procure focar nas redes mais usadas pela sua clientela para que o atendimento não se perca.

Além disso, concentre diversos tipos de canais no site como um chatbot, WhatsApp e um espaço para perguntas e respostas. E tudo isso pode ser feito de forma automática. 

Só exemplificando, é possível ter um espaço no site com as perguntas mais frequentes sobre a área jurídica e as devidas respostas de forma automática..

10. Invista em automação

A possibilidade de interação automática se torna vantajosa em escritórios jurídicos menores, pois ela não exige a presença humana no atendimento ao cliente. 

Uma tecnologia aliada dessa automação no atendimento são os softwares. Por meio deles, os clientes têm respostas automáticas e rápidas para suas dúvidas, sem depender de ligações para  o escritório. O software da ADVBOX é um deles. 

Entre suas funcionalidades, como a gestão  do escritório, ele ainda automatiza o atendimento ao cliente, pois possibilita, por exemplo, o envio automático de mensagens por canais como SMS e e-mail sobre as movimentações dos processos.

Além disso, a automação oferecida pela ferramenta envolve outras possibilidades como o envio de avisos aos clientes sobre prazos de audiências e perícias, por exemplo. 

Consequentemente, isso agiliza os atendimentos e também reduz os seus custos.

Portanto, com clientes cada vez mais conectados, o software da ADVBOX e sua automação garantem otimização na produtividade e no fluxo das tarefas do escritório, além de contribuir para o seu crescimento.

11. Faça o pós-venda

Se você acha que o pós-venda serve apenas para o comércio de produtos, saiba que a advocacia pode empregar esse sistema também. Consequentemente, o atendimento só tem a ganhar.

Dentro disso, uma das estratégias interessantes para fazer acontecer é a pesquisa de opinião ou satisfação junto ao cliente, de  maneira que o escritório tenha um feedback dos serviços prestados.

E, principalmente, o que pode permanecer e o que deve ser mudado no atendimento.

O atendimento de qualidade é uma obrigação para o escritório que quer se destacar no concorrido ramo jurídico. Com isso, ele retém clientes, conquista novos e cresce a cada dia.

Mas e a receita para isso? Investimentos em recursos humanos e materiais já é um ponto de partida interessante.

Então, como está o atendimento em seu escritório?

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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