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O atendimento ao cliente é um dos elementos mais importantes para qualquer empresa e seu planejamento de negócios. Principalmente em empresas que trabalham com serviços ao invés de produtos. No caso dos escritórios de advocacia, o relacionamento com o cliente e o bom atendimento podem ser justamente o que diferencia o seu escritório em relação aos demais da sua região ou área de atuação.

Mulher sentada em um café, com uma xícara na mão, vestindo roupa social e sorrindo. Na sua frente está sentado um homem também com roupa social, porém ele está desfocado. A imagem ilustra a qualidade de atendimento ao cliente na advocacia.

É um trabalho que exige um contato maior e mais duradouro com as pessoas do que usualmente se exige em outras áreas de trabalho. Tendo em vista a importância desse assunto no trabalho do advogado, organizamos esse post com algumas dicas e cuidados a serem tomados para aumentar a satisfação e o seu relacionamento com a clientela.

Atendimento presencial

Primeiramente, é importante destacar o quanto promover um atendimento presencial de qualidade para as pessoas é significativo e interfere diretamente nos resultados e na imagem do seu escritório. Muitos advogados ainda não enxergam o fator humano requisitado nessa tarefa: a empatia. Não é difícil encontrar profissionais do direito realizando o atendimento de forma impessoal e com descaso, eliminando de cara o processo de fidelização e a possibilidade de indicação por parte dos clientes.

É necessário estabelecer um cuidado muito grande no uso da linguagem e na forma de se relacionar presencialmente com o cliente. Esteja sinceramente aberto a ouvir suas preocupações e forneça a ele um feedback claro e adequado, sem utilizar um vocabulário muito jurídico, que não garante o entendimento e a tranquilidade de quem está sendo atendido.

Por que não criar uma relação agradável com as pessoas no atendimento presencial? Tratar seu cliente pelo nome, ser gentil e atencioso é algo que só trará benefícios para seu escritório. E veja só que interessante: não custa nada! Basta ter uma certa empatia e boa vontade que você com certeza irá perceber a importância disso.

Atendimento Online

Como já explicado antes, o trabalho de atendimento em escritórios de advocacia é algo presente constantemente, sendo necessário notificar os clientes a respeito do andamento dos processos em cada etapa. O que pode ser difícil de fazer em certa medida, principalmente quando o escritório possui uma quantidade maior de clientes cadastrados. Imagine um escritório que cuida de mais de mil processos ao mesmo tempo. Talvez seja complicado lidar com o atendimento de todos esses clientes apenas com um papel e uma caneta, não acha?

Para facilitar esse trabalho, os softwares de gestão para escritórios de advocacia são de grande ajuda. Com o Advbox, você consegue automatizar o relacionamento com os clientes através do envio automático de emails e mensagens SMS que contém todas as informações referentes às movimentações feitas nos processos.

Além de mandar emails, você também pode passar essas notificações para seus clientes via redes sociais. Para isso, basta criar uma página e deixar com a sua secretária para ela utilizar sempre que acontecer alguma mudança no processo de alguém. Implementar essa estratégia pode vir a poupar muito tempo do pessoal do atendimento, pois reduz consideravelmente o volume de visitas de clientes no seu escritório.

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Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.

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