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Marketing para advogados: o que é e como fazer na prática?

Nos dias atuais, saber aplicar estratégias de marketing para advogados e em escritórios de advocacia é essencial. Isso se dá tanto para garantir a sobrevivência em um mercado altamente competitivo quanto para conseguir visibilidade suficiente para justificar os investimentos realizados.

Contudo, a prática nem sempre é tão simples, visto que existem diretrizes que essa classe precisa seguir. Além disso, também existe uma desconfiança prévia por parte do profissionais jurídicos, o que limita a motivação necessária para ingressar nessa área.

Felizmente, as regras da OAB em relação a isso evoluíram muito nos últimos tempos e tornaram essa prática muito mais simples do que já foi anteriormente.

Dessa forma, existem atualmente diversas possibilidades para conseguir divulgar os serviços e atrair a atenção de possíveis clientes sem ferir as normas estabelecidas no código de ética da OAB. Esse é o caso da produção de conteúdos jurídicos e outras estratégias que exploraremos nesse artigo.

Siga com a leitura e você entenderá o que é essencial saber sobre marketing para advogados e verá como realizá-lo na prática.

Boa leitura!

Como um advogado faz para captar clientes?

Primeiramente, é preciso deixar claro que sim, existem técnicas de marketing voltadas exclusivamente para o ramo jurídico. Essas técnicas são, atualmente, a maneira mais eficiente que um advogado tem para captar clientes de maneira efetiva.

Contudo, muitos profissionais jurídicos desconhecem essas técnicas e ignoram todas as possibilidades trazidas por ela. Na verdade, são muitos os que pensam que não podem aplicar nenhuma estratégia de publicidade na advocacia. 

Isso ocorre principalmente devido ao fato de que, até pouco tempo atrás, o entendimento sobre o uso do marketing variava de estado para estado da Federação. Por exemplo, o estado de São Paulo possuía regras bastante flexíveis, já Pernambuco tinha orientações muito rígidas com relação a essa questão.

Tais limitações prejudicavam muito os profissionais. Ademais, o entendimento de alguns estados brasileiros eram prejudiciais à prática, o que fazia com que a aplicação de técnicas de publicidade fosse bastante injusta entre profissionais de regiões diferentes do país.

Felizmente, em 2021 houve a aprovação do Novo Provimento que trata da publicidade e do marketing na advocacia

A principal mudança é que, agora, todos os estado brasileiro estão sob as novas diretrizes. Essa mudança garante igualdade no tratamento e evita as disparidades de entendimento entre os diversos entes federativos. 

Diante disso, foi possível esclarecer quais tipos de ações os advogados e os escritórios podem tomar para divulgar os seus serviços e atrair clientes. E, como já foi dito antes, existem diversas práticas que esses profissionais podem utilizar para esse objetivo sem violar o Código de Ética

O que o advogado não pode postar?

Conforme mencionado, o Novo Provimento sobre a publicidade e o marketing na advocacia foi estabelecido em 2021 e trouxe diretrizes que esclareceram quais tipos de práticas são permitidas ou proibidas. 

Mesmo assim, muitos profissionais ainda têm medo de aplicar estratégias de marketing para advogados. Para não restar dúvidas, lembre-se dessa frase, que inclusive já foi dita em outros artigos da ADVBOX:

“Se você fizer algo para ensinar ou informar, a sua atitude é válida. Contudo, se você for vender, é provável que a sua atitude esteja contra o Código de Ética.” 

Em outras palavras, divulgar conteúdos, seja em texto, postagens em redes sociais ou vídeos, por exemplo, para explicar ou ensinar sobre algo, é totalmente permitido. 

Por outro lado, se o seu conteúdo estiver fazendo uma venda, ou seja, mercantilizando a profissão, você pode ser punido pelo Conselho de Ética. Inclusive, uma das punições pode ser a exclusão dos quadros da OAB. Por isso, é importante ter muita atenção.

E como saber se um conteúdo está apenas informando ou vendendo algo? Pode não parecer, mas é perceptível quando isso ocorre.

Por exemplo, uma postagem que explica sobre os regimes de bens ou as vantagens de se fazer um planejamento sucessório são educativas. Afinal, você está apenas informando ao público leigo, não ofertando seus serviços de forma direta.

Da mesma forma, quando você divulga uma participação em um evento ou o lançamento de um livro, isso também não configura mercantilização. Lembre-se: em nenhum desse casos você pode ofertar os serviços de forma direta.

Contudo, se a sua postagem for para vender diretamente um serviço e tiver dizeres como “contrate-nos agora para fazer o seu inventário e ganhe uma consulta gratuita”, aí sim você pode sofrer punições.

Por fim, vale lembrar que não é permitido prometer ganho em ações judiciais. Isso significa que divulgar conteúdos com dizeres como “é causa ganha”, “consigo a sua indenização em 10 dias”, dentre outros similares, são totalmente vedados.

O que é permitido no marketing jurídico?

Existem diversas estratégias de marketing jurídico que os escritórios de advocacia e os advogados autônomos podem aplicar para conseguir visibilidade e atrair clientes. Confira abaixo algumas estratégias que podem ser utilizadas tanto de maneira online quanto como técnicas offline.

1. Entrevistas em meios de comunicação podem ser utilizadas no marketing para advogados

Desde que elas tenham objetivos educacionais e meramente informativos é permitido aealizar entrevistas em meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio, jornal e revista. Contudo, de modo algum o advogado pode promover o escritório. 

Outrossim, as mesmas regras valem para entrevistas em sites, blogs, podcasts e canais no YouTube. 

2. Divulgação de eventos também é benéfica para o marketing para advogados

Poucos advogados e escritórios fazem isso, principalmente por falta de conhecimento, achando que podem sofrer punições pela OAB. Entretanto, essa prática é mais uma das permitidas.

Divulgar que participou de eventos, workshops ou palestras, seja como palestrante ou como ouvinte, também é uma estratégia válida e que demonstra que o profissional está em constante aprendizado. Além disso, contribui para humanizar e fortalecer a autoridade na área.

3. Divulgação de conquistas é um ótima opção para o marketing para advogados

Outro tipo de conteúdo que poucos advogados fazem. Divulgar conquistas, como se tornar professor de uma grande instituição, lançamento de um livro, convite para palestrar em um grande evento, melhorias no escritório ou crescimento da equipe, dentre outros exemplos, é totalmente válido.

Esse tipo de publicação não mercantiliza a profissão, mas ajuda a humanizar o profissional ou o escritório e gera engajamento.

4. Anúncios nas mídias tradicionais também são permitidas no marketing para advogados

Fazer anúncios em meios tradicionais, como jornais, listas telefônicas e revistas, jurídicas ou não, também é permitido. Entretanto, a propaganda deve ser moderada, meramente informativa e não mercantilizar a advocacia.

5. Anúncios em redes sociais e mídia paga podem trazer ótimos resultados para o marketing para advogados

É permitido realizar anúncios na internet, principalmente nas redes sociais, inclusive usando o tráfego pago, como o Google Ads, Bing Ads e o Instagram/Facebook Ads. 

Entretanto, lembre-se que não pode ter o objetivo de captar clientela. Logo, deve ser meramente informativo ou educativo e não pode conter dizeres como: “ligue agora”, “agende uma consulta gratuita”, dentre outros. 

6. Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no marketing para advogados

Por fim, uma das estratégias mais eficientes é a divulgação de conteúdos em blogs e redes sociais. O marketing de conteúdo é a principal estratégia para ganhar visibilidade, atrair a atenção de possíveis clientes e demonstrar autoridade. 

Inclusive, especialistas a consideram como a mais importante do momento. Todo tipo de empresa, independente do porte ou do mercado de atuação, passou a investir nela. Da mesma forma, os escritórios de advocacia também precisam apostar na criação de conteúdo para obter sucesso. 

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O que o advogado não pode fazer no marketing?

Além de conhecer as estratégias de marketing para advogados que o Código de Ética permite, é importante também ter clareza sobre as práticas proibidas. 

As diretrizes vedam as seguintes práticas:

  • Divulgar serviços gratuitos ou formas de pagamento;
  • Veicular a advocacia com outra atividade;
  • Divulgar títulos ou premiações não reconhecidos;
  • Utilizar fotografias, marcas ou símbolos não compatíveis com a advocacia;
  • Prometer resultados nas ações;
  • Divulgar serviços em rádio, telefone, televisão, carros de som, cinema, dentre outros;
  • Usar outdoors e painéis luminosos;
  • Fazer propaganda do escritório ou fornecer o contato do escritório em entrevistas;
  • Distribuir panfletos ou outros materiais similares;
  • Usar mala direta.

Essas são apenas algumas práticas que o Código de Ética proíbe na advocacia. Porém, é importante ressaltar novamente que realizar entrevistas nos meios tradicionais ou usar esses espaços para informar ou educar é totalmente permitido. 

Contudo, é proibido utilizar essas mídias para divulgar os seus serviços ou convidar o telespectador a contratar ou contactar o escritório. Sendo assim, é importante estar atento e ter cuidado com o que se diz para evitar prejuízos.

Porque investir em marketing jurídico?

Existem diversas vantagens em aplicar estratégias de marketing para advogados. Veja abaixo algumas das mais relevantes.

1. Aumenta a visibilidade 

As estratégias de marketing jurídico contribuem para aumentar a visibilidade do profissional ou do escritório de advocacia. Isso se dá principalmente se optarem pelo marketing digital. Isso porque a internet é uma grande aliada de negócios que precisam alcançar um maior número de pessoas. 

Entretanto, realizar entrevistas em revistas, televisão ou jornais também contribuem para aumentar a exposição, visto que muitos ainda utilizam esses meios tradicionais. 

Dessa forma, é possível atrair mais clientes, o que é ainda mais vantajoso para os escritórios que já atuam de forma digital.

2. Cria autoridade

Da mesma forma que o marketing contribui para aumentar a exposição do profissional ou do escritório, ele também é útil para criar autoridade. Ou seja, as pessoas poderão verificar que você entende do assunto que aborda e assim, passar a enxergá-lo como um especialista no tema.

Para isso, o marketing de conteúdo é a estratégia mais promissora. Em relação aos meios tradicionais, as entrevistas podem contribuir para isso.

3. Cria conexão 

Essa vantagem diz respeito somente às práticas de marketing digital, mais especificamente a entrega de conteúdo em blogs e redes sociais. Ao entregar conteúdos educativos, informativos ou que gerem emoções, é possível se aproximar da audiência e criar um relacionamento com ela. 

Esse engajamento é fundamental para aproximar e converter os possíveis clientes em clientes do escritório. 

Como fazer um bom marketing digital para advogados?

Aplicar o marketing jurídico para advogados é essencial para a sobrevivência do negócio nos dias atuais. Você viu que existem diversas possibilidades, comprovando que os advogados têm alternativas ao seu dispor. Confira abaixo como iniciar as estratégias de marketing jurídico! 

1. Defina a sua persona

O erro que muitos escritórios e profissionais cometem é querer prestar os seus serviços para todas as pessoas. Isso apenas prejudica a estratégia e os resultados. 

Para iniciar uma estratégia de marketing, é crucial ter uma persona. Saber com quem deseja se comunicar e direcionar a sua mensagem é importante para atingir o público certo e não confundir a audiência. 

2. Entenda o seu objetivo

O marketing para advogados pode ter diversos objetivos, como: atrair clientes, construir autoridade na área ou simplesmente educar o público. Geralmente, os escritórios possuem todos esses intuitos. Isso é importante para ter foco e evitar ações que não tenham relação com o seu objetivo. 

3. Saiba os meios de comunicação que deseja utilizar

Atualmente, é impossível ter um negócio que sobreviva sem o marketing digital. Por isso, é importante que você foque as suas estratégias principalmente nesse meio. Isso porque as pessoas utilizam a internet para encontrar soluções para os seus problemas. Logo, estar nesse ambiente é importante para ser encontrado. 

Diante disso, busque ter um site profissional, um blog para entregar os seus conteúdos e perfil nas principais redes sociais, ou naquelas em que a sua persona está. 

Além disso, é importante investir no marketing de conteúdo para aumentar a sua visibilidade e fazer o seu escritório ser encontrado pelos internautas.

Em relação ao marketing offline, invista no networking com colegas da profissão e pessoas de outras áreas. Além disso, procure entender como pode dar entrevistas ou escrever artigos para esses meios tradicionais. Outrossim, investir em uma assessoria de imprensa também pode ser interessante.  

4. Veja como iniciar 

Após ter definido a sua persona, ter um objetivo claro e entender quais os canais de comunicação utilizará, o passo seguinte é pensar nas estratégias e como iniciá-las.

Considere o marketing de conteúdo no blog e nas redes sociais a principal e mais importante delas. Ela é a mais relevante e a que tem apresentado mais resultados para advogados e empresas dos mais diversos ramos. Além disso, é possível utilizar o tráfego pago para atrair pessoas para o seu site ou artigo específico do blog. 

Embora muitos profissionais deem menos atenção às estratégias de marketing tradicional, avalie se faz sentido para o seu negócio investir nelas. Algumas das que mais costumam atrair o interesse dos advogados são: assessoria de imprensa e entrevistas. 

Você pode iniciar as estratégias por conta própria ou então, contratar freelancers ou uma agência de marketing jurídico. Antes disso, é importante ter um orçamento e verificar quais das possibilidades é a mais viável para o seu caso. 

Sobre isso, confira os artigos abaixo:

Como funciona o marketing jurídico?

O advogado pode captar clientes por meio da divulgação de conteúdos em um blog ou nas redes sociais. Além disso, pode divulgar o escritório em revistas e jornais, jurídicos ou não, desde que seja de forma discreta e não mercantilize a advocacia. 

Os advogados podem anunciar os seus serviços de advocacia em seu site, no blog e nas suas redes sociais, sempre com o cuidado de não mercantilizar a profissão. Ademais, pode utilizar as mídias tradicionais, como jornais e revistas, para divulgar o escritório de forma discreta. 

Em síntese, as estratégias de marketing para advogados são essenciais para ajudar o escritório a atrair clientes e crescer. Sem ter presença, principalmente na internet e sem entregar conteúdos para o público, não tem como prosperar. Por isso, invista o quanto antes nas melhores práticas e elabore um plano para conseguir ter bons resultados!

Por último, confira 3 passos para planejar investimentos no seu escritório de advocacia!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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