documentos e ampulheta sobre uma mesa liberdade de tempo
ADVBOX

Liberdade de tempo: como advogados podem ter mais autonomia

A pandemia trouxe à tona reflexões importantes que, muitas vezes, passavam despercebidas. A relevância de falar sobre a liberdade de tempo é uma delas.

Esse assunto tem sido muito falado por profissionais de diversos setores. E, na advocacia, não é diferente. 

Ter consciência sobre temas relacionados à gestão do tempo e como ter um tempo de qualidade no trabalho está cada vez mais em alta. 

É por isso que hoje vamos trazer algumas dicas para que advogados possam ter mais liberdade de tempo. 

O objetivo é mostrar como a organização e a autogestão podem melhorar o rendimento no trabalho e, consequentemente, trazer qualidade de vida aos profissionais do meio jurídico. 

Vamos entender juntos? Continue acompanhando esse post para descobrir!

O que é liberdade de tempo?

Não é incomum encontrar advogados que estão o tempo todo pensando sobre como deveriam ter mais horas nos seus dias. A busca pela liberdade de tempo torna-se uma constante.

Uma verdadeira guerra contra o relógio é travada em busca de mais tempo para prazos, horas de contato com os clientes e para elaborar estratégias de cada processo. 

Assim, a sobrecarga existe e, muitas vezes, ela está relacionada à falta de planejamento e organização. 

Quando não se tem clareza sobre o que é importante e não há um planejamento para atender às demandas, as tarefas se cruzam e a falta de tempo torna-se uma consequência.

Organização é fundamental quando se quer que o escritório todo ganhe liberdade de tempo. 

E esse planejamento precisa vir das pessoas que fazem a gestão do escritório. Se você trabalha em um ambiente com líderes, é importante que essas pessoas saibam determinar o que é prioridade na lista de demandas de cada advogado. 

Caso você trabalhe sozinho ou em um escritório pequeno, essa mesma visualização sobre o que é importante também deve acontecer.

Entenda o que é importante, urgente e circunstancial

Aliás, você sabe separar o que é importante, urgente e circunstancial na sua lista de demandas?

Há uma metodologia aplicada pelo escritor brasileiro Christian Barbosa que determina como deve ser feita a divisão do tempo com foco em mais produtividade.

Assim, atingindo mais produtividade e mais liberdade de tempo. De forma geral, a recomendação é que você se atente às atividades importantes. 

Afinal, são elas que representam o resultado e estão conectadas aos objetivos que foram determinados para o escritório. Tome nota sobre cada um dos tipos de tarefas:

  • Tarefas importantes: são aquelas que trazem resultado para o seu trabalho. São essas tarefas que vão te levar aos objetivos que precisam ser alcançados no seu escritório. Devem ser prioridade entre as suas atividades;
  • Tarefas urgentes: atividades que precisam ser feitas no exato momento que chegaram. Caso contrário, você terá consequências negativas e chegam de forma inesperada;
  • Tarefas circunstanciais: são atividades que você precisa resolver por causa de circunstâncias, seja por outras pessoas ou como resultado de hábitos antigos. Esse tipo de tarefa desperdiça tempo e não agrega valor às suas entregas. Um exemplo são as reuniões excessivas, que poderiam ser resolvidas por e-mail. 

Como a liberdade de tempo pode impactar no seu negócio

Agora que você já entendeu como é necessário ter clareza sobre as tarefas para saber determinar quais são as importantes, chegou o momento de descobrir como estabelecer uma metodologia para resolver as demandas importantes do escritório.

Aliás, se você parar para pensar, é comum que as tarefas relacionadas a um cliente tenham várias etapas. 

Desde o atendimento inicial, passando pela organização do processo, determinação de prazos, acompanhamento, reuniões… sempre existirão passos a serem seguidos para dar seguimento a uma demanda do escritório. 

Agora imagine que você pode ter ajuda da tecnologia para determinar cada uma das tarefas relacionadas a um cliente. 

E cada uma das etapas deste trabalho recebe uma pontuação diferente. E, a partir dessa pontuação, entende-se qual a prioridade para a resolução de cada demanda. 

infográfico sobre a otimização e liberdade de tempo com o uso da tecnologia

Sistema de Pontuação por Tarefas

Essa metodologia é a que chamamos na ADVBOX de Taskscore. Por meio dela, os advogados conseguem saber exatamente qual o status de cada uma das suas demandas. 

Ao determinar as tarefas mais importantes, elas podem ser resolvidas com prioridade. E, como consequência, acumulam-se pontos. 

Esses pontos podem ser transformados em benefícios para a pessoa.

Por exemplo, a partir de uma quantidade de pontos o advogado pode tirar horas de folga, participar de eventos, ganhar créditos para a compra de livros ou cursos. 

Outra vantagem é que a metodologia de pontuação garante liberdade de tempo. Afinal, o profissional determina quando concluirá a tarefa, conhecendo exatamente a sua prioridade. 

A autonomia que o advogado recebe é peça chave, principalmente quando o cenário é de um escritório atuando no modelo de home office. 

Em gestões híbridas ou com as equipes trabalhando 100% de casa, permitir a autonomia e a liberdade de tempo são diferenciais. Aliás, esse ponto garante a permanência das equipes por mais tempo no escritório. 

Os advogados gerenciam seu próprio tempo e podem conferir o andamento das suas demandas de maneira totalmente on-line. Mais tempo e mais segurança na entrega das tarefas. 

Lideranças podem estimular a liberdade de tempo

Ainda falando sobre a metodologia de Taskscore, um ponto importante está relacionado ao trabalho das lideranças dos escritórios de advocacia. 

Além de estimularem que os advogados tenham maior autonomia e liberdade de tempo, os líderes que utilizam o método garantem o controle das tarefas.

Por meio da visualização dos painéis de entregas, fica muito mais simples para os gestores acompanharem o que está sendo feito. Mesmo que existam colaboradores trabalhando em diferentes lugares do Brasil (ou até do mundo). 

A cobrança por entregas não precisa acontecer de forma direta. Afinal, todos os passos estão detalhados e são atualizados em tempo real. 

Assim, a liderança só precisa chamar os advogados para discutir casos específicos sobre entregas de tarefas importantes ou que já estão com prazos curtos. 

Mais tecnologia para mais liberdade de tempo

Contar com um software jurídico impacta diretamente na maneira como a equipe de advogados trabalha e lida com a liberdade de tempo.

Além da metodologia de Taskscore, os clientes da ADVBOX são beneficiados por recursos que tratam diretamente sobre a produtividade e garantem mais tempo de qualidade para o trabalho.

Vantagens da tecnologia na liberdade de tempo

Veja mais alguns exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada para a liberdade de tempo:

→ Organização de documentos dos clientes: quem conta com um software jurídico têm todos os documentos dos clientes digitalizados e disponíveis na nuvem. Essa organização é essencial para facilitar nos momentos em que é preciso consultar alguma informação ou compartilhar dados com os clientes e outras pessoas que fazem parte do processo.

Agenda compartilhada e on-line: advogados precisam estar muito atentos quando o tema são os prazos. É por isso que ter uma agenda online que possa ser vinculada às tarefas é um diferencial que auxilia – e muito – na organização e gerenciamento do tempo dos profissionais. A agenda ainda pode ser compartilhada com os demais membros da equipe para facilitar no momento de organização de reuniões e outras tarefas. 

Relacionamento com o cliente automatizado: muitas vezes o relacionamento com o cliente toma muito tempo dos advogados. E é por isso que, comunicados mais corriqueiros, como é o caso de andamento de processos, podem ser automatizados para facilitar a comunicação com os clientes. Os escritórios de advocacia que contam com a ADVBOX podem enviar notificações por SMS ou e-mail para os clientes a cada fase processual que é concluída. Dessa maneira, as reuniões e ligações ficam para momentos de tomada de decisão que são realmente importantes.

→  Documentos editáveis e padronizados do escritório: os documentos mais utilizados no escritório podem ser pré-configurados. Por meio do software jurídico, basta cadastrar o cliente e ter em mãos o restante dos contratos de honorários e procurações preenchidos automaticamente. Somente essa tarefa traz 4 vezes mais agilidade na hora de imprimir e entregar a documentação.

Sistema integrado de controle de publicações de tribunais em todo o Brasil: A ADVBOX possui acompanhamento de intimações (Publicações Judiciais). Basta configurar os dados inserindo a OAB e o Estado que deseja monitorar. Esse sistema permite que os advogados tenham muito mais liberdade de tempo e não precisem gastar horas com atividades extremamente repetitivas. 

Esses são alguns pontos que fazem sentido quando pensamos em oferecer mais qualidade e liberdade de tempo para profissionais da advocacia. 

Eliminação de tarefas manuais

Eliminar tarefas manuais para que os advogados possam se concentrar no que realmente é importante está entre os primeiros pontos da lista. 

E, para isso, contar com um software jurídico é primordial. Com os recursos da ADVBOX todo o escritório sai ganhando em liberdade de tempo, menos procrastinação e mais autonomia. 

Teste agora mesmo de maneira gratuita durante 7 dias e veja como o seu time pode ser muito mais estratégico utilizando a ADVBOX na sua rotina. 

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas