documentos e ampulheta sobre uma mesa liberdade de tempo
Gestão de Equipes e Liderança

Como conquistar a liberdade de tempo?

O trabalho diário em um escritório de advocacia envolve a organização de diferentes tarefas. Por isso, uma gestão de atividades é fundamental para garantir maior liberdade de tempo, seja para melhor entrega no âmbito profissional quanto pessoal. 

Portanto, desenvolver maneiras de melhorar e administrar o tempo é crucial para proporcionar a produtividade máxima, garantindo processos mais assertivos. Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir. 

Confira o que é liberdade de tempo, qual a sua importância, seus benefícios e como conquistá-la.

Boa leitura!

O que é liberdade de tempo?

De modo geral, liberdade de tempo está relacionada à capacidade de ter controle e autonomia sobre como você gasta seu tempo diário. Em um contexto profissional, isso implica a flexibilidade para organizar e gerenciar suas atividades de trabalho.

Com isso, alinhar seus objetivos pessoais e profissionais, permitindo uma distribuição equilibrada entre vida profissional e pessoal. Para profissionais, como advogados, a liberdade de tempo significa ter flexibilidade para definir horários de trabalho. 

Assim como, escolher quando e onde realizar tarefas específicas e ter a capacidade de equilibrar as demandas profissionais com os compromissos pessoais.

Em vez de estar rigidamente preso a um cronograma inflexível, os indivíduos com liberdade de tempo têm a oportunidade de priorizar as atividades que são mais significativas para eles, promovendo um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Conquistar a liberdade de tempo muitas vezes envolve práticas eficientes de gerenciamento de tempo, delegação inteligente de tarefas, estabelecimento de limites claros e, em alguns casos, a capacidade de trabalhar de forma remota. 

Essa liberdade não apenas contribui para a saúde mental e qualidade de vida, mas também pode resultar em um desempenho profissional mais eficaz e satisfatório.

Qual a importância da liberdade de tempo?

Certamente, a busca pela liberdade de tempo é fundamental para saúde mental e equilíbrio. Isso porque a rotina agitada do mundo jurídico pode levar a altos níveis de estresse.

A liberdade de tempo permite que você dedique momentos preciosos ao autocuidado, promovendo uma mente saudável e um equilíbrio essencial entre trabalho e vida pessoal.

Além disso, ter tempo livre não é apenas uma questão de relaxar, mas também de permitir que sua mente explore novas ideias e soluções inovadoras. A liberdade de tempo é um catalisador para a criatividade, fundamental para se destacar no competitivo cenário jurídico.

Desse modo, um fator primordial para garantir um melhor desenvolvimento no trabalho, criando um melhor ambiente de trabalho e facilitando a comunicação com colegas de trabalho e clientes. 

Quais os benefícios da liberdade de tempo?

Depois de conhecer o que é e a importância sobre a liberdade de tempo é possível entender melhor seus benefícios.

Quando você tem o controle sobre seu tempo, pode dedicar-se mais profundamente a cada caso, realizando pesquisas mais minuciosas e oferecendo um serviço de qualidade superior aos seus clientes.

Sendo assim, é benéfico para o melhor desempenho profissional. Além disso, também ajuda na construção de relacionamentos.

Afinal, a liberdade de tempo possibilita que você participe de eventos da comunidade jurídica, conheça outros profissionais e construa uma rede de contatos sólida, o que pode abrir portas para novas oportunidades de negócios e parcerias.

Portanto, alcançar a liberdade de tempo e melhorar a gestão do seu trabalho é fundamental para proporcionar atividades mais assertivas, facilitar a comunicação, melhorar a reputação e conquistar melhores resultados. 

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Como conquistar a liberdade de tempo?

Confira agora 5 passos essenciais para conquistar a melhor liberdade de tempo e aumentar a produtividade do seu trabalho e do escritório de advocacia. Vale destacar que as dicas a seguir podem ser implementadas de forma individual e/ou coletiva, alterando a organização e cultura do escritório.

  • Defina os objetivos;
  • Defina prazos;
  • Crie um planejamento das atividades;
  • Crie pequenas pausas;
  • Tenha um bom ambiente de trabalho.

1. Defina os objetivos

Certamente a primeira dica para ter maior liberdade de tempo é criar e definir os objetivos e metas a serem alcançadas. Afinal, a partir com esse conhecimento se torna mais fácil desenvolver os melhores direcionamentos para conquistar melhores resultados. 

Além disso, com os objetivos traçados, os profissionais podem trabalhar mais focados e engajados durante o processo de evolução. Assim como, encontrar as habilidades e conhecimentos necessários para atingir as metas estabelecidas.

2. Defina prazos

Com os objetivos traçados é importante a definição de prazos. Com isso, eles podem ser determinados de diferentes maneiras, como por exemplo, em pequenas etapas ou de maneira geral e final. 

Essa iniciativa é fundamental para proporcionar um melhor gerenciamento do tempo de execução de cada atividade, auxiliando também na ordem de cada tarefa. Afinal, muitas vezes alguns processos só podem ser realizados a partir de atividades anteriores. 

Entretanto, vale ressaltar que embora os prazos sejam essenciais para a organização e produtividade é possível que alterações sejam feitas. Assim, é interessante manter uma flexibilidade nas datas, favorecendo a boa produtividade e criatividade.

3. Crie um planejamento das atividades

A terceira dica para ter maior liberdade de tempo é a do desenvolvimento de um planejamento para as atividades, sejam elas diárias, semanais ou mensais. Para isso, é muito importante ter um conhecimento completo sobre as necessidades e utilizar ferramentas tecnológicas para facilitar esse trabalho.

Ou seja, um local que você tenha fácil acesso e consiga fornecer uma visão geral sobre o planejamento e prioridades de cada tarefa. Assim, pode diminuir as chances de atrasos otimizar ainda mais o tempo. 

Portanto, você pode utilizar um software jurídico, como o da ADBOX, que possibilita uma visão detalhada e em tempo real de toda a produção do escritório. Logo, uma ferramenta ideal para auxiliar no planejamento e controle de cada serviço jurídico. 

Através do Taskscore é possível gerar uma alta produtividade. Isso porque ele ajuda a direcionar, controlar e centralizar todas as informações do escritório, auxiliando no acompanhamento de cada profissional e equipe. 

Portanto, uma ferramenta muito importante para gerar aos colaboradores mais assertividade em cada tarefa. Além de ajudar os gestores administrar todo o fluxo de informações que ocorre diariamente no escritório de advocacia. 

4. Crie pequenas pausas

Dentro de uma boa gestão de escritório para ter maior liberdade de tempo é fundamental entender o momento certo para descansar. Isso mesmo, as pequenas pausas entre as atividades são fundamentais para garantir a produtividade.

O trabalho e a rotina podem ser desgastantes e para promover a máxima eficiência, criatividade e desempenho, relaxar é fundamental. Por isso, estabelecer junto a equipe intervalos pode significar um maior engajamento e desempenho. 

Além disso, o trabalho excessivo pode significar erros e desatenção, provocando um tempo maior de execução, muito além das pequenas pausas já estipuladas. Portanto, os intervalos são importantes para garantir a saúde mental, física e o bom ambiente de trabalho.

5. Tenha um bom ambiente de trabalho

Por fim, a quinta dica para ter tempo é proporcionar uma gestão de qualidade e produtividade, ou seja, proporcionar aos profissionais um bom ambiente de trabalho. Desse modo, desenvolver no escritório uma boa organização, facilitando o trabalho de todos.

Para isso, é fundamental que arquivos, documentos e outros materiais tenham fácil acesso por cada colaborador, principalmente através de ferramentas, como sistemas e arquivos em nuvem. A partir disso, o tempo se torna mais proveitoso, diminuindo ruídos de comunicação e perda de dados. 

Além disso, essa estratégia é essencial para proporcionar um ambiente de trabalho mais tranquilo, com maior organização e interação entre os profissionais. Desse modo, facilita o trabalho diário, reduzindo estresse, conflitos e fortalecendo o engajamento e satisfação a todos.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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