marketing jurídico - blog para advogados e tráfego orgânico
Business Intelligence

Como a inteligência de negócios se tornou uma aliada de escritórios de advocacia

Do primeiro contato com o cliente até a abertura de uma ação e o seu acompanhamento são inúmeros passos. E cada uma dessas etapas gera uma quantidade enorme de informações que precisam ser armazenadas com segurança.

E é aqui que entram técnicas de inteligência de negócios – ou business intelligence – que podem e devem ser aplicadas no seu escritório de advocacia. 

O conceito de inteligência de negócios pode até parecer que está muito mais conectado às grandes indústrias ou empresas de tecnologia. Mas, para o setor jurídico ele é indispensável.

Ao automatizar tarefas, reunir dados de maneira segura e tomar decisões data driven você se diferencia no mercado que é tão competitivo. 

Por isso, a preocupação com a inteligência de negócios do escritório deve começar desde o início. Afinal, com o volume de informações cada vez maior, sua empresa poderá sofrer problemas graves motivados pela falta de informações precisas e inteligentes. 

Qual o objetivo da Inteligência de Negócios nas empresas?

O conceito de inteligência de negócios vem da administração e trata, basicamente, sobre como é possível analisar e organizar os dados que são gerados pela sua empresa.

Você já deve ter ouvido a frase “dados são o novo petróleo” ou “data is the new oil”, dita pelo matemático especializado em dados, Clive Humby.

Na prática, essa frase quer dizer que a partir do uso das informações geradas pelo seu escritório você e sua equipe terão um recurso importantíssimo para melhorar a performance, atingir outros níveis de operação e resultados para seus clientes.

Sendo assim, os dados – e a forma como eles são tratados e conectados uns com os outros – são valiosíssimos. 

A automação no atendimento aos clientes pode ser uma das etapas de inteligência de negócios da sua empresa.

Ao automatizar alguns tipos de contato com as pessoas – com o envio de mensagens sempre que houver alguma movimentação no processo, por exemplo – você ganha tempo e mostra aos clientes que a empresa é moderna e está preocupada com o contato com as pessoas de forma ágil e eficiente. 

Ademais, para colocar essa automação em prática, seu escritório jurídico pode contar com um software especializado. Inclusive, a ADVBOX permite a enviar as mensagens automáticas para o telefone do cliente sempre que houver alguma alteração processual.

Qual o processo da inteligência de negócios?

O primeiro passo para ter inteligência de negócios é a organização. O processo de geração e coleta de dados deve ser definido com o objetivo de identificar quais as informações relevantes para a sua atividade.

Trata-se de uma etapa detalhada que gera muitos aprendizados e permite identificar situações que, até então, nem eram consideradas. Acredite, muitas vezes um simples ajuste em um procedimento é responsável por uma diferença enorme na forma como a sua empresa enxerga os dados. 

Inteligência de negócios

Ao trabalhar de maneira organizada e planejada, com o suporte de um processo estruturado de inteligência de negócios, você consegue distinguir entre uma atividade que é bem-sucedida de outras que podem ser deixadas de lado ou repriorizadas.

Por isso, esse é o ponto chave para quem quer otimizar o escritório de advocacia e ainda não sabe por onde começar. 

A inteligência de negócios aplicada no setor jurídico

Nós já exemplificamos como um processo de inteligência de negócios pode tornar seu escritório ainda mais moderno e relevante para os clientes por meio da automação. Mas essa não é a única etapa em que advogados podem se beneficiar de business intelligence. 

A identificação de erros de gestão e outros problemas em atividades rotineiras do escritório podem ser mais facilmente reconhecidas por meio de técnicas de inteligência de negócios. 

Como consequência, ao reduzir erros e fazer uma gestão completa da informação da empresa, os custos caem de forma significativa. Sendo assim, ter em mãos um software que faça a análise das finanças do negócio e alerte sobre possíveis problemas em tempo real é decisivo para manter a saúde financeira

Uma ferramenta inteligente também permite que seja feita uma análise completa do perfil dos clientes do escritório. Com inteligência é possível cruzar dados e entender detalhes importantes como:

  • Quais clientes são os mais rentáveis para a empresa
  • Descobrir se há risco de churn de algum contrato 
  • Os perfis que se tornaram clientes fiéis e sempre retornam ao escritório
  • Uma análise de potenciais novos clientes e como conquistá-los

Ao compilar esses dados com inteligência você conquista um enorme potencial de gerar novos negócios e conduzir as ações que já estão no escritório da melhor forma.

Aliás, já pensou que as informações que você cruzar sobre o perfil dos clientes podem ser uma rota para a criação de conteúdos nas suas estratégias de marketing jurídico?

Inteligência de negócios e a produtividade da equipe

Com indicadores de inteligência você também ganha em produtividade. Um sistema de business intelligence pode facilitar o acompanhamento de tarefas realizadas, tarefas pendentes e urgências que surgem no dia a dia de um escritório de advocacia. 

O método inteligente de taskcore, por exemplo, realiza um acompanhamento por pontuação das atividades e permite que gestores façam a análise de como estão as entregas do time.

Além disso, ao utilizar o recurso, é possível determinar que a finalização de atividades esteja relacionada a benefícios que serão entregues aos advogados que concluírem as demandas. 

Dessa forma, você conecta a inteligência com a gestão de pessoas e torna todo o processo do escritório muito mais produtivo.

Para conhecer como isso funciona na prática, confira mais sobre a ADVBOX e teste gratuitamente.

escritorio organizado controladoria juridica
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas