Marketing digital advogado é permitido?
Marketing Jurídico Digital

Marketing digital para advogado é permitido?

Durante muito tempo, a propaganda ‘boca a boca’ foi essencial para que os escritórios alavancassem. Por meio dela, os clientes costumam, até hoje, dividir as opiniões e indicar produtos e serviços. Acontece que, diante da popularização das redes sociais e internet, tal prática não é mais única.

Isso porque, atualmente, o marketing digital é uma ferramenta importante e que cresce a cada ano. Pensando na esfera jurídica, essa estratégia é essencial para a prospecção de clientes na advocacia.

Mas, afinal, o marketing digital advogado é permitido? Se sim, quais são os principais limites? Se você deseja entender mais sobre este assunto, então, esse artigo é ideal para você!

O que é marketing jurídico digital?

Você, certamente, já deve ter ouvido falar na seguinte frase: quem não é visto, não é lembrado.

Tal afirmação costuma ser um incentivo para escritórios e diversos empreendedores se tornarem presentes nas redes sociais. Assim, é possível mostrar produtos e serviços e captar novos clientes.

Neste cenário, investir em um bom marketing digital é essencial.

Essa estratégia se resume em ações de comunicação e promoção de marcas por meio das mídias digitais. Por meio dela, um escritório, independente do porte, alcança diversas pessoas em um mesmo período de tempo.

Na esfera jurídica, o marketing digital advogado também é fundamental. De acordo com o blog Neil Patel, o marketing jurídico digital é aquele que engloba diversas táticas para dar visibilidade à advogados e escritórios. Sendo assim, tal estratégia tem uma grande importância. 

Qual a importância do marketing jurídico?

A Ordem dos Advogados do Brasil publicou no ano passado que no Brasil existem mais de 1,8 mil cursos jurídicos. Este número é bem expressivo e imaginável já que, com certeza, você deve conhecer pelo menos um estudante de graduação ou graduado em Direito.

Ainda segundo o mesmo órgão, em nosso país há mais de 700 mil alunos matriculados.

No entanto, nem todos terão o mesmo sucesso e, por isso, investir no marketing digital advogado pode ser um diferencial à carreira. Mas, afinal, qual a principal relevância dessa tática digital?

O marketing digital, de forma geral, é um importante aliado das empresas que querem aumentar às vendas e, consequentemente, ter mais lucro. Com essa estratégia, um escritório pode – e deve! – acirrar mais a proximidade com o próprio público para fideliza-lo e atrair novos clientes.

A presença nas mídias digitais, como as redes sociais, também costuma ser uma estratégia bacana para quem busca um diferencial. Nestes espaços, os advogados podem se portar como autoridade em determinado assunto e ganhar notoriedade no segmento. 

Diante disso, é possível dizer que o marketing digital advogado também tem grande relevância para os profissionais e escritórios. É que, por meio da tática, é possível mostrar aos possíveis clientes que alguém é bom no que faz. Dessa forma, passa confiança à quem precisa dos seus serviços.

Pelos números citados anteriormente, passar confiança a quem precisa do serviço jurídico é um grande diferencial ao profissional. Isso, inclusive, costuma ser um plus para conseguir novos clientes e para fechamento de mais contratos. Assim, gera maior lucratividade ao profissional. 

Contudo, para estar presente no meio digital, é preciso saber se há permissão para o marketing jurídico.

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É permitido marketing jurídico?

Agora, você já sabe o que é marketing digital e a importância dele para empresas bem como para profissionais e escritórios jurídicos. Mas muito além disso, é necessário entender se o marketing digital advogado é permitido em lei e pelo código de ética dos profissionais do ramo.

Nesse caso, então, é preciso revisitar as normas e a legislação da profissão de Direito. Segundo o art. 1º do provimento nº 205/2021, o marketing jurídico é permitido desde que seja compatível com os preceitos éticos da advocacia. Além disso, é preciso respeitar as limitações.

A publicidade profissional deve ter um caráter informativo e, diante do regimento da profissão, sem configuração mercantilista e de captação de clientela. Levando isso em consideração, o marketing de conteúdo jurídico é uma tática interessante para o marketing digital advogado.

Todas as informações veiculadas devem ser verdadeiras e objetivas. Caso não sejam, pessoas físicas e jurídicas, como sócios administradores da sociedade, poderão ser responsabilizadas. Frente à Ordem dos Advogados do Brasil será preciso comprovar a veracidade das informações.

A fim de evitar infração disciplinar previstas no Estatuto do Advogado e da OAB, é importante saber as principais táticas de marketing jurídico digital.

Marketing digital advogado é permitido?

Quais são os limites da publicidade para o advogado?

Embora previsto nos Estatutos do Advogado e da Ordem dos Advogados do Brasil, os limites da publicidade para o advogado podem causar certas dúvidas. Então, para evitar possíveis infrações e desrespeito ao código da profissão, é preciso considerar e acatar as determinações previstas.

Diante disso, saiba o que de fato é permitido no marketing digital advogado!

1. Marketing de conteúdo

Como explicamos anteriormente, o marketing digital advogado deve levar em consideração o compartilhamento de informações verídicas.

Diante dessa permissão, o marketing de conteúdo jurídico é uma das principais estratégias para se tornar visível e ganhar confiança do público-alvo.

2. Anúncios online em sites de busca

Ao marketing digital advogado, é permitido fazer anúncios online em sites de busca, como o Google.

Nesse caso, é interessante saber formas de otimização do conteúdo e seguir normas necessárias para aumentar a relevância e melhorar o posicionamento nos sites de pesquisa.

3. Perfis profissionais nas redes sociais

Hoje em dia, estar presente nas redes sociais é muito importante, principalmente para profissionais que acabaram de se formar.

Para ganhar visibilidade no Instagram, Facebook e Tiktok, os advogados e sócios de um escritório devem investir na produção de conteúdo.

4. Menção de títulos e especializações

No marketing digital advogado, o profissional pode – e deve! – mencionar títulos e especializações.

Por meio dessa tática, é mais fácil ganhar credibilidade e passar confiança sobre o trabalho que faz. Com isso, os clientes se sentem mais seguros na contratação de serviços.

Quais são as vedações expressas ao marketing jurídico?

É importante saber os limites da publicidade e do marketing digital advogado para não ultrapassá-los.

No meio digital jurídico, algumas estratégias são permitidas, como citamos anteriormente. Acontece que, além de entende-las, é importante saber o que não se deve fazer.

Confira a seguir as práticas vedadas:

  • Anúncios no rádio ou na televisão;
  • Divulgação de serviços jurídicos em eventos que não sejam da área do Direito;
  • Divulgar valores de honorários;
  • Proporcionar consultas sem custos em sites;
  • Uso de fotografias de tribunais e fóruns em materiais publicitários jurídicos;
  • Oferecer serviços por e-mail ou SMS;
  • Empregar depoimentos de clientes para fazer propaganda dos serviços;
  • Utilização de linguagem persuasiva para influenciar alguém, como “Ligue agora”.

Além disso, no marketing digital advogado, também é proibido utilizar cores chamativas e estampas que não respeitam a sobriedade da profissão. Os serviços jurídicos não podem ser divulgados em espaços públicos, como elevadores, outdoors, panfletos bem como outros meios.

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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