Publicidade da advocacia nas redes sociais: saiba tudo!
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A publicidade da advocacia nas redes sociais

Com a ascensão da tecnologia nos últimos anos, muitos profissionais têm usado as redes sociais para impulsionar os seus negócios. Assim, a publicidade da advocacia nas redes sociais se tornou assunto recorrente.

Afinal, o advogado pode utilizar desta ferramenta para melhorar o engajamento do seu escritório, assim como publicar as demais rotinas de trabalho. 

Claro, tudo com base em regras definidas pela OAB que veremos a seguir.

Para entender mais sobre publicidade da advocacia nas redes sociais, acompanhe a leitura deste texto que fizemos para você.

O que o advogado pode publicar nas redes sociais? 

Vamos tomar como exemplo o Instagram. Esta é uma rede social muito utilizada para o impulsionamento de algum negócio, agregando valor e gerando credibilidade em meio ao seu público-alvo. 

E entre várias ferramentas disponíveis, o impulsionamento de postagens auxilia a página a alcançar o maior número possível de pessoas. 

Foi pensando nisso, e percebendo essa nova realidade do digital, que a OAB aprovou o provimento 205/2021. Este provimento não apenas autoriza o uso das redes sociais por parte do advogado, como também autoriza o impulsionamento nessas plataformas. 

Contudo, vale o alerta: nem tudo o advogado pode postar.

A Ordem do Advogados entende como Publicidade ativa a divulgação de conteúdos jurídicos e não especificamente da captação de clientela. 

Veremos isso com calma mais adiante.

Portanto, continue acompanhando a leitura para saber como deve ser a publicidade da advocacia nas redes. 

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Como deve ser a publicidade na advocacia? 

Agora, com esses provimentos publicados, fica mais claro como deve ser a publicidade na advocacia, principalmente no que diz respeito ao impulsionamento de conteúdo. 

Vale lembrar que o código de ética de Disciplinar era de 1995, portanto, mais defasado e até mesmo confuso neste sentido. 

Agora, o novo código redigido e publicado em 2015, já na era digital, é mais cuidadoso.

O código foi feito de maneira a abranger toda a profissão e evitar a sua mercantilização. Falaremos com mais detalhes abaixo.

Confira!

O que muda com o provimento 205/2021?

O provimento 205/2021 trouxe regras específicas sobre a publicidade na advocacia, afinal, como já mencionamos, ela foi atualizada agora no meio digital. 

Assim sendo, algumas práticas que eram vedadas ou que simplesmente não tinham nenhum critério, agora estão mais claras.

Por exemplo, o advogado pode: 

  • Utilizar publicidade ativa e passiva no marketing de conteúdo. Ou seja, agora vale impulsionar as publicações para atingir o maior número de pessoas, assim como trabalhar o conteúdo orgânico e atingir aquela pessoa que pesquisou um tema jurídico;
  • Realizar anúncios pagos na internet;
  • Fazer publicidade ativa para venda de bens, como livros, e serviços, como workshops, seminários e palestras, desde que o público-alvo destes eventos seja da área jurídica; 
  • O advogado pode ainda exercer a função em espaços compartilhados e informar sobre o local.

Em outras palavras, agora é possível trabalhar o marketing de conteúdo através de blogs e redes sociais. Assim como também é possível impulsionar esses conteúdos pagando por isso, em ferramentas como o Google Ads

Como divulgar serviços de advocacia?

Como dissemos, o provimento 205/2021 estabeleceu normas para o uso de impulsionamento nas redes. Assim, não é todo tipo de conteúdo que o advogado pode postar utilizando essa estratégia.  

É preciso ficar atento a isso para evitar possíveis punições da OAB. 

O provimento, em seu artigo 4, é bem claro quando diz que o impulsionamento nas redes é permitida apenas para marketing de conteúdos jurídicos. O que não contempla a mercantilização da advocacia. 

Ou seja, a captação da clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros. 

Em outras palavras, o conteúdo deve ser apenas instrutivo e educativo. Nada de divulgar preços ou serviços, e cuidado com os jargões como “contrate agora”, por exemplo. 

É preciso ficar atento também, ao valor que você está disposto a investir nos anúncios. Pois isso também pode ser motivo de punição, por mais que o provimento não seja claro nessa questão 

Por fim, o ideal é focar no conteúdo informativo, e não no promocional, na hora de atuar com a publicidade da advocacia nas redes. Assim, você pode construir a sua autoridade no assunto e credibilidade entre os seus seguidores. 

Por mais que haja espaço para divulgação dos dados para contato, é bom ficar atento aos pontos levantados aqui. 

Agora veremos um pouco mais sobre a importância de atuar nas mídias sociais. 

Publicidade da advocacia nas redes sociais: saiba tudo!

Porque atuar nas mídias sociais? 

Como dissemos anteriormente, a rede social foi um dos marcos na ascensão da tecnologia que nos trouxe a internet. É preciso utilizá-la de acordo. 

E mais, quando o advogado entende a verdadeira utilidade deles para a saúde do negócio e da atuação da empresa, ela só tende a crescer. 

Portanto, o advogado também pode aproveitar deste meio para impulsionar o seu negócio.

Veja abaixo como. 

1. Desmistificar o trabalho do advogado

A publicidade da advocacia nas redes sociais pode ajudar a desmistificar o trabalho do advogado, que ainda é um pouco estigmatizado. 

O advogado pode utilizar da ferramenta para tirar muitas dúvidas em relação à sua atuação e mesmo sobre como funcionam certos processos, por exemplo. 

Afinal, o universo jurídico é muito extenso e está sempre em expansão. Então é preciso ter autoridade e credibilidade para levar a informação para o público. 

Sendo assim, esse é um tipo de conhecimento que pode ser interessante. Isso melhora muito a comunicação com o grande público. Ou seja, explicar sobre algumas ações e elucidar etapas de tramitação pode ser muito útil. 

2. Promover discussões relevantes

As redes sociais servem para socializar. Portanto, promover discussões relevantes pode ser algo desafiador no mundo polarizado de hoje, mas com certos temas é válido tentar. 

Por exemplo, determinadas notícias que atinjam parte do seu público ou atualizações sobre o processo civil, entre outras coisas. 

Falando em notícias, um tipo de conteúdo interessante é justamente comentar sobre acontecimentos atuais. Principalmente se você já tem certo engajamento. 

3. Gerar relacionamentos

As redes sociais são ótimas para gerar relacionamentos. Mais ou menos como dito acima, é preciso socializar. Afinal, você está em um ambiente com diversas pessoas conectadas. 

Portanto, Instagram, Facebook e Youtube são ótimos para gerar engajamento e, através de conteúdos relevantes, a credibilidade vai sendo construída. 

Através dessa conexão, você automaticamente atrairá mais seguidores, com isso, mais cliques para o seu site ou blog.

Assim, as pessoas sempre te acompanharão e recomendaram os seus conteúdos e serviços. 

Por fim, a OAB sempre permitiu a publicidade na advocacia, só que agora, com o provimento e o código de ética atuais, isso se tornou regulamentado para a publicidade nas redes sociais. 

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Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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