marketing digital
Marketing Jurídico Digital

Marketing Digital: Vídeos podem ser o caminho para alcançar mais de 100 mil pessoas

A produção de conteúdo é o meio mais poderoso que o marketing digital possui para se comunicar com as pessoas pela internet.

Produzir conteúdo de qualidade traz diversas vantagens que vão desde a prospecção até a captação de clientes. Além disso, um trabalho bem realizado nessa área possui o poder de tornar você uma referência na sua área.

Essa é uma questão ainda pouco explorada pelos profissionais jurídicos no momento de elaborar a sua estratégia de marketing digital. Porém, já é facilmente perceptível que aqueles que decidem investir na produção de qualidade conquistam resultados significativos.

Acompanhe a leitura do post para aprender mais sobre o marketing e como ele pode impactar os resultados do seu escritório.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital nada mais é que a aplicação das estratégias do marketing no ambiente digital. Mas é claro que não dá simplesmente transportá-las para esse meio, é preciso pensar em adaptações que possibilitem sua efetividade.

Existem hoje diversos profissionais que se dedicam a explorar esse meio e compreender o que dá certo e o que não dá. Aliás, com todas as ferramentas digitais a que temos acesso atualmente esse é um campo de atuação que se encontra em alta.

Dessa forma, podemos afirmar que atualmente vivemos na época de ouro do marketing digital. E é claro que o meio jurídico não ficaria de fora, cada vez mais escritórios têm apostado no marketing digital para alavancar seus resultados.

Como fazer Marketing Digital?

Com uma estratégia bem desenvolvida no marketing digital qualquer escritório consegue alcançar visibilidade impressionante, o que é muito desejado por qualquer empreendimento. Afinal, quem não é visto, não lembrado.

Já se foi a época em que o advogado ficava apenas em seu escritório esperando que os clientes viessem até ele, hoje o caminho se inverteu. Com a finalidade de abarcar uma fatia mais relevante do mercado, os profissionais jurídicos têm abraçado cada vez mais o marketing digital.

Ele é o principal responsável por fazer a ponte entre você e as pessoas que precisam dos seus conhecimentos. Desse modo, advogados buscam explorar as diversas categorias do marketing digital e definir qual a que irá gerar mais impacto na sua advocacia.

Quais são as estratégias principais para iniciar no marketing digital?

Existem inúmeras estratégias de marketing digital que podem surtir efeitos variados a depender do público alvo e da área de atuação do profissional.

Com o propósito de atingir o máximo possível de possíveis clientes, muitos apostam em estratégias de redes sociais ou SEO, mas poucos percebem que elas são mais efetivas quando vinculadas à produção de conteúdo.

Isso porque a criação de conteúdo rico cumpre não só a função de aumento de autoridade, como também de prospecção e captação efetiva de leads que poderão se tornar clientes.

Entretanto, entre as diversas formas que a produção de conteúdo assume, o vídeo é o formato de conteúdo que, cada vez mais, se torna a preferência dos usuários. Por causa da popularização dessa mídia nas redes sociais é cada vez mais lucrativo investir nela.

Qual Marketing Digital é melhor?

Como dito, o vídeo tem ganhado cada vez mais destaque entre os consumidores em todo o mundo. Mas como ele chegou a essa posição?

Inicialmente, a base do conteúdo produzido e distribuído pela internet era o texto, escrever era o caminho mais prático e democrático para dividir suas opiniões e informações com o mundo.

Porém, com a velocidade imposta aos nossos dias por um modelo de sociedade é cada vez mais difícil dispor de tempo para que possamos ler tudo o que desejamos. A grande questão é que, até pouco tempo atrás, nossa tecnologia trazia limites a uma transição de mídias.

Contudo, com a democratização do acesso à internet, a melhoria geral das conexões e o surgimento de novas tecnologias tem sido possível produzi e consumir vídeos de forma muito prática.

Como resultado, o vídeo assumiu protagonismo por se adaptar ao ritmo de vida atual. É muito mais simples para alguns minutos para assistir um vídeo do que para ler um texto longo.

Qual o melhor marketing digital para iniciantes?

Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, os equipamentos de produção audiovisual também se tornaram gradativamente mais acessíveis. Os smartphones significaram uma quebra de paradigmas nesse sentido.

Por causa disso, hoje em dia é comum que quase todas as pessoas do país carregam no bolso a possibilidade de gravar um vídeo.

Portanto, podemos afirmar que a popularização dos smartphones multiplicou a quantidade de produtores de conteúdo absurdamente.

Como afirmado anteriormente, por ser uma mídia mais dinâmica, que permite explorar mais a criatividade e que pode ser consumida enquanto se faz outras tarefas (pois possui áudio), o consumo de conteúdo em vídeo está cada dia mais próximo de ultrapassar o conteúdo escrito.

Banner Setor Comercial

Mais do que isso, novas oportunidades de mercado foram criadas. Produtoras de vídeo não dependem mais apenas no mercado publicitário ou cinematográfico. Ser YouTuber já é considerado uma profissão e especialistas das mais variadas áreas se tornaram professores online.

Como fazer vídeos de marketing digital?

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.

A famosa frase de Glauber Rocha nunca fez tanto sentido quanto nos dias atuais, ainda que seja possível adaptá-la para “Um smartphone na mão […]”. Com isso, a produção de vídeos para o marketing digital hoje depende muito da criatividade de quem os produz.

Diversos profissionais têm se aventurado por essa seara, mesmo sem uma formação inicial em marketing. É claro que não podemos desconsiderar a formação de profissionais qualificados, mas hoje já é possível alcançar ótimos resultados de forma muito simples.

Da mesma forma, diversos advogados optaram por estratégias em vídeo para aumentar a sua autoridade no ramo em que atuam e alcançarem ainda mais pessoas.

É possível ganhar dinheiro com marketing digital?

De forma bem resumida: Sim!

Isso porque um estratégia bem elaborada significa o consequente aumento de clientes e de ganhos.

Para exemplificar, traremos dois casos com objetivos distintos de advogados que alcançam milhares de pessoas, e de oportunidades, através da criação de vídeos.

O primeiro caso é o canal Costa Advocacia. Com apenas dois vídeos por semana, às terças e quintas, o escritório de advocacia previdenciária já acumula mais de 20 mil inscritos.

O canal Costa Advocacia é voltado para pessoas em busca de seus direitos e fala diretamente com pessoas que estão tentando sanar dúvidas a respeito de seus benefícios e aposentadorias. Em meio a mais de 190 mil pessoas é incalculável a quantidade de oportunidades possíveis para obtenção de novos clientes.

O segundo caso tem um tipo de público bastante diferente. Trata-se do canal Minutos de Direito, da advogada Mariana Gonçalves. O canal publica vídeos semanais voltados para estudantes de Direito que querem ingressar na profissão já com conhecimentos valiosos.

Traz dicas para a prova da Ordem, informações para abrir um escritório, aplicativos para advogados e acadêmicos, entre outros assuntos.

Dois advogados prestando atenção a algo com uma lista dos diferentes tipos de marketing.

É difícil trabalhar com marketing digital?

Após analisar tudo que foi explorado até aqui fica evidente que trabalhar com marketing digital é uma tarefa muito mais simples do que pode parecer inicialmente.

Encontrar o público almejado e compreender seu estilo de consumo é o primeiro passo. Depois basta produzir material com base em seu próprio conhecimento.

Ainda que o vídeo tenha tomado predominância, ainda há muito espaço para a produção escrita. Porém, o profissional que almeja um espaço de destaque em meio à produção de conteúdo do marketing digital precisa de ferramentas para saber para onde sua produção deve ser direcionada.

Para que serve CRM jurídico?

Organizar e otimizar o atendimento aos clientes do escritório é a função mais conhecida do CRM Jurídico. Porém, ele também possibilita que o gestor conheça o perfil de seus clientes e possa direcionar a produção de conteúdos de forma mais efetiva.

Com toda certeza o CRM é a melhor opção nesse sentido. O sistema serve não apenas para organizar seu fluxo de trabalho como também para reunir dados valiosos sobre seus clientes.

Com base nesses dados é possível estruturar métricas que auxiliarão o gestor a não ficar apenas tateando no escuro, mas a ter uma direção concisa a ser tomada.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

crm controle financeiro
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas