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Marketing Jurídico em 2022: 3 modelos para venda perpétua!

Publicado por Conteudos Jurídicos em 9 de dezembro de 20219 de dezembro de 2021

Marketing Jurídico em 2022

Vídeo descritivo sobre o Marketing Jurídico em 2022, em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

O que é o Marketing Jurídico?

O marketing jurídico eficiente é aquele que cria oportunidades de novos contratos de forma regular e previsível.

O trabalho do marketing jurídico não é fechar contratos, mas colocar o cliente interessado em contato com quem vai negociar o contrato.

Para isso, existem dezenas de formas de técnicas. No entanto, poucas conseguem trazer uma previsibilidade de contatos para os colaboradores fechadores de contratos não ficarem sem o que fazer.

Podemos citar três modelos que dão certo para um marketing modelo de venda perpétuo:

1. Planejamento Estratégico de Conteúdo;

2. Sprint;

3. Rotina de pauta.

O que é um Sprint?

O Sprint é um modelo que vem do Scrum, mundo dos programadores.

Corresponde a um esquema de pequenos projetos divididos em pequenas partes para que sejam distribuídas as responsabilidades entre uma equipe.

A equipe se reúne uma vez por mês, por exemplo, em uma reunião que pode durar de 2 a 6 horas.

Nesta reunião, o time estipula o assunto que vai desenvolver no próximo mês e trabalha em cima dessa pauta como se fosse uma pequena campanha de 30 dias.

Além disso, a equipe pensa conjuntamente todas as ideias de conteúdo que pode criar a partir do plano conceitual e fragmenta em uma grande lista de tarefas já segmentadas pelos canais de comunicação que irá atuar.

Como exemplo desses canais podemos citar: Blog Jurídico, canal do Youtube, Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter.

Para cada um desses canais, são listadas todas as tarefas que precisam ser realizadas.

Ademais, na reunião é definida a ordem das tarefas, quais são antecessoras e dependentes, priorizando as antecessoras com prazo para que as dependentes sejam feitas a tempo.

Ao final do Sprint, o líder do setor lança no sistema todas as tarefas para os responsáveis, ficando os colaboradores dispensados de novas reuniões ao longo do mês, aproveitando todo o tempo para execução e otimizando os resultados, bem como o tempo da equipe.

É interessante realizar a reunião 10 dias antes do período que a Sprint comece a rodar para que tarefas, como a criação de copys, artes, ID visual e outras peças da campanha, sejam desenvolvidas com tempo.

Dessa forma, as postagens e anúncios em redes sociais, bem como a preparação de peças, não sofrem atraso.

O modelo de organização por Sprint é muito ágil, serve para equipes médias e grandes e consegue alinhar a comunicação em diversos canais diferentes para que ela seja unificada em todas as mídias.

É interessante que haja um ponto de origem para o conteúdo.

O produtor principal deve criar um conteúdo mais completo sobre o tema, sendo denso e de longa duração, como uma live, por exemplo.

A partir disso, a equipe fragmenta esse conteúdo em diversos pequenos pedaços para utilizar nas diferentes mídias e canais de comunicação.

Como organizar Pautas?

Por outro lado, o modelo de Rotina de Pautas é um sistema mais enxuto, para equipes menores.

O setor de marketing fixa de 2 a 4 temas e estipula por quanto tempo vai gerar conteúdo sobre esses.

Deste modo, as tarefas antecedentes podem ser pensadas e entregues sempre com uma semana de antecedência, sem muito tempo perdido em planejamento e reuniões.

Há uma liberdade maior para fluir as ideias, com prioridade em conversas informais para criação de conteúdos.

A rotina de pautas é fluída e previsível, permite que sejam reaproveitados conteúdos antigos sistematicamente, tornando o marketing mais barato e eficiente.

É recomendado um arquivo organizado de artes por pauta para repostagens, que se sirva para a rotatividade dos posts em blog jurídico, Youtube e outros canais de comunicação.

O que é Planejamento Estratégico de Conteúdo?

O terceiro modelo corresponde ao Planejamento Estratégico de Conteúdo.

Este modelo serve para cobrir uma grande quantidade de assuntos, gerando conteúdo em massa, mas de forma estruturada.

Há um trabalho de cerca de vários dias ou semanas para pesquisa.

A equipe de marketing precisa levantar quem é o público alvo para o produto e elaborar as personas detalhadamente, com seus gostos, hábitos e preferências.

Ademais, os colaboradores precisam pesquisar onde são os momentos e locais que podem encontrar a demanda pelo produto ou serviço.

Por exemplo: realizando uma pesquisa de palavras chave no Google com seu volume e concorrência.

Com a posse dessas informações, a equipe se reúne e planeja a elaboração do trabalho para um período de 3 a 12 meses, incluindo uma lista completa de conteúdos, eleição de redes sociais, peças, eventos e os tipos de publicidade externa que irá promover, se for o caso.

Desta grande reunião de planejamento os colaboradores saem com uma ideia concreta de tudo que irão fazer ao longo dos próximos meses.

Pequenas reuniões de alinhamento interno são realizadas mensalmente.

Ademais, é interessante realizar reuniões semanais ou quinzenais para acompanhar as métricas e entregas, garantindo o cumprimento dos prazos e a remoção de barreiras.

O que é um Projeto de Marketing?

Vender todo santo dia não é tão fácil como parece em alguns cursos. Começar um projeto de marketing recorrente e perpétuo é uma decisão séria e que precisa ter foco ao médio e longo prazo.

O investimento em anúncios vai acelerar os resultados, mas só isso não é sustentável. O Direito brasileiro ainda tem vácuos imensos de conteúdo útil e atualizado para a população em geral.

Para essa nova geração de advogados é mais do que um Direito fazer marketing de conteúdo, é um dever.

Existem áreas como o Direito de Família, Consumidor, Empresarial, Criminal, Saúde, Eleitoral, Imobiliário, Trabalhista, Financeiro, Tributário, entre outros, que o o modelo perpétuo tem muito espaço para crescer.

Por isso, se você pensa em construir um escritório de advocacia grande, tenha o modelo perpétuo como o caminho para um escritório digital sólido e invista em marketing jurídico digital a longo prazo.

Os resultados irão demorar um pouco mais, mas serão seguros e consistentes!

Marketing Jurídico em 2022

A ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as segundas-feiras, às 17h.

Para assistir o episódio 17 basta clicar aqui.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

Marketing Jurídico em 2022

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