Marketing jurídico em 2022
Marketing Jurídico Digital

Abordando as métricas de escala no marketing jurídico com o Business Intelligence

Métricas de escala (e suas análises) são um conhecimento essencial quando você quer obter o máximo proveito de estratégias e abordagens de marketing e gestão, independentemente do segmento de mercado.

Isso não seria diferente no marketing jurídico – área, esta, que evoluiu significativamente nas últimas décadas, principalmente com a chegada da tecnologia.

Nesse contexto, donos de escritórios de advocacia agora têm uma variedade de ferramentas à disposição para impulsionar seus negócios, incluindo o Business Intelligence (BI) – e uma das ferramentas mais importantes nesse sentido é o software jurídico.

Por isso, exploraremos neste artigo as métricas de escala, sua importância no marketing jurídico, e como a abordagem de Business Intelligence dentro de um software jurídico pode ser uma peça-chave nesse quebra-cabeça. Confira!

Quais são os tipos de métricas?

As métricas são indicadores que ajudam a avaliar o desempenho de uma estratégia ou sistema.

No marketing jurídico, a medição é fundamental para que se tome decisões baseadas em dados. Permitindo, dessa forma, a adaptação das estratégias para que se obtenha resultados mais eficazes.

Existem vários tipos de métricas, mas podemos dividi-las em algumas categorias principais:

  1. Métricas de desempenho: essas métricas avaliam como as estratégias estão funcionando. Exemplos incluem taxa de conversão, ROI (Retorno sobre Investimento) e custo por aquisição de cliente;
  2. Métricas de tráfego: elas medem a quantidade de visitantes que um site ou uma campanha está atraindo. Aqui, encontramos métricas como tráfego orgânico, tráfego pago e taxas de rejeição;
  3. Métricas de engajamento: essas métricas mostram como o público interage com o conteúdo. Comentários, compartilhamentos e tempo médio na página são exemplos disso;
  4. Métricas de qualidade: avaliam a qualidade dos leads ou clientes adquiridos. Isso inclui métricas como a taxa de retenção, pontuação do lead (lead score) e avaliações de satisfação do cliente.

Quais são os tipos de escala?

Em um mercado altamente competitivo, escalar o seu escritório de advocacia é essencial.

Isso envolve seu crescimento controlado e sustentável, e as métricas desempenham um papel fundamental nesse processo. Aqui estão alguns tipos de escala relevantes no marketing jurídico:

  1. Escala de clientes: isso envolve aumentar a base de clientes do escritório. Dessa forma, métricas como o aumento nas consultas iniciais ou no número de contratos assinados podem ser usadas para medir o crescimento da base de clientes;
  2. Escala de receita: escalar a receita é essencial para o crescimento. Assim, as métricas de receita, como o aumento nas vendas de serviços jurídicos ou a diversificação de fontes de renda, são vitais nesse contexto;
  3. Escala de alcance: ampliar o alcance do escritório de advocacia é outra forma de escala. Nesse sentido, métricas como o aumento no tráfego do site, seguidores nas redes sociais e menções na mídia podem ser utilizadas para medir o alcance;
  4. Escala de eficiência: escalar também envolve fazer mais com menos. Desse modo, métricas de eficiência, como redução de custos operacionais, aumento na produtividade da equipe e tempo médio para fechar um caso, são indicadores importantes.

Sabendo ser um entendimento essencial no marketing jurídico, fomos além e trouxemos mais exemplos de métricas para você. Confira abaixo!

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São exemplos de métricas?

Vamos dar uma olhada mais aprofundada em alguns exemplos práticos de métricas que os escritórios de advocacia podem usar para avaliar seu desempenho:

  1. Taxa de conversão: essa métrica indica quantos dos visitantes do seu site se transformaram em clientes pagantes. Nesse sentido, monitorar a taxa de conversão ajuda a otimizar páginas de destino e campanhas de marketing;
  2. ROI: o Retorno sobre Investimento é uma métrica crucial, uma vez que permite avaliar a eficácia de suas estratégias de marketing e determinar se seus gastos estão gerando lucro;
  3. Churn: essa métrica mede a taxa de perda de clientes ao longo do tempo. Portanto, reduzir o churn é essencial para manter e expandir sua base de clientes;
  4. Taxa de abertura de e-mails: se você utiliza e-mail marketing, monitorar a taxa de abertura de e-mails é fundamental para medir a eficácia de suas campanhas;
  5. Tempo Médio de Resolução de Casos: para escritórios de advocacia, o tempo é dinheiro. Por isso, medir o tempo médio necessário para resolver um caso ajuda a otimizar a eficiência operacional.

O que são medidas métricas e indicadores?

Ao explorar métricas, é importante entender a diferença entre medidas métricas e indicadores, já que ambos desempenham um papel crítico na tomada de decisões nos negócios.

  • Medidas métricas: são números brutos que fornecem informações sobre um aspecto específico do seu escritório de advocacia. Por exemplo, o número total de visitantes do site em um mês é uma medida métrica;
  • Indicadores: São medidas que fornecem insights sobre o desempenho e a direção do escritório. A taxa de conversão, por exemplo, é um indicador que indica a eficácia das estratégias de marketing.

Quais métricas de escala acompanhar na advocacia?

Na advocacia, vale frisar a importância de acompanhar algumas métricas de escala principais, tais como:

1. Satisfação do cliente

A satisfação do cliente desempenha um papel crucial, já que clientes satisfeitos tendem a permanecer leais ao seu escritório, podem contratar mais serviços e recomendar seu negócio a outros.

Nesse contexto, isso pode ser avaliado por meio de indicadores como o grau de contentamento com os serviços oferecidos, o volume de reclamações e outros aspectos relacionados.

Dessa forma, ela é uma métrica valiosa na formulação de estratégias para reter aqueles que já são clientes do seu escritório.

2. Eficiência dos processos

Ter um conhecimento aprofundado sobre o tempo médio que os processos do seu escritório levam é bom para a organização do negócio, inclusive do ponto de vista financeiro.

Isso inclui o monitoramento de métricas como o tempo necessário para obter uma sentença, o período médio de protocolo ou a rapidez com que os advogados do escritório respondem a questões, entre outros.

3. Aquisição de novos clientes

É fundamental acompanhar o número de novos clientes ou a abertura de novos processos. Inclusive, é importante entender a origem desses novos clientes e as estratégias que foram eficazes em atraí-los para o seu escritório.

4. Efetividade das estratégias de marketing

Atualmente, implementar estratégias de marketing jurídico digital é essencial para qualquer escritório de advocacia, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, estabelecer KPIs (a sigla para indicadores-chave de desempenho, em português) a fim de avaliar as ações de marketing é essencial para compreender o que está gerando resultados e o que precisa ser ajustado ou eliminado da estratégia.

Isso pode envolver métricas como o tráfego do blog, cliques em anúncios e a taxa de conversão de visitantes em contatos.

5. Desempenho e responsividade dos funcionários

Embora muitas vezes negligenciada, a métrica de agilidade e desempenho dos colaboradores é importante.

Assim, é fundamental ter uma noção do tempo médio que seus funcionários levam para responder a questões ou tomar medidas importantes no escritório. Isso porque atrasos em determinadas situações podem reduzir as oportunidades de fechar novos negócios.

Você pode avaliar essa métrica, por exemplo, por meio do tempo de resposta a e-mails de clientes e do tempo médio de espera dos clientes por respostas em aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros indicadores.

Lembre-se: As métricas de desempenho na advocacia têm um papel vital ao ajudar o escritório a avaliar se seus processos e ações estão beneficiando efetivamente o negócio.

O papel do Business Intelligence na análise de métricas e indicadores

O Business Intelligence (BI) desempenha um papel vital na coleta, análise e apresentação de métricas e indicadores.

Com ferramentas de BI, é possível transformar dados brutos em informações valiosas, permitindo que donos de escritórios de advocacia tomem decisões informadas em seus negócios.

Utilizando o Business Intelligence para analisar métricas de escala

O Business Intelligence (BI) é uma disciplina que se baseia na análise de dados para tomar decisões de negócios informadas. Dessa forma, ele desempenha um papel crítico na análise de métricas de escala no marketing jurídico.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o BI pode ser aplicado:

  1. Consolidação de dados: o BI permite que você integre dados de várias fontes, como do seu site, e-mail e mídias sociais, proporcionando uma visão abrangente do desempenho;
  2. Visualização de dados: gráficos, painéis e relatórios gerados por ferramentas de BI tornam as métricas mais compreensíveis e fáceis de analisar;
  3. Previsão e tendências: o BI pode ser usado para prever tendências futuras com base no histórico de métricas, ajudando a orientar decisões estratégicas;
  4. Segmentação de clientes: com o BI, você pode segmentar seu público com base em métricas demográficas, comportamentais e outras, permitindo campanhas de marketing muito mais direcionadas;
  5. Análise de Retorno de Investimento: o BI é essencial para calcular o ROI de diferentes estratégias de marketing, ajudando a alocar recursos de forma mais eficaz.

Você pode analisar estes – e muitos outros – dados de maneira ágil e eficaz com o auxílio de um software jurídico completo, como o da ADVBOX, além de tomar decisões mais precisas a respeito do seu escritório.

Assim, você poderá gerenciar todo o escritório em seus diferentes setores, incluindo o acompanhamento de processos e prazos, a avaliação da produtividade, a gestão da comunicação, do marketing e do financeiro, entre inúmeras outras funcionalidades que não se encontram em outros softwares no mercado.

Transforme a gestão e o crescimento do seu escritório

O uso de métricas de escala no marketing jurídico, aliado ao poder do Business Intelligence, pode transformar a maneira como você gerencia e expande seu escritório de advocacia, principalmente em um bom software jurídico.

Isso porque, ao medir e analisar dados de maneira inteligente, você estará mais bem equipado para tomar decisões estratégicas, melhorar o desempenho e, finalmente, alcançar o tão sonhado crescimento sustentável.

Nesse contexto, o Software ADVBOX possibilita a integração de todo o seu escritório de forma digital e uma melhor análise de métricas com ajuda do Business Intelligence – e pode ser a chave para o sucesso duradouro no mercado jurídico em constante evolução.

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CTA ADVBOX CRM MARKETING 03
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Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

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