Escala na advocacia: entenda o que é e como escalar a sua!

Quando se fala de escala na advocacia, é preciso salientar o preparo que exige do advogado para conseguir fazer o seu escritório crescer com sustentabilidade. Isso envolve um bom planejamento estratégico e a definição de metas inteligentes, além de outras prerrogativas.
Como toda empresa, os escritórios de advocacia também são negócios que podem se tornar exponenciais. Basta ter uma visão de negócios e um perfil mais empreendedor. O melhor de tudo é que a tecnologia pode ajudar nisso.
Mas, como ter uma advocacia de escala que cresça de maneira inteligente e que seja rentável? Acompanhe a leitura, entenda mais sobre esse tema e veja 7 dicas para escalar sua advocacia!
Escala na advocacia: o que é e por que é interessante?
Embora o termo seja autoexplicativo, é importante entender a fundo o que é advocacia de escala. De maneira simples, entenda-a como um negócio jurídico que cresce a uma velocidade muito rápida.
Exemplos de empresas que iniciaram pequenas e depois se tornaram corporações bilionárias existem aos montes ao redor do mundo. Entretanto, isso não se restringe apenas às companhias de tecnologia e às do Vale do Silício. Muitos advogados podem trazer isso para o segmento jurídico e conseguir excelentes resultados.
A escala na advocacia permite que os profissionais consigam ter mais foco nas atividades que precisam ser feitas.
Imagine conseguir atender muito mais clientes e realizar seu trabalho de forma mais ágil e produtiva. E o melhor: reduzindo as chances de cometer equívocos.
Além de resultar em maior lucratividade, você consegue valorizar o seu recurso mais valioso: o tempo. Este pode ser utilizado para pensar em melhorias ou elaborar estratégias de crescimento para o negócio.
Pense na advocacia exponencial como uma linha de produção que começa a fabricar cada vez mais um determinado produto. Trazendo o exemplo para o universo jurídico, sua advocacia conseguiria oferecer ainda mais serviços e dar conta de muito mais casos que atualmente.
Está gostando do artigo até aqui? Então confira esse vídeo do canal da ADVBOX que pode ser interessante para complementar seus conhecimentos nesse tema:
Qual a relação da tecnologia com a escala na advocacia?
Um negócio precisa da tecnologia para crescer em rápida velocidade. A advocacia ainda é uma profissão muito conservadora, tendo muitos profissionais que são avessos à inovação.
No entanto, é fundamental se adequar para não perder espaço. A verdade é que essa resistência em se atualizar vai tirar o profissional do mercado em algum momento.
Com a tecnologia cada vez mais aprimorada, é possível crescer rapidamente e obter resultados significantes em um determinado tempo.
Mas então, qual é a relação da tecnologia com a advocacia de escala? Simples. O advogado possui uma rotina muito agitada.
Seu tempo é dividido entre as atividades inerentes da advocacia, funções administrativas, back office, gestão do negócio, dentre outras. O profissional que atua mais artesanalmente sabe que realiza tarefas muito repetitivas.
Tais comportamentos e serviços, que não deixam de ser essenciais, podem ser delegados para a máquina. A tecnologia os fará muito mais rapidamente, sem os riscos dos erros humanos, além de economizar muito mais tempo.
Lembre-se também que a máquina não possui limitações. Quanto mais aprimorada e mais ela aprender, mais rápido e eficiente será seu trabalho.
Atualmente, o advogado que quer ver seu negócio escalar precisa urgentemente alinhar sua competência técnica com a tecnologia. Somente assim se ganha escala no trabalho.
- Confira também: O escritório como empresa escalável.
Como escalar na advocacia? 7 dicas para pôr em prática
A escala na advocacia depende muito da visão que o advogado possui. É fundamental ter uma mentalidade progressista e ter a crença de que a tecnologia é uma grande aliada da profissão.
Além disso, é fundamental enxergar a advocacia como uma empresa escalável, não como uma mera prestação de serviços. Veja abaixo 7 dicas para escalar a sua!
1.Realize um plano estratégico
O primeiro passo é elaborar um plano estratégico para definir o que deve ser feito e as mudanças essenciais para tornar seu negócio exponencial. Estabeleça seus objetivos, as metas S.M.A.R.T e dê um prazo para elas.
2.Utilize a inteligência artificial
A inteligência artificial na advocacia pode auxiliar os profissionais a conseguir otimizar seu trabalho de diversas maneiras. Por exemplo, ela pode lhe ajudar a entender como funciona a linha de pensamento de um determinado julgador para saber se a sua ação que foi para a vara judicial dele terá mais chances de êxito ou indeferimento.
Ela permite também compreender a fundo sobre o mercado, ajudando os profissionais a analisarem o cenário e encontrar oportunidades que ninguém percebeu.
3. Aprimore seus serviços
Faça uma análise minuciosa dos serviços que você oferece e da sua área de atuação. Se você for um generalista, que tal começar a se apresentar como um especialista em um determinado segmento?
Além de definir os serviços que serão oferecidos ao público, pense em maneiras de aprimorá-los. Para entender como melhorar a prestação de serviços, verifique o que seus concorrentes fazem e o que traz resultados para eles.
4.Pense na experiência do cliente
A advocacia de escala lhe permitirá atender muito mais pessoas. Contudo, isso não significa que você deve fazer tudo de maneira robotizada.
É fundamental pensar na experiência do cliente para deixá-lo satisfeito com seus serviços. Lembre-se que os consumidores felizes voltam.
Ainda, o custo de aquisição de cliente é alto. Por isso, manter os atuais interessados no seu negócio é ainda mais lucrativo do que conquistar desconhecidos.
5. Otimize seu trabalho
Faça apenas o que deve ser feito. Ou seja, delegue tarefas que podem ser delegadas e repasse serviços para a tecnologia. Além de lhe manter mais focado e produtivo, você poderá perceber melhora em seus resultados em relação ao lucro e ao atendimento ao cliente, por exemplo.
6.Utilize um bom software jurídico
O software jurídico é uma ferramenta indispensável atualmente para qualquer escritório de advocacia. E se você quer ter uma advocacia escalável, ele é ainda mais fundamental. Esse programa pode ser utilizado para agilizar processos repetitivos e de back office.
Além disso, o software permite fazer a gestão financeira, o gerenciamento da carteira de clientes, o controle de prazos processuais, avaliar o desempenho da sua equipe, a análise dos dados do escritório e auxilia na implementação de técnicas de marketing jurídico, dentre outras funcionalidades.
Desse modo, seu escritório se torna mais produtivo, os funcionários mais focados e, consequentemente, o lucro aumenta.
7.Saiba se adaptar
Estamos na modernidade líquida, onde nada é feito para ser imutável. Por isso, a advocacia exponencial precisa aprender a se adaptar e ser tolerante aos erros. Isso significa que é sempre importante ter inteligência de mercado e ficar a par das novas atualizações, tanto no ramo jurídico quanto em relação às mudanças sociais e tecnológicas.
A escala na advocacia é possível, mas o profissional precisa abrir a mente e permitir se adaptar. Lembre-se que errar faz parte do processo e você deve aprender com isso. Por isso, comece agora a utilizar as dicas para fazer sua advocacia ser exponencial!
E se você gostou do artigo, provavelmente vai adorar saber como criar o setor comercial do seu escritório com apenas 7 dicas!


Equipe ADVBOX