renda extra como advogado
Gestão de Equipes e Liderança

Escala na advocacia e as estratégias para seu desenvolvimento

Qualquer negócio visa à prosperidade. E quanto mais rápido melhor. Assim também acontece com escritórios jurídicos. A escala na advocacia foca justamente nesse crescimento exponencial de forma rápida.

Portanto, é necessário que o advogado tenha preparo para fazer seu escritório crescer. Isso inclui visão de negócios, perfil empreendedor, mas principalmente planejamento na carreira e definição de áreas de  atuação.

Com esse artigo você entenderá:

  • Qual o plano de carreira de um advogado?
  • Quais os níveis de advogado?
  • Quais são os tipos de advocacia?
  • Qual é a melhor área do Direito para advogar?

Siga a leitura do post para compreender como conquistar a escala na advocacia!

Qual o plano de carreira de um advogado?

A advocacia em escala se conquista, principalmente a partir de um plano de carreira do profissional da área. Por meio dele, objetivos e metas são alcançados e o profissional, assim como o  seu escritório, vão prosperando.

Em outras palavras, o plano permite que as metas profissionais sejam concretizadas rapidamente e se alcance ascensão na área.

Porém, o plano pode partir não só dos profissionais como dos próprios escritórios que projetam a valorização profissional com base na formação e experiência dos colaboradores, visando, assim, à escala do negócio como um todo.

No entanto, mesmo que o escritório estabeleça um plano de carreira para seus colaboradores, o profissional deve sempre buscar sua própria escala na advocacia, traçando os caminhos que quer seguir.

E quais são as estratégias para elaborar um bom plano de carreira? Veja a seguir.

1. Conhecer o mercado jurídico

Primeiramente, o profissional precisa ter uma visão de todas as áreas da advocacia, a fim de verificar quais as melhores oportunidades e os campos mais saturados. Com toda a certeza, isso resultará, lá na frente, na escala na área.

2. Identificar tendências

Logo após analisar todas as áreas do mercado jurídico, o advogado escolhe aquelas em que possui mais afinidade, mais competência e com mais oportunidades para atuar.

3. Traçar metas

Um bom plano de carreira envolve o planejamento de metas de forma detalhada. Ou seja, é preciso que o advogado crie objetivos curtos, médios e longos na carreira para escalar o escritório.

4. Revisar metas

O plano de carreira não é algo fixo. Ele pode e deve ser revisado, pois tanto aspectos profissionais quanto pessoais podem mudar ao longo do processo. Em suma, tudo que foi planejado pode não ter mais sentido e precisar ser mudado.

5. Fazer investimentos

Investir no aprimoramento profissional é parte do plano de carreira. Portanto, além de estudar e passar na Prova da OAB os advogados devem fazer pós-graduações e mestrados para aprimorarem suas habilidades e buscarem o destaque na área.

6. Criar uma rede

Os profissionais da advocacia também devem ter uma rede de contatos diversificada no seu plano de carreira. Por consequência, isso ajudará em futuras oportunidades profissionais e auxiliará também na escala do escritório.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Quais os níveis de advogado?

As escalas do escritório de advocacia também dependem de o profissional atingir os mais altos níveis de carreira, delimitados pela experiência e formação profissional. 

Assim sendo, são quatro níveis de carreira que os advogados podem atingir.

1. Advogados Júnior

O advogado Júnior é o profissional recém-formado. Com pouca experiência, ele atua em atividades de baixa complexidade, ou seja, que não exigem profundo conhecimento jurídico. Trabalha sob a orientação e supervisão de um advogado mais experiente.

Porém, à medida que vai atuando e ganhando experiência, executa trabalhos mais profundos e participa da discussão dos casos com os clientes.

2. Advogado Pleno

Logo após o nível Júnior, o advogado atinge o nível Pleno. Nessa posição, ele pode treinar estagiários e profissionais do nível Júnior, porém são supervisionados por advogados do nível Sênior. 

Nesse estágio já é pós-graduado e possui autonomia para assumir os casos sozinho. No entanto, as decisões sobre os processos são tomadas em conjunto com o seu superior.

3. Advogado Sênior

O Advogado Sênior é aquele que realiza atividades de alta complexidade e está mais seguro para conduzir os casos sozinhos. Tem autonomia para tomar as decisões e gerenciar os processos.

O profissional nesta posição é pós-graduado, e, às vezes, tem ainda mestrado ou doutorado. Assim, esse advogado lidera os colegas e agrega muito na escala do escritório de advocacia. 

4. Advogado Master

Profissional existente apenas em alguns escritórios,  o advogado Master atua em casos muito especializados e tem autonomia sobre todos eles. Pode coordenar e orientar uma equipe ou atender um cliente específico.

Ele conta com cursos que complementam sua formação, como pós-graduação, mestrado e doutorado e possui muitos anos de profissão. Certamente, sua presença permite escalar o escritório jurídico.

Quais são os tipos de advocacia?

Para atingir a escala na advocacia, os profissionais devem também ter em mente quais são os tipos de advogados que existem. Consequentemente, compreendendo os conceitos é possível delinear o caminho que pretende tomar.

Então, quais são os tipos de advogados?

1. Advogado autônomo

O advogado Autônomo não tem vínculo com escritórios ou grupos de profissionais, pois é um empreendedor individual. Ele cuida da captação dos clientes até a parte financeira de forma que seu pequeno negócio cresça na área jurídica.

2. Advogado de escritório

O advogado pode se vincular a um escritório advocatício, sendo um colaborador dele. Dessa forma, irá desenvolver ações junto a clientes e subordinados dentro do escritório e auxiliar na sua expansão. 

3. Advogado Associado

O advogado Associado talvez seja aquele que mais se preocupa com a escala na advocacia, já que é sócio no escritório. Sua preocupação é ampla e atinge desde clientes até questões financeiras.

4. Advogado de pessoa física

O advogado de Pessoa Física atende indivíduos concretos, ou seja, seres humanos. Esses clientes trazem várias questões, como Direito de Família, oferecendo uma ampla oportunidade de crescimento no ramo advocatício.

5. Advogado de pessoa jurídica

Já o advogado de Pessoa Jurídica atende empresas, partidos políticos, ou seja, sujeitos abstratos. Tais clientes trazem um grande volume de questões de Direito Empresarial e Contratual, sendo um nicho interessante para crescer na advocacia.

6. Advogado consultivo

O advogado Consultivo orienta clientes sobre a segurança jurídica, de forma  a antever conflitos e problemas. Ou seja, ele atua como um consultor jurídico e, como resultado, evita processos judiciais.

Assim, é um nicho atraente para o profissional que procura expandir seu escritório, em especial entre grandes empresas que procuram esse tipo de advocacia.

7. Advogado contencioso

Por sua vez, o advogado Contencioso atua em casos de disputas ou conflitos. Dessa forma, tem a maior carga voltada aos processos judiciais que não envolvem crimes.

Em suma, trabalha com litígios comuns a pessoas ou empresas no cotidiano. Assim sendo, é um bom caminho para a advocacia em escala.

8. Advogado Civilista

O advogado Civil atua no campo do Direito Civil, garantindo que a sociedade funcione dentro de normas e regras que consideram direitos e deveres.

Portanto, ele soluciona conflitos de diversas naturezas, como divórcios e inventários, trazendo amplas possibilidades de escalar seu negócio.

9. Advogado Penalista

O Direito Penal, também chamado de Criminal, e suas ramificações, como o Direito Penal Empresarial, é o foco do trabalho do advogado penalista. Ele atua na defesa de seu cliente desde o escritório até as visitas na penitenciária.

Em um cenário atual de aumento da violência, escândalos envolvendo corrupção, lavagem de dinheiro, crimes ambientais, por exemplo, esse tipo de advocacia é excelente para o crescimento exponencial do escritório.

Qual é a melhor área do Direito para advogar?

A escolha das áreas mais em alta no Direito também é uma estratégia interessante para buscar o crescimento do escritório.

Afinal, com tanta concorrência e um alto número de profissionais no ramo é fundamental escolher qual área lhe dará mais oportunidades para a escala na advocacia.

Veja algumas delas: 

  • Direito Civil: defende vários interesses dos clientes Pessoa Física ou Jurídica, com base na legislação vigente;
  • Direito Trabalhista: atua em processos envolvendo desacordos entre empresa e colaboradores;
  • Direito Ambiental: trabalha para que as leis que zelam pela preservação do meio ambiente sejam cumpridas;
  • Direito do Consumidor: orienta juridicamente os consumidores sobre os seus respectivos direitos;
  • Direito Penal: atribui, com base na lei, penas e consequências para infrações cometidas em sociedade;
  • Direito Previdenciário: trata dos direitos dos cidadãos em relação à assistência e à Previdência Social;
  • Direito Digital: atua para que as normas e regras que regulam as relações no mundo on-line sejam cumpridas;
  • Direito Empresarial: resolve os conflitos de interesses que envolvem empresários ou as empresas;
  • Direito Tributário: trabalha  em casos relacionados às questões tributárias dos seus clientes;
  • Compliance Jurídico: garante que as atividades da empresa estão em conformidade com leis internas e externas.

A partir do que foi visto neste artigo, compreende-se de que forma pode-se alcançar a escala na advocacia. Estabelecer planos na carreira e escolher áreas promissoras de atuação são algumas das medidas básicas para esse crescimento.

Afinal, quem não quer sucesso na carreira e nos negócios? Gostou do assunto deste blog? Clique aqui e veja artigo que apresenta métricas de escala importantes na advocacia.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas