pje
ADVBOX

O que é migração de dados? Entenda aqui!

A migração de dados do seu escritório para um software precisa ser feita com cuidado e muita atenção. Qualquer descuido pode acarretar na perda de alguma informação importante, o que pode ser prejudicial para o seu negócio. 

Diversos problemas podem ocorrer. E mais: eles são mais comuns do que você imagina. Seria um grande estorvo perder referências de clientes, colaboradores e concorrentes, não é mesmo?

Então continue acompanhando o artigo para entender melhor o que é migração de dados e como efetuar uma transferência segura para outro sistema!

O que é migração de dados?

A migração de dados é um processo no qual se transfere uma grande quantidade de informações de um local para outro.

Por exemplo, você pode mover seus arquivos pessoais do computador para um HD externo ou para a nuvem. Nesse caso, a migração seria muito mais simples. Esse é apenas um tipo de migração de dados.

Contudo, em empresas, onde há uma imensa quantidade de informações, essa mudança ocorre em grande escala.

Qual é a importância da migração de dados?

Migrar seus dados – que estão em algum local do seu computador – para um software, traz diversas vantagens. Um bom programa possui tecnologia para protegê-los, evitando que você perca alguma informação. Além disso, ele os mantém organizados, visto que deixá-los em ordem de forma artesanal pode ser demorado, cansativo e resultar em erros.

No software, você poderá ter acesso a eles rapidamente. Além disso, a tecnologia lhe permite obter informações relevantes, as quais podem ser essenciais para determinados processos e tomada de decisões no escritório.

Em relação à migração de dados de um sistema para outro, esse fato se dá quando a ferramenta utilizada não oferece mais os benefícios desejados ou se torna obsoleta diante das inovações. 

Desse modo, de nada adianta continuar com o mesmo programa. Por isso, é sempre importante buscar uma ferramenta que receba atualizações constantes.

A migração de dados ocorre também quando o sistema utilizado não é escalável. Assim, quando o escritório deseja crescer e a ferramenta não o acompanha, a mudança se torna necessária.

Migração de Dados

Importante ressaltar que a tecnologia muda bruscamente conforme o tempo. O escritório de advocacia que se mantém sempre atualizado em relação a ela, utilizando uma ferramenta que assiste essas evoluções tem um diferencial que faz toda a diferença no mercado.

O que é migração de sistemas?

Você viu anteriormente o que é migração de dados. Outro termo muito utilizado é “migração de sistemas”. Basicamente, trata-se do mesmo tema. Contudo, a migração de sistemas ocorre justamente quando o escritório de advocacia precisa transmitir seus dados para uma nova base, ou um novo software.

A migração de dados da base de origem para uma de destino deve ser feita com muita cautela. Para transferi-los de forma correta, o responsável precisará conhecer muito bem tanto o sistema em uso quanto o novo.

Além disso, é fundamental revisar a organização dos dados, as limitações e os passos para realizar a transferência. 

Quando a migração de dados é importante?

A mudança de um sistema para outro deve ser feita pensando no bem-estar da empresa. O objetivo precisa ser sempre trazer melhorias para o escritório. 

Os principais motivos que podem resultar na migração de dados podem ser os citados anteriormente: sistema obsoleto ou limitado, ou ainda, por não ser escalável.

Além deles, você pode realizar a migração quando perceber que o suporte técnico não resolve os problemas na ferramenta ou não possui um bom atendimento, por exemplo.

Independente do motivo da migração de dados entre sistemas, é fundamental avaliar os prós e contras do software atual e estudar bem as alternativas disponíveis no mercado. 

Para isso, é preciso conversar com sua equipe e prepará-la. Se puder, envolva-a no processo de escolha do novo programa. Além disso, verifique a fundo as funcionalidades de cada software e veja o que as pessoas dizem sobre eles na internet.

Nesse processo, busque saber qual é o propósito da migração de dados. Se não existir uma razão pertinente, não há porque mudar de sistema.

Como fazer a migração de dados?

O processo de transferência de informações exige máxima atenção. Veja o procedimento da ADVBOX com a migração, ocorrendo de forma simples e segura.

O software da ADVBOX possui produtos de ativação que podem tornar essa migração muito mais simples e eficiente. São eles:

  1. Migração de dados: importação de dados cadastrais de clientes, processos, agenda e financeiro, seja qual for o arquivo que o escritório utilize, desde que seja compatível com Excel;
  2. Armazenamento em dobro: a ADVBOX, a fase de ativação proporciona a migração dos documentos digitalizados para a plataforma, onde podem ser acessados de qualquer computador, pois ficam hospedados na nuvem, possibilitando o trabalho home office;
  3. Mentoria de gestão de RH e produtividade por tarefas: treinamento do gestor e, posteriormente, da equipe para aplicação do sistema de pontuação personalizado ao escritório.

A migração de dados deve ocorrer para garantir que o seu negócio trabalhe com um software de qualidade e que atenda aos anseios da sua banca. Portanto, escolha uma ferramenta completa e que ajude seu escritório a crescer!

Que tal entender melhor o que a ADVBOX pode fazer por você? Clique no banner abaixo e veja as vantagens do software!

trial
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas