Tempo de leitura 2 Minutos

A fidelização de clientes na advocacia exige uma dedicação extra, mas gera grandes benefícios. Às vezes, fazer apenas o “trabalho do advogado bem feito” não leva o cliente a dar tanta credibilidade ao escritório. Na mesma medida, quando o escritório presta serviços de média ou baixa qualidade, clientes podem reclamar.

Imagem aérea de uma mesa.Sobre ela, um copo d'água, um notebook e uma prancheta com uma planilha.Aparecem também dois pares de mãos, de pessoas frente à frente, analisando a planilha. Foto representa estratégias para fidelização de clientes na advocacia

Manter a alta qualidade do atendimento e do serviço advocatício, além de gerenciar o escritório financeiramente, não é simples. Por isso, não é incomum encontrar reclamações de clientes em redes sociais ou até mesmo na cidade, no dia a dia. Isso interfere diretamente na imagem e no nome do escritório, ou seja, como o escritório é lembrado pela sociedade.

Veja aqui alguns problemas que aumentam as complicações de controle de qualidade que reduzem a fidelização de clientes na advocacia.

Segmentação de público mal elaborada

Mesmo com uma equipe altamente qualificada, ainda não há uma garantia de fidelização dos clientes e indicações. Isso geralmente ocorre quando se realizam tarefas e serviços de relacionamento sem uma segmentação de público adequada. Sem entender de fato as necessidades e o perfil dos clientes, é provável que não se consiga os resultados desejados.

Para lidar com tal complicação, estratégias de CRM (Gestão de relacionamento com cliente) são fundamentais.

Armazenar dados sobre o perfil e ações do cliente organizadamente é o caminho para entender as oportunidades de segmentação. É através desse passo que os escritórios podem identificar quais teses são melhores para suas estratégia e, consequentemente, quais são as necessidades de atendimento daquele determinado público.

Sistema de atendimento com problemas

Realizar um bom atendimento é o elemento principal na fidelização de clientes. Isso porque na advocacia o atendimento acontece do momento em que o cliente encontra o escritório ou advogado até o término do processo ou contratação consultiva.

Em função disso, quando o atendimento não contempla todas as necessidades de comunicação, atenção, disponibilidade e disposição de informações para o cliente adequadamente, a fidelização fica comprometida. Consequentemente, a possibilidade de conseguir indicações também.

É preciso consolidar um atendimento capaz de surpreender, indo além das formas de atendimento tradicional.

Assim, após realizar uma segmentação de público adequada, você pode ampliar os canais de comunicação do escritório. Atendimento via redes sociais e e-mail satisfazem bastante a clientela. Isso porque assim ela já não precisa se deslocar até o escritório ou fazer ligações telefônicas. Outra estratégia para fidelização é a abordagem do atendimento ativo, substituindo o atendimento reativo, que já se comprovou ineficiente.

Com ele os seus clientes estarão sempre informados sobre seus processos e compromissos judiciais antes que consigam se preocupar com as informações.

Adquirindo mais indicações com a fidelização de clientes na advocacia

Superando as complicações aqui enumeradas, com certeza virão mais indicações para seu escritório. Entender as necessidades e preferências da clientela é essencial para a fidelização de clientes na advocacia. Aproveite essas dicas para dar início a otimização de atendimento no seu escritório.

Banner para clicar e fazer download gratuito do e-book "Atendimento: transformando custos em receita"


Katiussa Bitencourt

É  jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político. Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[Infográfico]
[Infográfico]
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]