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Marketing Jurídico Digital

Não consigo atrair clientes jurídicos: o que fazer?

Muitos podem concordar como Marketing é a alma de qualquer negócio, mas muita gente não pensa muito nos clientes, o que pode acabar sendo um erro fatal.

E isso é uma situação que até mesmo os advogados mais experientes não estão dando atenção e no final do dia não entendem porque não estão conseguindo atrair clientes.

Muitos motivos podem levar a não conseguir atrair clientes, como, por exemplo, usar uma linguagem muito profissional para aqueles que não possuem um grande conhecimento sobre a área de advocacia.

Outro problema que pode fazê-lo não conseguir atrair clientes é acreditar que não há uma necessidade de pensar em arrumar mais clientes, pois o marketing de boca a boca será o suficiente.

Já damos a dica aqui é que isso não é bem verdade.

Então para ajudar a você a não cometer erros e não conseguir atrair clientes iremos dar algumas dicas para que o seu escritório seja bem sucedido e que cresça bastante no mercado.

Sem mais delongas, vamos para as dicas.

O que mais irrita o cliente no atendimento?

Um dos maiores crimes que impede o advogado de atrair clientes é fazê-los esperar por horas para atender às suas necessidades.

Isso cria uma imagem de desleixo ou, ainda pior, de preguiça.

Afinal, pense na seguinte situação: você vai comprar um sapato e nenhum vendedor fala com você ou oferece ajuda. Será que você ficaria esperando para sempre por um contato? Provavelmente não.

E isso é um dos maiores problemas não apenas para advogados, mas para qualquer empresa. Péssimo atendimento e não conseguir atrair clientes é fácil de remediar, basta trabalhar o seu relacionamento com os clientes.

Podemos citar aqui como o atendimento online pode ser não apenas eficiente e rápido, mas uma maneira de se destacar diante da concorrência. E há opções para escolher, como por exemplo:

  • WhatsApp Business: é uma plataforma criada especialmente para essa finalidade;
  • Instagram: sim, a rede social tem a opção de colocar mensagens profissionais onde os seus clientes podem agilizar o processo;
  • Facebook Messenger: muitas companhias usam a modalidade na Fanpage onde o cliente pode personalizar a mensagem e agilizar o processo.

O que fazer para atrair novos clientes?

Mencionamos acima como o contato com o seu cliente é essencial e um atendimento ruim é a razão para não conseguir atrair clientes.

E saber os dados corretos do seu cliente pode fazer uma grande diferença no futuro. Dessa forma, damos aqui a dica: pegue as informações mesmo sem ter toda certeza se você irá trabalhar com ele.

E para que possa parar de falar “não consigo atrair clientes” damos duas opções de como você pode manter os dados em boas condições:

  • Escrever à mão usando fichas de papel e colocando em pastas organizadas para uma futura oportunidade. Contudo, essa é uma opção que traz diversas desvantagens;
  • Utilizar um software para isso. Com ele é possível otimizar a maior parte desse processo facilitando muito a retenção de dados essenciais.

Com isso o seu cliente irá ficar impressionado e voltará para novos serviços ou então irá indicar para outras pessoas.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como atrair a atenção de clientes?

Um dos casos que mais enganam os advogados, especialmente os mais novos, é acreditar que a sua memória será o suficiente.

E essa crença é um dos motivos para não conseguir atrair clientes, afinal, é impossível guardar todos os detalhes do seu cliente na sua mente e não confundir com o seu próximo cliente.

Para impedir que você, adovogado, enfrente uma situação desconfortável em que você oferece uma informação errada ou criar uma estratégia legal equivocada para o seu cliente aconselhamos usar:

Qual a melhor estratégia para atrair clientes?

A palavra chave para atrair o seu cliente é o atendimento. Um dos motivos para não conseguir atrair clientes é uma equipe que saiba como se comunicar com as pessoas da melhor maneira possível.

Caso a sua equipe não tenha competência nessa capacidade, é essencial que invista em aperfeiçoamento nessa questão.

Invista em workshops, cursos especializantes e até mesmo a leitura de conteúdos específicos sobre o assunto.

Como atrair clientes com o site?

O que faz muitos advogados não conseguirem atrair clientes é ter um site que não esteja bem preparado. Um website é uma ótima maneira para se comunicar com os seus leitores.

E para criar um blog que crie uma boa comunicação com os seus leitores e convença elas a se tornarem clientes, basta seguir os seguintes passos:

  • Site responsivo: como muitos brasileiros utilizam celulares para acessar sites e redes sociais e é importante que o seu site possa se adaptar corretamente na tela do celular ou no tablet senão, o leitor fecha o site sem pensar duas vezes;
  • Ter um design relevante a sua profissão: ao criar um site para se comunicar é preciso pensar em imagens e cores que sejam coerentes com o seu tema;
  • Atualizar o seu conteúdo: o problema é que muitos blogueiros acreditam que postar quando querem é a maneira certa de não conseguir atrair clientes. Você precisa de uma estratégia e para as atualizações do seu blog de uma maneira que atice a curiosidade do seu leitor.

O seu site funciona como um escritório online onde se bem arrumado e preparado irá atrair os leitores a conhecer os seus serviços.

E lembrando que todas as dicas dadas são opções que não apenas garante o sucesso em ganhar mais clientes, mas também são dicas que não violam o Código de Ética da OAB, ou seja, você pode seguir essas dicas e promover o seu trabalho tranquilamente.

Como funciona marketing jurídico?

Não consigo atrair clientes é uma frase que nunca mais será dita uma vez que seguir a nossa última dica: usar marketing jurídico.

Falamos bem no início deste artigo o quanto o marketing é essencial para qualquer negócio, e essa lógica funciona para a advocacia.

O marketing jurídico respeita o Código de Ética da OAB, porque não é permitido a um advogado se referir aos seus serviços do mesmo jeito que uma empresa faria com um produto diário.

Com o Marketing jurídico podemos obter as seguintes opções:

  • Obter palavras chaves que melhoram o posicionamento dos artigos, conseguindo, assim, colocá-los na primeira página do Google. E usar as melhores palavras chaves que possam ilustrar o seu artigo melhor;
  • Utilizar as redes sociais de uma forma inteligente para divulgar os seus serviços de uma forma digna e que não infrinja o código de ética dos advogados.

Concluindo, se seguir as nossas dicas poderá considerar coisa do passado falar “não consigo atrair clientes”.

Contudo, expressamos uma pequena advertência: embora as dicas ajudem, não existe sucesso instantâneo, ou seja, é necessário ter paciência para assim conseguir cumprir as suas metas e continuar a sendo um advogado com muitos clientes e bastante sucesso.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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