Ferramentas de gestão de contrato: como melhorar a sua eficiência
Gestão de Equipes e Liderança

Quais suas características da autogestão?

Se você é um advogado em um escritório de advocacia, certamente está familiarizado com a intensidade e a complexidade do ambiente jurídico. Por isso, entender o que é autogestão pode ser uma ótima iniciativa para facilitar o trabalho diário.

Afinal, lidar com casos, clientes e prazos pode ser desafiador, mas a autogestão pode ser uma ferramenta crucial para otimizar o desempenho e a satisfação profissional. Portanto, encontrar alternativas para garantir mais eficiência, assertividade e otimização de tarefas.

Pensando nisso, neste conteúdo exploraremos o que é autogestão, sua importância no contexto jurídico, as principais características que a definem e algumas dicas práticas sobre como implementá-la em sua rotina.

O que é autogestão?

De modo geral, a autogestão é um conceito que envolve a habilidade de gerenciar eficientemente o tempo, os recursos e as tarefas, de forma a maximizar a produtividade e alcançar os objetivos profissionais e pessoais. 

Para advogados, a autogestão torna-se especialmente crucial, considerando as demandas específicas do campo jurídico, que muitas vezes exige uma abordagem multitarefa e uma atenção meticulosa aos detalhes.

Com isso, a autogestão é importante para proporcionar aos profissionais maior autonomia e controle sobre suas atividades, levando em consideração metas e objetivos traçados anteriormente e em conjunto.

Assim, garantir uma maior colaboração, na qual todos os membros são parte de um só grupo, com os mesmos objetivos. 

Entretanto, é válido ressaltar que a autogestão está diretamente relacionada a desempenho, tomada de decisões e iniciativas que tornem a rotina mais eficiente.

Quais são as características de autogestão?

Depois de entender o que é autogestão, compreender suas características é ainda mais fácil. Primeiramente, podemos destacar uma das principais: a definição de metas claras.

Desse modo, é fundamental estabelecer metas específicas e mensuráveis para seus casos e projetos, facilitando o planejamento e a execução.

Além disso, temos também a priorização de tarefas, ou seja, identificar as tarefas mais importantes e urgentes, garantindo que você esteja focado nas atividades que realmente contribuem para seus objetivos.

O gerenciamento eficaz do tempo também é essencial. Para isso, é fundamental utilizar ferramentas para maximizar a eficiência ao longo do dia. Logo, impacta na produtividade máxima por parte dos colaboradores.

Uma quarta característica importante é a comunicação transparente, através do relacionamento aberto e transparente com colegas, clientes e equipe de suporte, evitando mal-entendidos e retrabalhos.

Por fim, temos o aprendizado contínuo. Assim, é crucial que o escritório e seus profissionais estejam sempre atualizados sobre as mudanças na legislação e em outras áreas relevantes para a prática jurídica, investindo no desenvolvimento profissional constante.

Por que entender o que é autogestão é importante?

Em resumo, a autogestão é fundamental para melhorar a eficiência dentro do escritório de advocacia, reduzindo processos burocráticos, agilizando tomadas de decisões e otimizando tarefas. 

Portanto, através de uma gestão eficiente tem influência direta no engajamento dos profissionais, criando mais participação e interação para alcançar objetivos traçados.

A autogestão também é importante para o desenvolvimento profissional, uma vez que valoriza o aprendizado contínuo e a busca por novas habilidades e conhecimentos. 

Além disso, também ajuda na consolidação de uma equipe mais qualificada, facilitando a execução das tarefas e facilitando a adaptação de novos talentos. Por isso, a autogestão é importante para proporcionar resultados mais eficientes, melhorando a satisfação do cliente. 

Afinal, o atendimento passa a ser muito mais ágil, eficiente e personalizado. Logo, ajudando na melhora da reputação do escritório e na atração de novos clientes.

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Importância da tecnologia para facilitar a autogestão

Para o desenvolvimento de uma boa autogestão a tecnologia desempenha um papel essencial. Isso porque, ferramentas tecnológicas podem auxiliar na melhor organização de documentos, gestão de tempo e controle de atividades. 

Para proporcionar maior autonomia aos profissionais é importante implementar um sistema capaz de organizar e controlar as atividades individuais e coletivas. Para isso, a ADVBOX conta com o gerenciador de pontuação por tarefas, o Taskscore.

A partir dele é possível acelerar o fluxo de trabalho, com todas as atividades registradas, com determinação de prazos e alertas para o responsável. Com isso, proporcionando uma visão ampla para o gestor jurídico, garantindo eficiência e agilidade na tomada de decisões.

Além disso, através do layout prático do sistema, ele conta com funcionamento completo na nuvem, gerando máxima proteção e praticidade, podendo ser acessado de forma ilimitada. Portanto, um sistema capaz de otimizar processos, proporcionar um trabalho mais autônomo sem afetar a qualidade de cada etapa. 

Como fazer a autogestão?

Com todas as informações apresentadas até então, uma gestão de qualidade passa pela boa implementação da autogestão em um escritório de advocacia. Por isso, separamos 5 passos a serem seguidos para aumentar o sucesso nessa empreitada. Confira!

  • Estimule a cultura organizacional;
  • Incentive a participação assídua;
  • Defina metas e objetivos;
  • Invista em treinamentos e capacitação;
  • Tenha uma avaliação contínua.

1. Estimule a cultura organizacional

O primeiro passo para a implementação da autogestão é estimular e desenvolver uma cultura organizacional forte dentro do escritório. Assim, os profissionais envolvidos poderão ter um ambiente de trabalho mais colaborativo, através de ideais e valores a serem compartilhados. 

Esse desenvolvimento é importante para tornar a adaptação de novos talentos mais fácil, além de auxiliar na redução de taxas de turnover. Afinal, profissionais satisfeitos e engajados tendem a ficar mais tempo em um mesmo escritório. 

Portanto, uma cultura organizacional forte garante que as interações entre os profissionais aconteçam de forma mais orgânica, favorecendo para a melhora da autogestão. 

2. Incentive a participação assídua

Em paralelo ao desenvolvimento da cultura organizacional, é muito importante incentivar a interação frequente dos profissionais. Assim, é essencial para o sucesso do escritório que os advogados e outros profissionais se sintam confortáveis para expor opiniões e tomarem decisões. 

Desse modo, desenvolver canais de comunicação abertos, com menor hierarquização das funções, ajuda na colaboração. Para isso, é importante que os profissionais se sintam parte de um projeto, com valorização constante e incentivo a um ambiente de trabalho saudável.

3. Defina metas e objetivos

Envolver a equipe na definição de metas e objetivos é uma ótima maneira de buscar a colaboração e participação dos profissionais. Isso porque, com diferentes visões é possível ter um conhecimento sobre pontos a serem melhorados dentro do escritório. 

Além disso, é importante que as metas sejam determinadas com prazos diferentes, buscando manter os profissionais sempre engajados com os objetivos traçados. Nesse momento, é importante que os colaboradores tenham as melhores ferramentas e possibilidades de conquistarem as metas almejadas.

4. Invista em treinamentos e capacitação

Por isso, o quarto passo para a implementação da autogestão é o investimento frequente em treinamentos e capacitações. Assim, é possível que os profissionais se tornem cada vez mais qualificados, a partir de novas habilidades e conhecimentos. 

Essa iniciativa, através de cursos, palestras e workshops, certamente, ajuda na maior participação dos profissionais. Isso porque, através de novas competências passam a ser mais questionadores e comprometidos com os objetivos do escritório, criando um ambiente de trabalho mais competitivo e eficiente. 

Essa estratégia também é importante para o desenvolvimento profissional individual, também ajudando na retenção de profissionais. 

5. Tenha uma avaliação contínua

Por fim, para ter sucesso na implementação da autogestão é muito importante uma avaliação regular sobre todos os passos já citados. Essa prática é essencial para encontrar pontos de melhorias, determinando ajustes ideais para melhorar a eficiência e garantir resultados ainda melhores. 

Para isso, é muito importante a valorização da política do feedback, avaliando o desempenho individual e coletivo. Assim, é possível traçar planos de desenvolvimento profissional para cada profissional, de acordo com suas necessidades.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas