Tecnologia jurídica: como ela impulsiona o empreendedorismo
Advocacia

Como realizar a otimização do escritório digital?

A otimização do escritório digital é uma forma de deixar o ambiente de trabalho mais eficiente e a equipe mais produtiva. Dessa forma, é preciso ressaltar que o avanço da tecnologia permite que as instituições inovem seus processos internos. 

Logo, na advocacia não é diferente, tendo em vista que os profissionais podem ter um escritório digital para oferecer os seus serviços jurídicos. Atualmente, pode-se fazer boa parte dos atendimentos de forma eletrônica. 

Continue a leitura e saiba como otimizar o seu escritório digital e como a ADVBOX pode ajudá-lo! 

Como funciona um escritório digital? 

Nos últimos anos, diversas empresas e seus funcionários aprenderam novos modelos de trabalho, como o home-office e o trabalho remoto. Nessas duas modalidades os colaboradores exercem sua função fora do escritório físico, ou seja, em casa. 

Nesse sentido, os profissionais estão buscando formas flexíveis de trabalho e oferecem diversos benefícios para o dia a dia. Logo, o escritório consiste em uma boa alternativa para os advogados que desejam comodidade e tranquilidade no dia a dia. 

O escritório de advocacia pode apresentar diferentes formatos, sendo que isso dependerá diretamente dos recursos disponíveis do advogado e dos serviços oferecidos pelo profissional. 

Saiba que o escritório digital para os advogados é uma forma de melhorar e otimizar os atendimentos. Para garantir um ambiente produtivo, é necessário contar com boas ferramentas tecnológicas, uma vez que elas ajudam na realização das atividades. 

Um escritório que atua de forma online não necessita de uma sede física. Os especialistas precisam analisar, fazer e gerenciar e entrar em contato com os clientes por meio de soluções digitais. 

Como montar um escritório digital?

Saber montar um escritório digital é fundamental para deixá-lo mais otimizado e, assim, alcançar bons resultados. Independente se a organização é presencial ou virtual, a documentação precisa estar em dia. Além do mais, é preciso ficar atento às dicas para conseguir ter um local produtivo. Veja, a seguir, quais são elas! 

1. Tenha uma boa estratégia de posicionamento 

Um advogado que deseja se destacar no mercado digital precisa elaborar uma eficiente estratégia de posicionamento. Isso porque ela contribui na captação de fidelização dos clientes. Dessa forma, é fundamental manter o negócio ativo e bem posicionado no mercado.

Além disso, é preciso ter em mente que a concorrência está ficando cada vez mais acirrada. Assim, é preciso ter metodologias que ajudarão na conquista de novos clientes. O comportamento do consumidor também mudou, atualmente eles procuram por profissionais que conseguem oferecer um trabalho bem feito e otimizado. 

 Nesse panorama, estabelecer uma estratégia de posicionamento fará com que seu escritório se torne referência no mercado e alcance excelentes resultados. Saiba que as ferramentas da ADVBOX são importantes aliadas durante esse momento. 

2. Invista em marketing digital 

Apesar do advogado ter restrições relacionadas ao código de ética da OAB, o especialista pode investir em estratégias de marketing que não violam o código são extremamente recomendadas. 

Com um bom marketing digital, o seu escritório de advocacia é capaz de chamar a atenção de muito mais clientes. Pois, você consegue mostrar para o público os seus serviços e a qualidade. 

3. Utilize boas ferramentas de gestão jurídica 

É fundamental avaliar quais as principais dores e desejos do escritório virtual. Os softwares jurídicos da ADVBOX apresentam importantes funcionalidades, como a de fazer controle dos clientes e as atividades dos colaboradores. 

Desse modo, é preciso ressaltar que é possível economizar tempo e recursos financeiros de forma considerável, pois o trabalho fica mais otimizado e produtivo. As ferramentas da ADVBOX visam garantir uma empresa cada vez mais produtiva. 

4. Armazene os dados na nuvem 

Ninguém deseja perder os dados e informações pessoais do cliente, não é mesmo? Diversos softwares da ADVBOX apresentam a funcionalidade de armazenamento na nuvem. Desse modo, seus documentos podem ser armazenados em risco de serem perdidos. 

Não se esqueça que é fundamental manter a segurança dos dados dos clientes. Em caso de perda a reputação do seu escritório pode ficar afetada e, consequentemente, diversos clientes podem parar de fazer negócio com você. Sendo assim, contar com a ADVBOX é um importante diferencial. 

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Como a ADVBOX pode ajudar a otimização do escritório digital?

Como já foi mencionado, o escritório começa a existir quando toda a prestação de serviço aconteça de forma digitalizada. Contudo, é possível ter um escritório com as informações digitalizadas, mas continue atendendo presencialmente. 

A saber, diversas informações podem ser digitalizadas, como sequência de tarefas, nível de produtividade diário, semanal, mensal, taxa de procedência e improcedência dos processos, registros de atendimentos, cadastro dos clientes, fotos de petição, contratos, dados financeiros e entre outros. Confira os pontos que envolve um escritório digital: 

  • Marketing digital; 
  • Atendimento apenas em canais online; 
  • Negociação e fechamento de contratos online; 
  • Arquivo de documentos online; 
  • Trabalho da equipe remoto; 
  • Controle de pessoa focado em pontuação por tarefas; 
  • Gestão de parcerias online; 
  • Gestão de conhecimento digitalizado. 

Logo, ao contar com um o Sistema de Pontuação de Tarefas da ADVBOX é possível deixar a rotina do escritório mais otimizada.

Isso porque o Taskscore consiste em uma ferramenta valiosa para o aumento da produtividade e para melhorar a eficiência na área, aumentando a motivação para trabalhar na advocacia.  

Sistema de Pontuação por Tarefas 

A ADVBOX apresenta importantes sistemas, sendo que eles ajudam na rotina da empresa e na produtividade dos colaboradores. Com o Sistema de Pontuação por Tarefas, por exemplo, já é possível perceber aumento na margem e será possível traçar estratégias mais assertivas. 

Desse modo, com a ferramenta o advogado consegue ter um escritório mais produtivo e eficiente, além de deixar a equipe mais motivada. Isso acontece porque cada colaborador recebe uma determinada pontuação ao realizar tarefas simples e complexas. 

Consiste em uma excelente forma de aumentar a produtividade e melhorar os resultados do escritório, tendo em vista que eles têm importantes benefícios ao realizarem suas obrigações.

Para que não fique dúvidas, saiba que o Taskscore é uma métrica que analisa a eficácia na gestão de tarefas e do escritório.

Ele permite que o gestor do escritório consiga priorizar, acompanhar, otimizar as atividades e, assim, garantir que nenhuma falha ou gargalo fique de lado. Fique por dentro de mais vantagens: 

  • Acompanhamento de prazos;
  • Gestão de casos eficientes; 
  • Priorização de tarefas críticas;
  • Melhor colaboração.

1. Acompanhamento de prazos

O Taskscore evita que aconteça atrasos nas obrigações do dia a dia.

2. Gestão de casos eficientes

Ajuda a manter o controle de todos os aspectos de um caso, desde prazos até tarefas mais específicas.

3. Priorização de tarefas críticas

Por meio da solução é possível identificar rapidamente as tarefas críticas e priorizá-las, garantindo que nenhuma atividade importante fique para última hora.

4. Melhor colaboração

O Taskscore facilita a distribuição de tarefas e o acompanhamento do progresso de cada membro do escritório. 

Portanto, a otimização do escritório digital consiste em um importante diferencial. Pois, garante que as atividades sejam bem executadas e os gargalos minorados.

Para garantir processos mais rápidos e eficientes, é válido contar com o auxílio das ferramentas da ADVBOX. Como foi abordado, a rotina fica mais produtiva e eficiente, uma vez que os colaboradores realizam as atividades de acordo com as necessidades e conseguem ter um maior controle. 

Gostou do conteúdo que preparamos para você? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito de nossas soluções!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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