Controladoria Jurídica Nelson Wilians
Controladoria jurídica

Perfil do advogado controller jurídico: veja o que é preciso para ser um profissional eficiente!

O perfil do advogado controller é totalmente diferente daquele que exerce a advocacia. Para trabalhar com controladoria jurídica esqueça certas habilidades que dizem ser necessárias a um bom advogado.

Na maior parte das vezes os dois cargos são completamente distintos.

O controller, ao contrário do advogado atuante na advocacia, não realiza diversas das atividades inerentes a essa última profissão. O primeiro passo para encontrar um bom profissional é justamente entender que não basta somente ter a OAB ativa e anos de experiência acumulada na advocacia.

Acompanhe a leitura e compreenda mais sobre o perfil do advogado controller para poder escolher o melhor para a controladoria do seu escritório!

O que faz um advogado Controller?

Mais conhecido como controlador jurídico, trata-se de um profissional que atua no setor de controladoria jurídica, geralmente ocupando o cargo líder da equipe deste departamento. 

Esse profissional atua principalmente na gestão do escritório de advocacia. Isso significa que ele não trabalha em funções comumente designadas aos advogados focados na produção jurídica, mas sim nas de gerenciamento e controle do fluxo de trabalho do escritório. 

O advogado controller, por mais que tenha OAB ativa e experiência na advocacia, realiza atividades de back office, que são aquelas essenciais para o andamento do exercício da advocacia, mas que não necessariamente se relacionam com ela de maneira evidente e frontal.

Por exemplo, ele pode ser encarregado de deveres como: protocolo de documentos, contratação de correspondentes, emissão de guias, adequação de dados dos clientes no sistema, controle de prazos judiciais e compromissos do escritório, análise de desempenho da equipe, dentre outras.

Seja em grandes bancas ou em escritórios menores, o advogado controller é um profissional indispensável para a gestão do escritório. 

Embora grande parte dos escritórios de advocacia ainda exija que o controller jurídico seja um jurista com experiência na área, a verdade é que essa função pode ser exercida por profissionais com outras formações distintas. 

O controller é também muito requisitado em diversas empresas dos mais variados segmentos do mercado. Muitas delas contratam gestores que podem ter formação diversa, como Engenharia e Administração.

Contudo, em escritórios de advocacia, a preferência é sempre por um advogado. Isso se dá pois é fundamental entender a rotina dos demais colegas da profissão, o funcionamento do poder judiciário, além de ter conhecimento jurídico aprofundado.

O que o Controller precisa saber?

Como dito anteriormente, o controller jurídico pode ser entendido como o profissional responsável por coordenar a controladoria jurídica, setor que cumpre um papel essencial nos escritórios de advocacia.

O papel da controladoria jurídica é o de controle e gestão. Ou seja, esse setor estratégico auxilia todo o escritório a manter processos e atividades organizadas, evitando descontrole, desentendimentos e, principalmente, perda de produtividade.

Esse departamento aumenta o desempenho dos advogados, pois estes passam a poder focar apenas nas atividades inerentes à advocacia.

Existem diversas tarefas importantes que esses profissionais precisam executar, mas que tomam muito tempo deles. Desse modo, delegá-las à controladoria melhora muito a performance dos advogados.

controladoria jurídica

Outra função da controladoria é emitir relatórios de desempenho, auxiliando na análise do trabalho de todos os colaboradores do escritório. Desse modo, é possível contribuir para a melhoria da atuação desses funcionários, além de revisar processos para aprimorá-los.

A controladoria jurídica, além de ter funções de gestão e organização, também contribui para evitar prejuízos. Ao analisar os dados do escritório, ela consegue prever possíveis problemas e auxiliar na tomada de decisão dos sócios em relação ao negócio.

Contudo, para que o setor seja eficiente, é fundamental escolher um advogado controller com conhecimento, uma vez que ele será o líder do departamento. Além disso, é necessário formar uma excelente equipe auxiliar nas suas atribuições. 

Quem pode ser controller jurídico?

O advogado que deseja se tornar um controller jurídico precisa se especializar. Isso significa que não basta apenas comprovar que possui uma OAB ativa e que já atuou na advocacia, é preciso demonstrar conhecimentos específicos à área de atuação.

A experiência na área jurídica, seja no contencioso ou no consultivo, pode ser importante porque comprova que o profissional sabe das rotinas e desafios de um advogado. Além disso, é um indicativo de que entende do funcionamento do poder judiciário.

Mas para ser controller só isso não é suficiente. O ideal é que o advogado procure se especializar com cursos de gestão e controladoria, principalmente os focados especificamente em controladoria jurídica.

Não é preciso ter uma graduação complementar em gestão ou administração, mas buscar treinamentos que ensinem as funções de um controller jurídico de forma prática e objetiva é primordial para uma atuação exemplar. 

Inclusive, a ADVBOX, sabendo da importância desse profissional nos escritórios, criou um dos cursos mais completos do mercado, lançando a Formação de Controller Jurídico e é hoje a melhor qualificação para os advogados que desejam atuar nessa área.

Perfil do advogado controller

O treinamento acontece totalmente online. Desse modo, você consegue estudar no tempo e ritmo que for mais adequando à sua rotina. Nele, é ensinado desde o básico sobre a organização do departamento de controladoria jurídica até a realização de uma gestão de dados eficiente do escritório. 

Ao final você será certificado para atuar em qualquer escritório de advocacia no Brasil!

Se preparar e buscar conhecimento é fundamental. Portanto, atualize-se e torne-se um profissional eficiente com o melhor treinamento disponível no mercado!

Qual o perfil de um controller jurídico?

Como citado nesse mesmo artigo, o controller jurídico não necessariamente precisa ser um advogado e existem diversos profissionais com outras formações diversas e que exercem esse cargo.

Contudo, em alguns casos é indicado que o seja, visto que grande parte dos escritórios buscam interessados que tenham formação em Direito e experiência na advocacia.

Sendo assim, além do conhecimento jurídico, é aconselhável que o advogado controller:

  • Tenha treinamentos em controladoria jurídica;
  • Possua noções de gestão e administração;
  • Comprove experiência com softwares jurídicos.

Além disso, é fundamental ter atenção ao perfil pessoal do advogado controller.

Para esse profissional ter uma atuação eficaz, ele deverá ser organizado, proativo, saber administrar pessoas, ser aberto às novas tecnologias, se comunicar muito bem e ter noçoes de liderança, dentre outras atribuições.

Inclusive, para saber mais sobre o perfil do advogado controller ideal para um escritório de advocacia, principalmente os que desejam ser digitais e escaláveis, confira o artigo O que é controladoria jurídica e como funciona.

Quais as funções de um controller?

O controller jurídico precisa ser hábil em diversos aspectos, como citado anteriormente. Porém, todo o esforço realizado por esse profissional vale a pena se forem considerados os possíveis ganhos financeiros.

Os rendimentos desse profissional podem variar bastante, uma vez que existem diversas questões que podem influenciar no quanto um advogado controller pode receber.

O nível de experiência, o grau de conhecimento e as formações podem definir se o profissional terá um salário de iniciante ou sênior. Contudo, a carreira pode ser promissora e muitos escritórios podem desenvolver um plano para o profissional crescer no escritório.

Conforme o site Talent, a média salarial de um controller jurídico é de R$ 3.500,00 por mês. Contudo, os valores também podem variar conforme a região e o escritório. Por isso, a dica é conversar com outros colegas para compreender melhor esse assunto. 

O perfil do advogado controller precisa ser considerado no momento de contratar alguém para atuar na controladoria jurídica do seu escritório.

Isso porque, como já explicado acima, as funções dele se diferem muito das relacionadas à advocacia. Sendo assim, as habilidades também podem ser distintas, bem como o aperfeiçoamento profissional. 

Portanto, entenda bem o trabalho da controladoria, verifique as habilidades essenciais e o quanto o profissional estudou para se especializar. Assim, você saberá escolher o mais indicado para o seu escritório!

Perfil do advogado controller
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas