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Persona Consumerista: descubra como atrair os clientes certos!

Em primeiro lugar, você já ouviu falar em persona consumerista? Um importante termo para a equipe de marketing do seu escritório, a persona é aquele cliente ideal que você deseja ter no seu negócio.

No direito do consumidor, esse personagem vira a persona consumerista e pode ajudar, por exemplo, na definição da estratégia de marketing de conteúdo e campanhas de atração de clientes. Mas, esta não é uma tarefa fácil, uma vez que requer estudos.

Por isso, se você advogado quer saber como criar a sua persona consumerista e atrair cada vez com mais efetividade o seu público alvo, este conteúdo é para você.

O que é persona?

Em resumo, a persona, ou buyer persona, é um personagem fictício, criado por você, ou seu time de marketing , que retrata exatamente o perfil de cliente ideal para o seu negócio.

Outrossim, é importante destacar que essa persona é construída com dados reais e passa por uma análise profunda da sua base de clientes para a construção da mesma. Além disso, é possível fazer mais de uma persona para o seu negócio, de acordo com a personalidade e os produtos que estão sendo oferecidos.

A criação desta persona é importante para trabalhar o marketing do seu escritório de forma mais efetiva e atrair cada vez mais o público alvo ideal.

O que é Persona Consumerista?

Em seguida, temos a persona consumerista, que cumpre o mesmo papel descrito acima, mas é voltada exclusivamente para o mercado do direito do consumidor. Ou seja, é o perfil exato de público que o advogado (ou escritório) que atua com direito do consumidor deseja atrair.

Como dito acima, a persona é importante para ter um trabalho eficiente na atração de leads e, desta forma, poupar esforços e custos com clientes que não são o perfil ideal e tem menos potencial de fechar um contrato.

Por isso, se você deseja entender quem é o seu público alvo ideal e ter um bom marketing, precisa construir a sua persona consumerista.

Quer saber como fazer isso? Continue lendo!

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Como definir a buyer persona?

Em primeiro ponto, é preciso entender que a persona é o perfil ideal que você deseja atender, ou seja, o cliente perfeito, aquele que exige menos esforços e dá mais resultados, que dá menos problemas, etc. Enfim, a persona consumerista é o cliente dos sonhos.

E para construir sua persona consumerista com maior exatidão é preciso analisar a sua base de clientes. Desta forma, você consegue verificar quais casos obtiveram êxito e aqueles que não obtiveram, e traçar paralelos sobre os tipos de clientes.

Outrossim, é preciso prestar atenção em alguns critérios na hora de analisar esses perfis para construir sua persona:

1. Idade

Um dos principais fatores para definir sua persona consumerista é saber a idade do seu cliente ideal, lembrando que é possível ter mais de uma persona, pois isso irá ditar muito da sua estratégia de atração.

Por exemplo, uma pessoa de 23 anos é altamente conectada, está presente em redes sociais e sites o dia todo, e é heavy user de celular. 

Logo, ao pensar em sua estratégia de marketing, as redes sociais precisam ser o seu principal ponto de contato e o seu site e conteúdos precisam ser responsivos, ou seja, se adaptarem a diferentes dispositivos.

Além disso, a idade influencia na linguagem e no valor que a pessoa está disposta a gastar em um serviço.

2. Características demográficas

Você já parou para pensar onde o seu público alvo ideal mora? Este pode não parecer um fator essencial, mas pode influenciar diretamente na personalização de campanhas do seu time de marketing e na linguagem que você deverá utilizar, além de facilitar a definição de custo do seu serviço.

Ou seja, o seu cliente é da zona sul do Rio de Janeiro, por exemplo, ele provavelmente tem uma condição de vida melhor, está procurando conteúdos mais aprofundados sobre o setor e está disposto a pagar mais pelo serviço.

Logo, entender onde está a sua persona consumerista é essencial para uma boa estratégia de marketing.

3. Profissão e comportamento

Por último, mas não menos importante, você deve entender em que momento profissional seu cliente ideal está e qual o comportamento dele.

Nesse sentido, é preciso analisar: ele é estagiário, um empresário de uma startup ou o CEO de uma grande empresa? Tem filhos, é casado, solteiro? Se desloca todos os dias para o trabalho? Frequenta quais tipos de estabelecimento?

A saber, todas essas informações irão te ajudar a construir um perfil ideal de cliente e produzir conteúdos cada vez mais direcionados.

Se o seu cliente ideal neste momento, ou seja, aquele que você deseja atingir, é um estagiário, a probabilidade dele ter um imóvel ou carro próprio são muito pequenas.

Logo, ele não quer saber sobre direitos dos consumidores que possuem imóveis, mas sim sobre direitos dos consumidores online, por exemplo.

4. Exemplos de persona consumerista

#Mariana, 23 anos, solteira e estudante

Se você está buscando clientes jovens, que talvez não adquiram produtos de valores tão elevados, mas são em grande número e estão cada vez mais interessados em saber sobre seus direitos, entender e atrair a geração z pode ser uma boa estratégia.

Por exemplo, a persona que descrevemos acima pode estar inserida em aplicativos de namoro, gostar de viajar e constantemente realizar compras online, logo, em suas buscas no google, assuntos como:

  • Direitos dos consumidor em compras online;
  • Insatisfação com serviços;
  • Direitos do consumidor em caso de exposição indesejada na internet;
  • Práticas ilegais na internet;
  • Direitos do consumidor em viagens.

Outrossim, é importante lembrar que esse público está inserido nas redes sociais, logo sua comunicação deve ser focada nestas redes e, de preferência com conteúdos curtos e dinâmicos.

#Alfredo, 54 anos, gerente de produção

Como dito, podemos pensar em mais de uma persona para o seu negócio. Por isso, se o seu desejo é atrair um público com maior poder de aquisição, que pode estar inserido em um mercado mais rentável e adquirir produtos mais caros, esta pode ser parecida com sua persona consumerista ideal.

Alfredo é casado, tem 54 anos, 2 filhos, troca de carro todos os anos e gosta de sempre ter o último Rolex lançado. Logo, os assuntos que Alfredo está procurando são:

  • Direitos de consumidores relacionados a imóveis e carros próprios;
  • Direitos de consumidores no caso de compra de produtos com defeitos;
  • Deveres de concessionárias e lojas.

Ainda, este perfil de consumidor é muito mais propenso a ler o e-mail todos os dias. Por isso, o e-mail marketing deve estar incluído em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Apesar de termos mostrado duas variações de persona, é importante lembrar que a sua persona pode ter um comportamento totalmente diferente.

Por isso, dedique um tempo para entender e construir aquela que é ideal para você, bem como para pensar uma estratégia de conteúdo eficiente para alavancar seu negócio.

Agora que você entendeu como a criação da sua persona consumerista irá influenciar diretamente não apenas no marketing, mas em todo o negócio, e te ajudar a conquistar ainda mais resultados, é preciso estudar e montar a sua.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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