A imagem mostra um homem comprando produtos de uma mulher em um balcão. O direito do consumidor é fundamental para garantir práticas de consumo justas e adequadas para quem consome.
ADVBOX

Dicas para Advocacia no Direito do Consumidor

A maioria dos advogados não poderia imaginar que os meios de trabalho na área jurídica mudariam tanto, e de forma tão acelerada, a ponto de ser possível trabalhar de maneira 100% digital. 

E para falar a verdade, muitos ainda pensam assim.

Já é possível encontrar exemplos que comprovam que essa modalidade de trabalho não só é possível, como tem tido uma aderência vasta e significativa por aqueles que buscam os serviços advocatícios.

Isso é fruto das mudanças que a tecnologia trouxe para o nosso dia a dia. Se as formas como nos comunicamos, interagimos e consumimos se transformaram nos últimos tempos, porque o modo de trabalhar na advocacia não mudaria?

Como usar a tecnologia no direito do consumidor?

O Direito do Consumidor é uma das categorias do Direito que mais tem a ganhar com a transição tecnológica, incluindo os advogados autônomos

O consumo pela internet já está consolidado em nossa sociedade. Isso significa que uma parte considerável dos clientes dos advogados que trabalham com Direito do Consumidor  já estão online.

Portanto, a transição de um escritório físico para o escritório online requer apenas a vontade de efetuar essa mudança e uma rápida adequação a essa modalidade de trabalho.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com dicas que podem ajudar nesse processo.

Como aumentar a visibilidade de um escritório online?

Uma das adaptações que é preciso realizar ao fazer a transição para o escritório digital é a forma de exposição. Em escritórios é comum o esforço para se fazer conhecido perante a população local de onde o escritório está instalado.

Já nos escritórios digitais, tanto os que trabalham com Direito do Consumidor como qualquer outro, essa exposição deve ser muito mais ampla e não ser restrita geograficamente. 

Como atrair clientes em um escritório online?

A melhor forma de realizar a captação de clientes é com a produção de conteúdos. Pode parecer complexo em um primeiro momento, mas é um investimento fundamental.

Com um site bem estruturado, um blog repleto de material sobre a área com a qual o escritório trabalha, no caso o Direito do Consumidor e uma boa interação nas redes sociais não levará muito tempo para que sua exposição seja satisfatória.

Se o seu escritório contar com uma estratégia bem elaborada de marketing digital chegará o momento em que você precisará escolher seus clientes!

Que tipo de conteúdo publicar?

Consumidores que buscam seus direitos são sempre consumidores bem informados. Por isso, nada melhor do que escrever sobre novidades que surgem na área do Direito do Consumidor

Novas leis, novos entendimentos jurisprudenciais ou normas que favorecem o consumidor são ótimas opções. Em suma, alimente seu site ou blog com informações sobre a área do Direito do Consumidor.

Mantenha-se informado e compartilhe informações sobre o Direito do Consumidor com seus possíveis clientes (ou leads).Fale sobre a Resolução Normativa 428 da ANS, que ampliou a cobertura de segurados de planos de saúde, sobre o quanto eles podem ser recompensados quando uma companhia aérea é danosa ou como as informações devem chegar até eles nos sites de compra da internet.

Por que é importante publicar conteúdos online?

Por diversos motivos. Um deles é chamar a atenção dos consumidores para direitos que eles nem sempre sabem que tem, dando motivos para que busquem um advogado especializado no Direito do Consumidor.

Além disso, com a publicação periódica de conteúdos sobre o Direito do Consumidor, você se tornará referência e será a primeira escolha no momento da procura por um advogado.

Pessoas tendem a confiar muito mais em quem já conhecem, seja presencial ou virtualmente, do que em quem acabaram de conhecer. Dessa forma, a publicação constante de conteúdos sobre o Direito do Consumidor fará de você, e de seu escritório, a pessoa conhecida a quem irão recorrer.

Como iniciar o Marketing de Conteúdo?

O primeiro passo é criar buyer personas que atendam aos serviços que você ou seu escritório presta, no caso o Direito do Consumidor. Essa é a melhor forma de direcionar suas publicações e transformar seu blog ou site em algo coeso.

Essa pode ser uma tarefa difícil para quem ainda não adquiriu a prática e está iniciando seu site ou blog jurídico. Mas não se assuste, tudo é questão de prática.

No decorrer do artigo explicaremos como criar uma persona consumerista. É um passo importante para advogados atuantes na área do Direito do Consumidor atinjam seu público com maior efetividade e impacto duradouro.

Direito do Consumidor

O que são personas e qual a persona do Direito do Consumidor?

Personas funcionam como personagens fictícios e são criados para representar a variedade de clientes que se pretende atrair. No caso que estamos tratando, consumidores atrás do Direito do Consumidor.

Enquanto o público-alvo é amplo, a persona é individualizada. Isso é importante para identificar demandas e necessidades específicas que muitas vezes não aparecem em uma análise de público-alvo.

Dentre as diversas personas que podem ser utilizadas, a persona consumerista é o perfil do segmento de mercado visado pelo advogado que atua com o Direito do Consumidor.

Modelos de persona no Direito de consumidor

#1 Luiza, 35, empresária.

Digamos que, dentre todas as opções do Direito do Consumidor, você tenha decidido se aprofundar na análise de casos contra companhias aéreas que prestam serviços internacionais e se especializar na Convenção de Montreal, que regula o transporte aéreo de passageiros, bagagens e cargas.

Se esse for o caso, seu objetivo será atrair clientes que estejam passando por alguma situação geradora de indenização, especificamente nesse nicho de consumo.

Você poderá, então, criar uma persona para representar todos os possíveis clientes. Essa persona trará características muito específicas, mas ainda estará imersa em seu público-alvo: consumidores que buscam o Direito do Consumidor.

Vejamos um exemplo:

Luiza; Mulher; 35 anos; Empresária; Casada; Viaja a negócios para fora do país várias vezes por ano e enfrenta muitos problemas com atraso de voos, perda de conexões e/ou extravio de bagagens.

Luiza é a persona consumerista que representa o segmento de mercado que você deseja atrair para o Direito do Consumidor. Sua produção de conteúdo deve estar voltada para as necessidades de Luiza.

Seus textos deverão:

  • Ensinar “Luiza” sobre os direitos que são previstos pelo Direito do Consumidor aos passageiros de voos internacionais;
  • Falar sobre as práticas que atentam contra o Direito do consumidor e que as companhias aéreas costumam cometer;
  • Tratar sobre as indenizações que os passageiros podem receber quando vítimas dessas práticas;
  • Apontar qual o meio através do qual podem acessar o Direito do Consumidor na busca por uma indenização.

#2 Carlos, 21, estudante.

Caso seu foco esteja voltado para consumidores que já estão inseridos no mundo online e realizam muitas compras pelo e-commerce. Essas são pessoas que costumam buscar suas soluções online, inclusive as referentes ao Direito do Consumidor.

Da mesma forma que foi feito anteriormente, você deverá criar uma persona que representa todos os consumidores que atendem a esse perfil. 

Veja o exemplo:

Carlos; Homem; 21 anos; Estudante; Solteiro; Adora fazer compras pela internet e já teve muitos problemas com a entrega das suas compras, com produtos que ao chegar se mostraram incompatíveis com o anúncio ou com preços anunciados de forma enganosa.

Da mesma forma que a persona anterior, essa representação é uma individualização do seu público mais amplo.

O material produzido para essa persona deverão:

  • Educar Carlos sobre os direitos que o Direito do Consumidor prevê aos consumidores que adquirem produtos ou serviços pela internet;
  • Falar sobre os deveres que as lojas virtuais precisam respeitar no e-commerce  segundo o Direito do Consumidor ;
  • Tratar sobre o cancelamento de compras, a troca de produtos e sobre as indenizações em caso de lesão ao consumidor;
  • Apontar qual o meio que ele deve utilizar para acessar o Direito do Consumidor e garantir seus direitos.

#3 Marcos, 50, CEO. 

Uma estratégia para aumentar seus ganhos é focar sua atuação no Direito do Consumidor, e produção de conteúdo, para nichos muito específicos e com alto poder de consumo.

É o caso de consumidores de carros importados ou imóveis de alto padrão. Esse grupo tem um poder aquisitivo elevado e, por esse motivo, tem a possibilidade de praticar um consumo com muito valor agregado.

O advogado especializado em Direito do Consumidor que trabalha com esse público tem a possibilidade de arrecadar honorários elevados, afinal, quanto mais elevados os valores dos produtos adquiridos pelos consumidores, maior será o valor das indenizações.

Marcos; Homem; 50 anos; CEO de uma grande corporação; Casado; Tem filhos; Não tem muito tempo livre e gosta de comprar carros importados e imóveis de alto padrão para aproveitar seus momentos de lazer no pouco tempo livre que tem, sozinho ou com sua família.

Para essa persona você deverá elaborar conteúdos que

  • Orientem Marcos sobre os direitos que são previstos pelo Direito do Consumidor aos consumidores de automóveis e de imóveis;
  • Tratem sobre os deveres das montadoras e concessionárias e das incorporadoras e construtoras de imóveis no que diz respeito ao Direito do Consumidor;
  • Falem sobre recall quando ocorrem defeitos em automóveis ou sobre entregas de imóveis adquiridos na planta devido a problemas encontrados na estrutura do imóvel;
  • Apontem quais os procedimentos que devem ser tomados para acessar o Direito do Consumidor e ser indenizado por eventuais danos.
Setor Comercial Direito do Consumidor

Como aumentar seus resultados?

Uma das consequências diretas de uma captação tão grande de clientela será o aumento de processos que seu escritório terá em mãos, bem como o aumento de lucros com essas ações

Quanto mais processos na área do Direito do Consumidor você, ou seu escritório, atender e tiver êxito, mais espaço no mercado da advocacia consumerista você terá.

Mas ter uma carteira de clientes recheada não é o suficiente, é preciso dar conta do trabalho. Não existe melhor propagando no Direito do Consumidor do que seus próprios clientes falando bem do seu trabalho para outras pessoas.

Esse processo gera um fluxo de indicações que fecha o ciclo iniciado com a produção de conteúdo. Portanto, realizar um trabalho de qualidade também é essencial. Tenha em mente que qualidade não é qualidade!

Como lidar com a alta demanda?

Manter a qualidade do seu trabalho elevada é fundamental para alimentar o ciclo do Direito do Consumidor mostrado anteriormente. Para isso é necessário realizar uma pesquisa profunda em busca de ferramentas que auxiliem seu escritório a lidar com a alta demanda de clientes.

Com essa alta demanda é preciso otimizar o tempo, sem nunca abrir mão da qualidade do serviço prestado. Para isso é preciso apostar em métodos e estratégias que alavanquem a produtividade do seu escritório sem que os clientes percebam sintam-se como meros números em uma tabela.

Como o CRM pode ajudar?

O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta importante para qualquer organização que pretende criar laços e valorizar seus clientes. Essa abordagem foca sua atenção no atendimento qualificado ao cliente através da compreensão de suas demandas.

Apesar de no Brasil ser muito utilizado nos setores de venda, o CRM vem ganhando cada vez mais espaço nos escritórios de advocacia. 

Uma vez que a maior parte do trabalho do advogado, inclusive o que trabalha com o Direito do Consumidor, está relacionado a atender demandas de clientes, é natural que se busque aprimorar esse relacionamento.

Ao contratar os serviços de um advogado que trabalha com o Direito do Consumidor, é comum que os clientes estejam ansiosos e frustrados. Ter alguém ciente da situação e atento aos seus desejos e necessidades traz satisfação e bem estar, cativando e fidelizando o cliente.

Com essa técnica é possível manter o ciclo de captação de clientes do Direito do Consumidor ativo e saudável, sem afetar a qualidade do serviço prestado.

Quais outras ferramentas são úteis?

Se estamos falando de um escritório digital de Direito do Consumidor, o ideal é que não se perca tempo realizando atividades que a tecnologia pode realizar por você. Por isso é fundamental a utilização das ferramentas corretas.

Não seria ótimo se o software escolhido por você enviasse mensagens para os seus clientes informando sobre a movimentação dos processos? Essa ferramenta seria capaz de diminuir a ansiedade do cliente e aumentaria sua satisfação. 

Outra ferramenta que traria muitos benefícios seria um sistema que gerasse documentos de forma automatizada. Isso pouparia seu tempo com preenchimento de documentos repetitivos.

Ou ainda, uma ferramenta que permitisse gerenciar seus processos, sua equipe, e até mesmo o financeiro do seu escritório.

Como ter acesso a essas ferramentas?

Ao lidar com o Direito do Consumidor é importante entender que seu cliente é um consumidor dos seus serviços! 

Por isso é fundamental que a escolha das ferramentas leve isso em consideração.Existem diversos softwares jurídicos no mercado, mas poucos conseguem realmente otimizar a produtividade dos escritórios. 

Todas as ferramentas citadas anteriormente são encontradas na ADVBOX! Além disso, a ADVBOX é o único software jurídico no mercado que conta com o CRM integrado, o que vai otimizar ainda mais a atuação do seu escritório no Direito do Consumidor.

Com a escolha de software correta sua captação de clientes será eficiente e você será capaz de garantir a qualidade do serviço prestado por seu escritório.

Quais as outras possibilidades trazidas por um escritório digital?

Com a implementação de um escritório totalmente online você estará livre para realizar seus atendimentos onde quer que você esteja. Sua carteira de clientes não precisará ficar restrita ao seu espaço geográfico, viabilizando o atendimento de clientes que se encontrem em qualquer lugar do mundo.

Isso é uma vantagem enorme para quem trabalha com o Direito do Consumidor, visto que o modelo de consumo de nossa sociedade está cada vez mais voltado para o mundo digital.

Avalie essa perspectiva como uma oportunidade de acompanhar as mais diferentes manifestações das necessidade do nicho do Direito do Consumidor que você decidiu se especializar.

Como dinamizar sua forma de trabalho?

Conforme tratamos até aqui, a forma de se trabalhar na advocacia tem mudado rapidamente. Os advogados de forma geral, e os que trabalham com Direito do Consumidor mais especificamente, estão mais interessados em carreiras dinâmicas e repletas de desafios, eliminando totalmente o marasmo.

Os softwares jurídicos, como a ADVBOX, são ótimos aliados nessa empreitada. com eles é possível organizar um fluxo de trabalho baseado exclusivamente em produtividade e não mais em carga horária.

Esse modo de trabalho proporciona uma alta produtividade para os escritórios sem elevar a carga de trabalho dos advogados, aumentando tanto o faturamento do escritório quanto o bem estar da equipe.

Como a gamificação pode ajudar na advocacia?

Atualmente a gamificação tem se tornado cada vez mais comum em diversas áreas da vida. No ambiente de trabalho ela tem encontrado um campo fértil e tem sido utilizada na busca por formas de renovar os modos de trabalho e produção.

Com o conhecimento adequado e as ferramentas certas é possível utilizar esse método nos escritórios de advocacia, surtindo efeitos muito positivos. O trabalho na advocacia não é constante como o trabalho fabril e por isso nunca se enquadrou bem no modelo de quadro de horários.

Por esse motivo, muitos escritórios têm adotado os métodos de metas e pontuação por produtividade. Esses métodos, dão muito mais liberdade para o advogado utilizar seu tempo da forma que acreditar ser mais adequada, sem a necessidade de uma carga horária estabelecida de forma arbitrária.

Isso torna o ambiente e o dia a dia do fazer advocatício muito mais satisfatório, aumentando o bem estar e, consequentemente, a produtividade da equipes dos escritórios.

Como tudo isso afeta a qualidade de vida?

Com a junção da implementação do escritório digital através dos softwares jurídicos e a gamificação do trabalho com a utilização da pontuação por tarefas, os advogados não dependem mais de um espaço físico e horários pré-determinados para trabalhar.

Tudo isso evita incômodos como deslocamentos até o trabalho ou o gasto com a alimentação fora de casa, além de proporcionar mais tempo para estar em contato com a família, flexibilização de horários e a possibilidade de trabalhar em um espaço mais agradável.

Como dito anteriormente, o mundo do trabalho e da advocacia está mudando rapidamente. Ainda que a remuneração seja um dos grandes atrativos em um emprego, é cada vez mais comum que profissionais busquem qualidade de vida em primeiro lugar.

A tecnologia está disponível para todos aqueles que buscam modernizar sua forma de trabalhar, basta utilizá-la para isso.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas