O advogado precisa cumprir com diversas obrigações durante o seu dia a dia. Sendo que é primordial conhecer o sistema prazo fatal e o tempo correto dos prazos processuais do seu escritório, para que assim consiga realizar as ações conforme o esperado.
É importante destacar que muitos profissionais não conseguem realizar os compromissos com precisão e, com isso, muitos clientes ficam insatisfeitos. Mas, a ADVBOX é uma empresa especializada na área e conta com eficientes sistemas para ajudá-los em sua função, como o de prazo fatal.
A seguir, você saberá o que é prazo fatal, como funciona o sistema de prazo fatal da ADVBOX e o que acontece se perder o prazo de um processo. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é um prazo fatal?
O prazo fatal consiste em um termo para determinar a véspera do prazo legal.
Saiba que se deve evitá-lo, pois é arriscado que se realize as tarefas inerentes ao processo um dia antes da data final. O recomendado é que se determine que se faça todas as atividades pelo menos um dia antes do prazo final.
Nesse sentido, é válido mencionar a respeito do prazo legal, ou seja, aquele estabelecido por lei. No primeiro momento não se pode alterá-lo, os envolvidos devem seguir corretamente o que está na legislação.
O advogado deve entender que os prazos processuais servem para evitar que as partes demorem a tomar atitudes em relação a algum tipo de processo. Pense se não houvesse uma data limite para a realização dos atos judiciais.
Dessa maneira, os envolvidos poderiam fazer o que quiserem e no momento que acharem oportuno. Essa situação seria negativa para todas as partes envolvidas, especialmente para o cliente.
Logo, os prazos protegem o direito dos envolvidos, de forma a ter o conflito resolvido o quanto antes. Além do mais, evita que o processo judicial se prolongue por um tempo sem necessidade.
Como funciona o sistema de prazo fatal?
Um software é fundamental em um escritório que deseja se destacar no mercado, pois ele deixa a rotina mais otimizada e é possível cumprir com os prazos dentro do prazo.
Por essa razão, a ADVBOX conta com o software de prazo fatal, ou sistema D-1 (dia menos um), o procedimento é de responsabilidade da controladoria, sendo que é necessário que aconteça as seguintes etapas:
- Assistente de suporte (pessoa responsável pelas intimações) recebe a intimação e dá como lida;
- Atribui tarefa para o advogado com prazo final em 5 dias a partir do dia atual e prazo fatal no dia anterior ao prazo judicial D-1;
- Verifica se os documentos e informações estão disponibilizadas para que o advogado cumpra os prazos, para isso é necessário que se chequem as peças do processos, provas e os documentos;
- Caso seja necessário providenciar algo, o assistem precisa encaminhar a obtenção do documento ou diligência da forma mais rápida e eficiente;
- Atribui tarefa para si ou para o responsável por providenciar as guias de custas, se for o caso;
- Atribui tarefa para si mesmo de conferência do cumprimento do prazo no D-1;
- Confere o cumprimento do prazo no D-1 diretamente no processo judicial (sistema processo eletrônico) e dá por encerrada a demanda ou providencia a cobrança urgente do prazo pelo advogado responsável ou aciona outro advogado para cumprir o prazo em caso de falha, e encaminha o fato para o sócio responsável.
Os procedimentos mencionados são um dos mais simplificados e ágeis, tendo em vista que demanda menos tempo e colaboradores. Nesse panorama, é válido que se destaque que recomenda-se para escritórios menores com estoque de até 3 mil processos.
1. Vantagens de contar com a ADVBOX
Para a criação de um sistema de prazos eficientes, o seu escritório deve apresentar um sistema eletrônico infalível de controle de prazos e leitura de diários oficiais. Na ADVBOX, por exemplo, a Controladoria Jurídica tem automatização de alertas:
- Prazos fatais por e-mail para o controlador;
- Aviso por e-mail para o responsável de cada intimação individualmente;
- Aviso por e-mail para os gestores da conta ADVBOX.
Dessa forma, a utilização garante o máximo de segurança, e elimina qualquer chance de perda de prazos dentro do seu escritório. Sendo assim, os gestores podem criar uma pasta no seu e-mail para separar este controle se desejarem.
Por essa razão, não se deve utilizar o campo prazo fatal para nenhuma outra tarefa que não seja um prazo judicial a ser cumprido de forma rápida e eficiente, pois afeta o sistema de controle.
2. Conferência de intimações
Contudo, a recomendação é que as intimações sejam conferidas diretamente nos sites dos tribunais e nos sistemas de processos eletrônicos de forma semanal. Isso porque os tribunais realizam eventualmente mudanças no sistema barrando acesso de robôs de captura, o que pode barrar o acesso temporário.
Porém, a ADVBOX conta com um sistema de alerta de mudança que é capaz de verificar as alterações, corrigindo e capturando retroativamente em no máximo 72 horas de dias úteis.
É necessário ressaltar que em processo eletrônicos, a única maneira de perda da integração é por meio da mudança de senha do usuário do advogado nos sistemas, como eproc, esaj, pje, projudi e similares.
Nesse contexto, o acesso pelo robô da ADVBOX e inviabilizado e as entregas são suspensas. Sendo assim, é primordial que qualquer mudança de senha no processo eletrônico seja alterada na ADVBOX.
Com um sistema de prazo fatal bem ajustado o seu escritório consegue estabelecer as condições essenciais para o crescimento com segurança.
Saiba que não importa se o seu escritório atende contenciosa de massa ou mesmo a população em massa. A quantidade de ações da ADVBOX oferece um serviço de qualidade.
Um bom advogado e uma banca jurídica precisa contar com um excelente software de prazo fatal para conseguir realizar um trabalho perfeito e sem gargalos. Desse modo, o sistema de prazos fatais da ADVBOX é um grande aliado.
O que acontece quando se perde o prazo de um processo?
Perder um prazo processual não interessante, pois uma das partes do processo não consegue mais se manifestar naquele momento. Esse incidente processual é conhecido de preclusão temporal.
Dessa forma, com um software de prazo fatal as partes conseguem demonstrar seu interesse e se manifestam no tempo certo e, assim, evita maiores contratempos para os envolvidos. Quando a parte não cumpre com os prazos acordados pelo juiz ou pela Lei, ela pode ser punida por preclusão.
Além do mais, pode acontecer a perda do processo e o advogado pode ficar com a reputação manchada. Isso porque a negligência e a falta de comprometimento podem ocasionar prejuízos para o cliente.
Portanto, contar com um o sistema de prazo fatal da ADVBOX faz muita diferença no escritório de advocacia e evita dores de cabeça.
A solução tem o objetivo de garantir que o profissional consiga cumprir com todas as obrigações dentro do prazo e, consequentemente, destaque no mercado. Pois, mostrará que é competente e responsável com sua obrigação.
Mais conhecimento para você!
Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:
