Petição trabalhista

Direito das sucessões

Confira esse modelo de abertura de Inventário por Legatário, para atualizar o seus modelos de petições. Conheça a advocacia digital e  aproveite os melhores benefícios para seu escritório de advocacia com o software jurídico ADVBOX. 

Conheça os principais beneficios da ferramenta digital:

Acesse agora o eBook sobre controladoria jurídica digital e melhore os resultados do seu escritório.

Modelo de Abertura de Inventário por Legatário

Comentários as Alterações do Novo CPC/15

No Artigo 616, III, do NCPC/15, em substituição ao Artigo 988, III, do CPC/73, o legislador manteve a redação do caput; nos incisos, incluiu no I a figura do companheiro, conforme equiparação constitucional estabelecida no art. 226, § 3º da CF; no IX atualizou o termo “síndico” para “administrador judicial”, conforme determina o art. 21 da Lei 11.101/05; e nos demais incisos ficou mantida a redação do texto anterior, porém, alterou a ordem do VII, VIII e IX em razão da atuação subsidiária do Ministério Público ou da Fazenda Pública. 

Quadro Comparativo do Novo CPC/15

CPC/73Novo CPC
Livro IV – Título I Capítulo IX – Seção IIDa Legitimidade paraRequerer o InventárioArts. 987 a 989Novo CPC – Parte EspecialLivro I – Título IIICapítulo VI – Seção IIDa Legitimidade paraRequerer o InventárioArts. 615 e 616
Art. 988. Tem, contudo, legitimidade concorrente:Novo CPC – Art. 616. Têm, contudo, legitimidade concorrente:
III – o legatário;       Novo CPC – Art. 616 […] III – o legatário;

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIRETO DA ____ ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________________-____

________________________, (nome, qualificação), por seu procurador adiante assinado _______ (qualificação), inscrito na OAB/_____ sob nº _____ e CPF/MF nº ___, estabelecido na Rua _____ nº _____, Bairro ___, na Comarca de ___, CEP _____, fone _____, onde recebe intimações e avisos – Art. 39, I, do CPC/73 (Artigo 106, I, do NCPC/15), vem, respeitosamente à presença de V. Exa., ajuizar a presente AÇÃO DE ABERTURA DE INVENTÁRIO dos bens deixados pelo falecido, pelas razões que expende-se a seguir:

1. No dia __/__/____, veio a óbito nesta cidade, aos ___ anos, o Sr. ____________, (qualificação), residente e domiciliado nesta cidade, à Rua _________, nº ____, inscrito sob o CPF nº _________, tendo sido atestado pelo Dr. _______________, inscrito CRM sob nº ______, de acordo com a Certidão de Óbito anexa. 

2. Também, o falecido ______________ deixou testamento público, lavrado nas notas do Cartório, livro ___, fls. . ____, em data de ___ de acordo com a lei, além de herdeiros, legatários e bens a serem objetos de inventário. 

3. Sendo assim, nos termos do art. 988, III do CPC/73 (Art. 616, III do NCPC/15) , Requer o legatário que V. Exa., ordene a abertura do inventário, procedendo-se a intimação do cônjuge supérstite (qualificação), para dar prosseguimento ao feito, prestando compromisso de exercer o cargo de inventário com a apresentação de suas primeiras declarações, com o prosseguimento do inventário na forma e para os fins de direito.

4. Requer, ainda que, V. Exa., determine a citação do testamenteiro (qualificação), para que proceda a abertura e efetive cumprimento do testamento, trazendo-o aos autos.

Dando à causa, para efeitos meramente fiscais, o valor de R$ ________ (valor por extenso), 

Pede e aguarda deferimento.

(Local e data)

__________________________________

Advogado/ OAB nº____________

Gostou desse modelo de petição atualizado? Que tal conhecer a ferramenta que pode ajudar a manter esse e outros modelos atualizados.

Artigos jurídicos recentes

Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX