Tendências na Advocacia em 2022
ADVBOX

Tendências na Advocacia em 2022

Vídeo descritivo sobre Tendências na Advocacia em 2022, em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

Quais são as Tendências para Advocacia?

A intenção desse post é identificar os desequilíbrios e injustiças para alertar aos colegas advogados onde a sociedade mais precisa do seu suporte e auxílio. Portanto, iremos abordar as áreas do Direito com maior volume de casos registrados pelo Conselho Nacional de Justiça.

O ano de 2022 inicia com uma economia desajustada, com a taxa de juros subindo acima de 10% devido a alta inflação e baixa atividade econômica. Além disso, com uma concentração de renda na classe média alta.

As consequências da pandemia do Covid-19 irão afetar todas as áreas do Direito. À vista disso, iremos analisar cada uma delas em dois episódios da série sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

O que esperar do Direito Previdenciário?

Começando pelo Direito Previdenciário. Os efeitos da Reforma da Previdência serão sentidos a partir de 2022 com o fim dos casos de Direito adquirido e as regras de transição.

Haverá uma escassez imensa de casos de aposentadoria por tempo, idade e especial pelos próximos 4 ou 5 anos.

A alta inflação com altas taxas de juros estagnam a economia, o que tende a aumentar o desemprego e a miserabilidade.

Em 2021, foram quase 3 milhões de pessoas a mais na miserabilidade e mais de 6 milhões abaixo da linha da pobreza.

A Covid-19 elevou em 83% as mortes de pessoas entre 18 e 60 anos de idade, bem como induziu sequelas em outros milhões de trabalhadores.

À respeito disso, o INSS irá bater 2 milhões de requerimentos esperando análise em 2022, fato que nunca ocorreu na história.

Há um represamento proposital dos pedidos, a fim de reduzir o impacto nas contas da União, assim como justificar a falta de economia que a reforma iria gerar.

Nesse cenário, Governo e Judiciário irão eliminar “gastos extras” advindos de teses jurídicas, postergando o pagamento de aposentadorias voluntárias de todas as formas possíveis.

O auxílio doença e aposentadoria por invalidez serão os melhores casos para apostar em 2022. Todavia, deverão ter reforçada a parte probatória.

Infelizmente, pelo aumento da miséria no Brasil, o amparo assistencial ao idoso e ao deficiente também serão boas oportunidades em 2022, tendo em vista que já se estima ter entre 200 mil e 300 mil casos novos após a pandemia do Covid-19.

Além disso, obviamente também são os casos de pensão por morte.

Isso é uma dificuldade, pois a população miserável vive em bairros que não há advogados, sem acesso à internet.

É preciso o escritório ser criativo para prospectar esse público.

Quais são as áreas promissoras do Direito do Trabalhista?

Por outro lado, na área do Direito do Trabalho, o 2022 promete ser o ano da recuperação, com a volta da AJG e o fim das condenações dos Reclamantes.

A expectativa é de ingresso em massa de quem não entrou na justiça ainda. Há uma demanda represada.

A tendência é focar nas grandes empresas, as quais ganharam com a pandemia, e mesmo assim demitiram os colaboradores, além de reduzir os salários ou cortar o pagamento de direitos trabalhistas devido ao fantasma da ameaça do desemprego, tendo em vista que a maioria das pequenas empresas está descapitalizada ou quebrou.

De acordo com os dados do Anuário do ILAESE, algumas empresas se destacam com a redução de mais de 5 mil empregos, são elas:

  • GPA – 10k;
  • TAM – 13K;
  • COGNA – 7K;
  • PETROBRAS – 5K;
  • SANTANDER – 9K;
  • BRADESCO – 7,5K;
  • BANCO DO BRASIL 5K.

Outra dica importante que o Anuário menciona é a lista das 100 grandes empresas que pagam as menores remunerações do Brasil e empregam milhões de trabalhadores, possuindo alta rotatividade, mesmo não pagando todos os direitos devidos.

Ainda, é notável que a área trabalhista bancária vem crescendo não apenas porque as ações tem condenações enormes e os réus possuem dinheiro para pagar, mas sim porque as doenças ocupacionais estão aumentando sem parar.

Em especial o Burn Out, a Síndrome do Pânico e a Tendinite Aguda.

Nesse sentido, os bancários precisam tanto de advogados trabalhistas, quanto de advogados previdenciários.

Quais as tendências do Direito Bancário?

O Direito Bancário em 2022 traz ótimas oportunidades.

Convidamos nosso parceiro, Dr. Márcio Vieira, advogado especialista da área e professor no IbiJus, para enviar suas previsões para 2022. Veja o que ele diz:

“A advocacia bancária apresenta boas perspectivas para 2022. Especialmente aquela voltada para o atendimento de clientes de Bancos, devedores, tanto pessoas jurídicas, como pessoas físicas.

No campo das pessoas jurídicas, há muitas pequenas e médias empresas com grandes dificuldades financeiras ainda por causa da pandemia do Covid-19.

A economia do nosso país, bem como a mundial, vai retornando aos poucos. Há boas oportunidades de intervir em favor dessas empresas renegociando seus débitos. São empresas que estão muito longe de uma situação de falência e que necessitam de uma advocacia qualificada.

Por outro lado, no campo das pessoas físicas, nós possuímos a recente Lei do Superendividamento aprovada em julho de 2021, muito por conta da pandemia.

O contexto da pandemia favoreceu a aprovação da Lei e há boas oportunidades de atuar em favor de pessoas que estão superendividadas, longe de uma situação de insolvência, que também necessitam de uma advocacia qualificada.”

A oportunidade, então, é no auxílio das pequenas empresas que permaneceram em situação de dívida e que possuem condições de renegociação, bem como pessoas físicas, com a Lei do Superendividamento.

Tendências na Advocacia em 2022

A ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as terças-feirasàs 17h.

Para assistir o episódio 21 basta clicar aqui.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

escritório hibrido
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas