trabalhos para bacharel em direito

Trabalhos para bacharel em Direito: veja as possibilidades para esses profissionais!

Existem diversos trabalhos para bacharel em Direito no mercado jurídico. Isso significa que quem não tem a carteira da OAB em mãos, pode se deparar com diversas oportunidades de trabalho.

É normal pensarmos que o formado em Direito tem apenas duas alternativas: concurso público ou advocacia. Logo, muitos imaginam que quem é formado, não está inscrito nos quadros de advogados da OAB e não é concursado está fadado a ficar fora do mercado.

Isso não é verdade. Felizmente, esses profissionais podem seguir carreira sem ser advogados. Por isso, veja nesse artigo alguns trabalhos para bacharel em Direito e surpreenda-se com as possibilidades!

Afinal, existem mesmo trabalhos para bacharel em Direito?

Durante a graduação, somos condicionados a pensar que quem não faz a prova da OAB ou não assume algum cargo público está fadado ao fracasso. Essa ideia é demonstrada, mesmo que de forma indireta, durante os 5 anos do curso de Direito e acompanha os profissionais por toda a carreira.

Sendo assim, é comum que advogados e outros juristas fiquem sem saber o que dizer em relação ao mercado de trabalho para os bacharéis.

Felizmente, existem diversas oportunidades para esses profissionais. O bacharel em Direito não é um “inutilizado”, muito menos alguém desqualificado. O conhecimento jurídico adquirido ao longo dos 5 anos da graduação, bem como especializações, formações diversas e educação continuada, podem ser de muita valia em muitos casos.

Você verá mais à frente nesse artigo alguns exemplos para entender como o conhecimento do bacharel pode ser utilizado ao seu favor. 

A OAB é realmente necessária para atuar com Direito?

Muitas pessoas entram no curso de Direito com o objetivo de fazer algum concurso público. Outros, desejam exercer a advocacia. 

Os bacharéis em Direito que não querem advogar e não prestaram o Exame da Ordem podem se encontrar em um dilema: afinal é realmente essencial ter a aprovação e inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil para poder atuar com Direito?

A resposta é simples: não! Obviamente, o profissional que não possui inscrição na OAB não pode exercer atividades privativas da advocacia. Entretanto, trabalhar com a sua formação é perfeitamente possível.

Não é preciso abrir mão da área jurídica se não quiser advogar. Todavia, é sempre aconselhável que o profissional tenha a aprovação no Exame da Ordem. Isso porque nunca se sabe do futuro, e o bacharel pode ter vontade de advogar em algum momento.

Quais atividades são privativas da advocacia?

Antes de falar sobre os trabalhos para bacharel em Direito, é preciso ter total noção do que esses profissionais NÃO podem fazer. Existem certas funções e ofícios que somente advogados podem exercer

Para entender os atos privativos da advocacia, é preciso verificar o artigo 1º do Estatuto da Advocacia e da OAB. Confira:

Da Atividade de Advocacia

Art. 1º São atividades privativas de advocacia:

I – a postulação a órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais; 

II – as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas.

§ 1º Não se inclui na atividade privativa de advocacia a impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal.

§ 2º Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, só podem ser admitidos a registro, nos órgãos competentes, quando visados por advogados.

§ 3º É vedada a divulgação de advocacia em conjunto com outra atividade.

Conforme a legislação, são duas as atividades privativas dos advogados: a postulação em juízo e as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídica.

Apenas isso. O restante pode ser feito por bacharéis em Direito. Os atos privativos de advogados, quando praticados por pessoas não inscritas na OAB, são nulos e podem acarretar sanções civis, penais e administrativas. 

Para esclarecer melhor, confira abaixo no que consiste cada um dos atos mencionados no artigo.

Postulação a órgão do poder judiciário 

Trata-se da competência para representar e defender os interesses de indivíduos e companhias perante o juízo. Somente advogados podem lidar com processos judiciais. Qualquer bacharel que fizer isso pode ser penalizado e seus atos serão considerados nulos. 

Nesse caso, vale também mencionar os atos da advocacia preventiva, que visa evitar o litígio, bem como atividades extrajudiciais e o assessoramento jurídico em aspectos como: elaboração de contratos, estatuto de sociedades civis e comerciais, elaboração de defesas, dentre outros. 

Consultoria, assessoria e direção jurídica

As atividades de assessoria e consultoria são aquelas que envolvem a prática de atos extrajudiciais e consultivos. Como exemplos, está a realização de atos e contratos por advogados com a finalidade de evitar controvérsias e prejuízos e a consulta prévia para auxiliar clientes na tomada de decisões. 

É preciso separar as atividades de assessoria e consultoria, visto que são distintas, mesmo que prestadas em conjunto. 

A assessoria jurídica consiste na prestação de auxílio com a reunião de dados e informações jurídicas para que pessoas tomem decisões, realizem atos ou participem de situações capazes de gerar efeitos jurídicos.

Por outro lado, a consultoria jurídica é o ato de responder, durante as consultas, o que o cliente deseja, bem como emitir pareceres jurídicos a respeito das questões levantadas por eles. 

Por fim, a direção jurídica consiste na administração, gestão, coordenação e definição de formas e maneiras de como os serviços jurídicos devem ser prestados, seja em escritórios de advocacia ou empresas. Trata-se de uma atividade privativa porque exige conhecimento técnico e expertise sobre a advocacia para orientar de forma adequada os serviços oferecidos. 

Veja também:

trabalhos para bacharel em direito

Quais são as atividades que os bacharéis em Direito podem realizar? Veja 7 alternativas

Se o bacharel em Direito não realizar as atividades descritas no artigo mencionado, ele não estará fazendo nada de errado. Mas então, o que esse profissional pode fazer? Veja abaixo algumas alternativas de trabalhos para bacharel em Direito! 

1.Professor 

O bacharel em Direito pode trabalhar com o seu conhecimento. Sendo assim, ele pode ministrar aulas em faculdades, cursos livres e até elaborar cursos online, por exemplo. 

Para ministrar aulas em uma determinada matéria, o ideal é que ele se capacite e realize especializações, como pós-graduações e cursos diversos. Lecionar em faculdades e universidades pode exigir desse profissional a capacitação em um mestrado ou doutorado. 

Quem deseja seguir a carreira de professor poderá também ministrar aulas em cursos preparatórios para o Exame da Ordem e concursos públicos. 

2. Correspondente Jurídico

O bacharel em Direito pode atuar em conjunto com advogados em atividades próximas da advocacia. Sendo assim, a atuação como correspondente jurídico pode ser a solução para aqueles que gostam de trabalhar com advogados e auxiliá-los em questões administrativas. 

O correspondente pode resolver assuntos para advogados e escritórios de sua cidade e até para profissionais de outras regiões do país. Esse profissional não é um empregado! Ou seja, trata-se de um autônomo, que pode estabelecer os seus horários e aceitar trabalhos conforme o seu interesse.

3.Pesquisador

Para aqueles que desejam trabalhar com o conhecimento jurídico, o trabalho de pesquisador também é outra alternativa. Você pode, por exemplo, ser professor de alguma universidade e se tornar pesquisador. Nesse caso, seu trabalho será desenvolver conhecimento científico para a área educacional.

Por outro lado, é possível ser pesquisador e desenvolver pesquisas para companhias do setor público ou privado. No caso desta última, o trabalho é de pesquisas em temas do interesse da empresa contratante. 

Ser pesquisador exige, além da formação no nível superior, uma especialização. Em instituições de ensino superior, provavelmente terá como requisito a formação em um mestrado ou doutorado. Nas empresas privadas, o título de mestre ou doutor pode não ser exigido. 

4. Auxiliar jurídico

Outro dos trabalhos para bacharel em Direito que é muito comum é o de auxiliar jurídico. Escritórios de advocacia contratam esses profissionais para auxiliarem em atividades jurídicas que não são privativas da advocacia, como: rotinas administrativas, elaboração de peças processuais, controle de processos, atividades extrajudiciais, dentre outras que são permitidas. Nesse caso, o bacharel seria contratado como um empregado celetista.

5.Mediador

Para trabalhar com mediação, basta ser formado há pelo menos 2 anos em um curso de ensino superior e fazer a capacitação necessária para atuar na área.

O mediador trabalha ajudando as partes envolvidas em um conflito a encontrarem uma resposta que o solucione. Ele não decide e nem dá a solução, apenas auxilia as partes para que elas mesmas a encontrem. 

A mediação costuma ser aplicada em casos nos quais os envolvidos já possuem certa familiaridade entre si. Por isso, o mediador faz a ponte para que ambos conversem e resolvam o problema entre si. 

6. Conciliador

O bacharel em Direito pode ser conciliador. Nesse caso, o trabalho consiste em fazer com que o problema entre duas partes não seja levado ao judiciário. Para isso, o profissional usará a sua argumentação para ajudar as partes envolvidas. O conciliador, diferente do mediador, pode sugerir soluções para a controvérsia apresentada. 

7.Controller jurídico

Embora muitos escritórios exijam controllers jurídicos que tenham a OAB ativa e experiência na advocacia, o fato é que não é preciso ser advogado para trabalhar com controladoria jurídica

O controller, também conhecido como gerente de controladoria, atua em atividades relacionadas à gestão de empresas e escritórios de advocacia. 

Esse profissional é muito requisitado e pode ser bem remunerado. No blog da Advbox, existem diversos artigos que você pode ler para se aprofundar sobre essa profissão. Veja alguns abaixo:

Cargos públicos para bacharel em Direito: quais são as possibilidades?

Além dos trabalhos para bacharel em Direito comentados acima, vale a pena mencionar alguns cargos públicos que esses profissionais podem ter. O concurso público é visto como a melhor alternativa para muitas pessoas que desejam ser bem remuneradas e terem a estabilidade que tanto desejam. Essa visão independe da formação da pessoa. 

Veja abaixo algumas possibilidades de carreiras em concurso público para bacharéis:

  • Analista jurídico;
  • Auditor da Receita Federal;
  • Defensor Público;
  • Delegado de Polícia;
  • Consultor legislativo;
  • Escrivão da Polícia Militar;
  • Diplomata;
  • Oficial de Justiça;
  • Oficial da Polícia Militar, Civil, Federal ou Rodoviária;
  • Promotor de justiça;
  • Procurador da República, dentre outros. 

Existem outros cargos públicos que os bacharéis em Direito podem se enquadrar. Antes de estudar para as provas, é fundamental que o concurseiro avalie os requisitos das vagas. 

Isso porque muitos concursos exigem apenas o ensino médio. Outros, exigem o ensino superior, a formação em uma área de conhecimento específica e requisitos como: comprovação de experiência, dentre outras exigências.

Bônus: trabalhos para bacharel em direito pouco comentados

Além das possibilidades comentadas anteriormente, existem outras atividades que os bacharéis em Direito podem exercer. Todas elas são possíveis graças ao avanço da tecnologia. Veja-as abaixo!

Redator

O bacharel em Direito pode aprender sobre marketing de conteúdo, redação para a web e SEO e escrever artigos jurídicos para blogs de empresas. 

Nesse caso, pode atuar como freelancer ou ser contratado por empresas como empregado para redigir esses artigos. Ao aprender mais sobre marketing, o profissional poderá oferecer ainda mais serviços, como: SEO para YouTube, criação de roteiros para vídeos e podcasts, criação de conteúdos para redes sociais, dentre outros.

Criação de um negócio online

Você gosta de estudar sobre uma determinada área jurídica ou possui muito conhecimento sobre um tema relacionado ao Direito? Então você pode criar um blog ou um canal no YouTube para divulgar o seu conhecimento.

Conforme o crescimento da sua audiência, é possível monetizar o seu trabalho, seja com anúncios ou infoprodutos, por exemplo.

Infoprodutor

Outra alternativa é criar infoprodutos em um determinado assunto que você gosta ou domina. Utilize o seu conhecimento jurídico para levar informação às pessoas e monetize-o por meio de ebooks, cursos online, newsletters pagas, dentre outras. 

Perguntas frequentes

Veja abaixo algumas perguntas frequentes!

Quais profissões eu posso seguir fazendo Direito?

Ao se formar em Direito, existem diversas profissões que você pode seguir. Sendo bacharel em Direito, existem as alternativas mencionadas acima. Com a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados, o profissional pode ser advogado. Caso queira seguir carreira em algum cargo público, é necessário ser aprovado em concurso público.

Quem faz Direito é Bacharel em Direito?

A pessoa que se forma no curso de Ciências Jurídicas se torna um bacharel em Direito. Ao contrário de outros cursos superiores, o formado nesse curso não é considerado um advogado logo que se forma, por exemplo.

Você verificou nesse artigo alguns trabalhos para bacharel em Direito. As possibilidades são imensas. Por isso, não fique acreditando que a única saída para o graduado é apenas a advocacia ou o concurso público. Sendo bacharel, é possível trabalhar na área jurídica e até, ser bem remunerado.

E se você gostou desse artigo, confira agora 7 possibilidades interessantes de renda extra para advogados!

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX