Gestão jurídica: como engajar sua equipe na transição digital

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A forma como os advogados organizam o seu fluxo de trabalho é essencial na gestão jurídica de suas tarefas, otimizando o tempo e qualidade nos serviços prestados. Economizar horas que estão sendo desperdiçadas desnecessariamente em um fluxo de trabalho, irá retornar um maior resultado financeiro, sem falar  na qualidade de vida para as pessoas envolvidas.

Existem duas formas de fazer uma gestão jurídica de qualidade:

Uma é cada advogado fazendo todo processo em todas as fases processuais, desde o atendimento até a execução e cobrança, delegando o mínimo de tarefas e fazendo quase tudo sozinho.

A outra é fragmentando o serviço jurídico em fases e tarefas, de forma que todos os advogados e colaboradores atuem conjuntamente em todos os processos, ficando cada um especializado em uma tarefa. Desse jeito, sempre o mesmo advogado faz as petições iniciais, outro faz as audiências e atendimentos, enfim, a organização do trabalho é feita por tarefas e não por área do Direito.

A primeira forma é recomendada para casos extremamente complexos e raros, em que se necessita dias de estudo do caso e um conhecimento altamente aprofundado da matéria e dos fatos. É uma forma mais trabalhosa, lenta e com baixa produtividade, mas com resultado perfeito para causas que tenham um nível altíssimo de complexidade, o que chamamos ADVOCACIA ARTESANAL.

A segunda forma é a forma mais eficiente e ágil para processos de pequena e média complexidade, que exijam um conhecimento não tão aprofundado (mas exigem conhecimento) da causa e da matéria. É uma forma mais barata e rápida de fazer o serviço com uma alta qualidade, economizando tempo dos profissionais, melhorando os resultados financeiros do processo, do escritório e aumentando a qualidade de vida dos envolvidos, tudo isso baseado em uma plataforma digital para advocacia. É o que chamamos de ADVOCACIA DIGITAL.

Há uma terceira forma que é para causas repetitivas e simples, em que os fatos e fundamentos jurídicos se repetem e são praticamente iguais em milhares de ações, que se resume a repetição da argumentos. Para esse tipo, se consolidou o chamado “copiar+colar” de petições e essa organização do trabalho é conhecida popularmente como “salsicharia do Direito”, mas não é disso que estamos falando. 

Não há oportunidade melhor de mudar a cultura de um escritório consolidado na prática da primeira forma para a segunda forma do que a implantação de um novo software de gestão jurídica. Um software preparado para que haja um fluxo de trabalho seguro e eficaz, de modo que mude a forma de trabalhar e “passe o bastão” com o andamento do processo.

A princípio vai haver resistência, não há como evitar, por isso a motivação deve fazer parte deste momento.

Motivar a equipe para inaugurar um novo fluxo de trabalho baseado em uma nova plataforma digital pode ser uma tarefa árdua, mas também pode ser uma tarefa divertida.

Pense como é difícil abrir um cadastro em uma rede social e ajeitar todo perfil, adicionar amigos, entender o mecanismo do relacionamento social daquela rede, pense quando começou a usar o Whats, o Instagram ou o Facebook. Depois de fazer tudo isso será que valeu ou vale a pena? São inúmeros os benefícios que a transição digital trouxe para a sua vida pessoal. Você vai viver sem saber quais ela pode trazer para sua vida profissional?

Agora imagine se essa transição digital já viesse com “o seu perfil completo e com todos os amigos adicionados”, facilitaria muito a adaptação, certo? É essa a ajuda que a AdvBox faz para sua advocacia, migra todos os dados para a sua base, independente da forma que você organiza. E se não organiza, nós entregamos todos os dados dos seus processos e clientes ativos organizado para você.

Além disso, imagine um consultor disponível o dia inteiro para responder as dúvidas enquanto você começa a usar o sistema. É assim que vai ser com a AdvBox.

Durante essa fase crítica de implantação da Plataforma Digital AdvBox nós acompanhamos dia a dia toda a sua equipe para que ela migre para o novo sistema de trabalho digital. Através de emails lembrando para logar no sistema, através de vídeos explicativos, e através de sugestões para uso das funcionalidades que cada colaborador está usando.

Enfim, a AdvBox faz tudo para que você não se estresse para motivar a sua equipe em realizar a transição digital, fazendo com que todos no escritório se engajem conjuntamente na nova forma de trabalho, e os resultados positivos de uma gestão jurídica eficiente apareçam ainda mais cedo.

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