Gestão jurídica: como engajar sua equipe na transição digital

A forma como os advogados organizam seu fluxo de trabalho é essencial na gestão jurídica de suas tarefas, otimizando o tempo e qualidade nos serviços prestados.

Economizar horas que estão sendo desperdiçadas desnecessariamente em um fluxo de trabalho irá retornar um maior resultado financeiro, sem falar na qualidade de vida para as pessoas envolvidas.

Como fazer uma gestão jurídica de qualidade

Existem duas principais formas de gestão jurídica:

  • A primeira é o advogado fazendo todo o processo em todas as fases processuais. Isso desde o atendimento até a execução e a cobrança, delegando o mínimo de tarefas e fazendo quase tudo sozinho.
  • A segunda é fragmentando o serviço jurídico em fases e tarefas, de forma que todos os advogados e colaboradores atuem conjuntamente em todos os processos, ficando cada um especializado em uma tarefa. Desse jeito, sempre o mesmo advogado faz as petições iniciais, outro faz as audiências e atendimentos… enfim, a organização do trabalho é feita por tarefas e não por área do Direito.

Há ainda uma terceira forma, para causas repetitivas e simples. Nesse modelo, os fatos e fundamentos jurídicos se repetem e são praticamente iguais em milhares de ações, resumindo-se à repetição de argumentos.

Para este último tipo de gestão jurídica, consolidou-se o chamado “copiar e colar” das petições. Essa organização de trabalho é conhecida popularmente como “salsicharia do Direito”, mas não é disso que queremos falar aqui.

Gestão jurídica na Advocacia Artesanal

A primeira forma é recomendada para casos extremamente complexos e raros, em que se necessitam dias de estudo de caso e um conhecimento altamente aprofundado da matéria e dos fatos.

Esse é um modelo mais trabalhoso e lento, com baixa produtividade, mas com resultado perfeito para causas que tenham um nível altíssimo de complexidade. É o que chamamos de Advocacia Artesanal.

Gestão jurídica na Advocacia Digital

A segunda forma é a mais eficiente e ágil para processos de pequena e média complexidade, que exijam um conhecimento não tão aprofundado da causa e da matéria (mas exigem conhecimento).

É uma forma mais barata e rápida de fazer o serviço com alta qualidade, baseada em uma plataforma digital para advocacia. Tudo isso economizando tempo dos profissionais, melhorando os resultados financeiros do processo e do escritório e aumentando a qualidade de vida dos envolvidos. É o que chamamos de Advocacia Digital.

Como engajar a equipe na transição digital

Não há oportunidade melhor de mudar a cultura de um escritório consolidado do que com a implantação de um software de gestão jurídica. Ao fazer uma transição prática da primeira para a segunda forma, é necessário um software que esteja preparado para um fluxo de trabalho seguro e eficaz, de modo que mude a forma de trabalhar e “passe o bastão” conforme o andamento do processo.

A princípio vai haver resistência à mudança. Não há como evitar, por isso a motivação deve fazer parte deste momento. Motivar a equipe para inaugurar um novo fluxo de trabalho baseado em uma nova plataforma digital pode ser uma tarefa árdua, mas também divertida.

Vantagens de um software de gestão jurídica: caso AdvBox

Pense em como é difícil abrir um cadastro em uma rede social e ajeitar todo seu perfil, adicionar amigos, entender o mecanismo do relacionamento social daquela rede… Lembre de quando começou a usar o Whatsapp, o Instagram ou o Facebook. Depois de fazer tudo isso, será que valeu ou ainda vale a pena? São inúmeros os benefícios que a transição digital trouxe para sua vida pessoal. Você vai viver sem saber quais ela pode trazer para sua vida profissional?

Agora imagine se essa transição digital já viesse com seu perfil completo e com todos os amigos adicionados. Facilitaria muito a adaptação, certo? É essa a ajuda que a AdvBox faz para sua advocacia, migrando todos os dados para sua base, independentemente da forma que você os organiza. E se não os organiza, nós entregamos todos os dados de seus processos e clientes ativos organizados para você.

Além disso, imagine um consultor disponível o dia inteiro para responder suas dúvidas enquanto você começa a usar o sistema. É assim que funciona com a AdvBox.

Durante essa fase crítica de implantação da plataforma digital, nós acompanhamos o dia a dia de toda a sua equipe para que ela migre para o novo sistema de trabalho digital. Tudo através de e-mails lembrando de logar no sistema, de vídeos explicativos e de sugestões para as funcionalidades que cada colaborador está usando.

Enfim, a AdvBox faz tudo para que você não se estresse na hora de motivar sua equipe a realizar a transição digital. Nosso objetivo é fazer com que todos no escritório se engajem conjuntamente na nova forma de trabalho e que os resultados positivos de uma gestão jurídica eficiente apareçam ainda mais cedo.

Fale conosco para saber mais!