computador sobre uma mesa para trabalho hibrido
ADVBOX

Trabalho Híbrido no escritório de advocacia online: conheça as vantagens desse modelo

O avanço da tecnologia como protagonista em nossa sociedade trouxe diversas novas possibilidades de formas de trabalho.

Nesse sentido, o trabalho híbrido, um misto entre o remoto e o presencial, tem ganhado cada mais visibilidade, principalmente entre os profissionais interessados em ter um escritório de advocacia online.

Com a impossibilidade do deslocamento habitual e a necessidade de permanecerem isolados, uma parte significativa dos profissionais de todo o mundo precisaram se adaptar ao sistema remoto de trabalho.

Contudo, com o arrefecimento das condições sanitárias, muitos trabalhadores puderam retornar ao trabalho presencial. Desse modo, tem se tornado cada vez mais comum que empresas e escritórios adotem o sistema híbrido de trabalho.

Esse modelo age como um meio termo entre o home office e o presencial e consegue reunir as qualidades de ambos.

Continue a leitura para conhecer melhor o modelo híbrido de trabalho e saber quais as vantagens que seu escritório de advocacia pode obter ao adota esse sistema.

Boa leitura!

O que é um trabalho híbrido?

O modelo híbrido de trabalho é um intermediário entre o sistema presencial e o remoto. Ou seja, o profissional já não precisa estar presente todos os dias no escritório ou sede da empresa.

Dessa forma, ele tem a liberdade de executar uma parcela de suas atividades a partir de casa ou de outro ambiente que julgue preferível. Isso porque existem diversos trabalhadores que, ao invés de trabalharem em suas casas, preferem encontrar espaços alternativos para isso.

Nas capitais e demais grandes cidades já é comum ver muitas pessoas trabalhando a partir de cafeterias ou bibliotecas. Além disso, existem espaços disponíveis para aluguel focados em profissionais que utilizam esse sistema de trabalho.

O trabalho híbrido pode variar em sua formatação a depender de cada empresa. Assim como existem empresas que permitem que seus colaboradores utilizem apenas um dia da semana para trabalhar remotamente também há aquelas que deixam essa decisão para os próprios funcionários.

É interessante que se perceba que esse modelo é adequado a escritórios de advocacia, uma vez que parte significativa da produção jurídica não exige a presença física do advogado no escritório para que seja realizado.

Em outras palavras, o advogado pode realizar a maior parte do seu trabalho de sua própria casa e deixar as idas ao escritório apenas para os momentos em que isso for imprescindível.

Com o intuito de otimizar o atendimento ao cliente, muitos escritórios o realizam de forma totalmente online. Entretanto, existem muitos casos em que o cliente prefere que se realize o atendimento pessoalmente.

Dessa forma, é preciso que o profissional se dirija até o escritório.

Esse é apenas um exemplo, mas já é capaz de demonstrar a razão pela qual o sistema de trabalho híbrido é cada vez mais utilizado por escritórios de advocacia no mundo todo.

O que é trabalhar de forma híbrida?

De forma resumida, trabalhar de forma híbrida é trabalhar seguindo os critérios tanto do sistema presencial quanto do remoto.

A escala de trabalho do modelo híbrido varia de acordo com a necessidade de cada empresa ou, no nosso caso específico, escritório de advocacia. Não apenas existe quem tenha uma escala pré-definida como também há aqueles que dão liberdade total a seus colaboradores.

Por exemplo, um advogado pode realizar toda a produção jurídica de maneira remota e se dirigir ao escritório apenas para fechamentos de contratos ou reuniões com a equipe.

É claro que ambas as situações citadas acima também podem ser realizadas sem a presença física do advogado. Entretanto, alguma situações assim exigem.

Desde clientes que não são familiarizados com a tecnologia digital e por isso desconfiam dela até reuniões em que se discute assuntos delicados, existem diversas situações que podem exigir a atuação presencial do advogado.

Isto é, por mais que a tecnologia tenha mostrado avanços impressionantes nos últimos anos, o contato humano, ou o olho no olho, ainda é essencial em diversas situações.

Com vista a tudo que demonstramos até aqui fica evidente que que muitas das vantagens trazidas pelo sistema de trabalho híbrido têm relação com sua capacidade de abraçar as vantagens dos demais modelos de atuação. A saber, o presencial e o remoto.

Lista com as vantagens do trabalho híbrido
Trabalho híbrido na Advocacia: quais as vantagens desse modelo?

Quais as vantagens do trabalho híbrido para os funcionários?

A liberdade na atuação é, muito provavelmente, a maior vantagem trazida pelo trabalho híbrido para os funcionários. Esse ganho pode ser percebido nas mais diversas áreas de atuação, inclusive na advocacia.

Por causa das possibilidades trazidas pelo modelo de trabalho híbrido, o advogado é capaz de adaptar sua rotina de acordo com suas necessidades.

Em outras palavras, aqueles que preferem ir até o escritório para trabalhar tem essa possibilidade ao mesmo tempo que quem prefere um ambiente alternativo também está livre.

Algumas empresas ou escritórios adotam o trabalho híbrido sem prestar atenção a esse detalhe e criam um sistema rígido de atuação.

Isto é, definem de forma arbitrária quando seus colaboradores precisam trabalhar presencial ou remotamente sem levar suas necessidades e opiniões em consideração. Dessa maneira, acabam com a maior vantagem trazida por esse modelo.

Além disso, é importante dizer que a liberdade concedida aos colaboradores se reverte em benefícios para o escritório. Profissionais mais satisfeitos são capazes de produzir mais e com mais qualidade.

Gestores que buscam soluções e almejam inovar em sua gestão precisam ter isso em mente: investir na qualidade de vida dos colaboradores é investir no próprio escritório.

Ainda que afirmar isso possa parecer óbvio, é comum encontrar gestores que apostam em uma cobrança profissional exacerbada sem oferecer mais nada em troca. Se você quer que seus colaboradores vistam a camisa, é preciso mostrar as vantagens disso.

Já que para melhorar a produção do escritório é preciso apostar nos colaboradores, veja a seguir outras vantagens trazidas pelo sistema híbrido de trabalho.

1. Qualidade de vida

É inegável a melhoria na qualidade de vida quando os colaboradores têm mais liberdade para definir sua rotina de trabalho. Em virtude dessa liberdade, é possível equilibrar a vida pessoal e profissional com muito mais facilidade.

De tal forma que os profissionais podem definir o melhor momento para realizar suas atribuições profissionais e ainda ter tempo para se dedicar ao que desejam.

Além disso, já é provado que profissionais com mais tempo livre e qualidade de vida tendem a se especializar mais, trazendo vantagens para a atuação do escritório com um todo.

2. Financeiro

O trabalho híbrido oferece inúmeras vantagens financeiras para os escritórios.

A principal delas está na redução de custos para a manutenção de um espaço de escritório físico. Como nem todos os colaboradores estarão presentes ao mesmo tempo no escritório, é possível ter espaço menores e mais econômicos.

Além disso, há também uma redução em outros custos, como energia ou água, pois os funcionários não estão presentes no local o tempo todo. Da mesma forma, há uma diminuição de valores significativa na manutenção física do espaço.

Ou seja, o trabalho híbrido traz uma redução considerável nos gastos de manutenção de um escritório.

3. Otimização de tempo

Ao trabalhar de forma híbrida, os colaboradores não precisam se preocupar com longos deslocamentos para o trabalho e podem se concentrar mais na execução de suas tarefas.

Além disso, os trabalhadores também podem escolher a melhor hora para trabalhar, o que significa que eles podem trabalhar em seus próprios horários e ainda assim entregar o trabalho dentro do prazo.

Em outras palavras, a otimização e melhor gestão do tempo aumenta a produtividade e ainda auxilia na melhoria da qualidade de vida, outro fator fundamental.

4. Autogestão

Os três elementos apresentados anteriormente resultam em uma outra vantagem: a possibilidade de autogestão.

A autogestão é um sistema que vem sendo cada vez mais utilizado no mundo corporativo devido suas vantagens. Ela nada mais é que a possibilidade o próprio trabalhador realizar a gestão do seu tempo e produtividade.

Isto é, cada trabalhador, sabendo das suas necessidades e especificidades, organiza sua rotina de trabalho individualmente. Desse modo, cada um é capaz de dar o seu melhor sem precisar enfrentar o stress gerado pela sobrecarga de trabalho.

Como surgiu o trabalho híbrido?

O trabalho híbrido surgiu como uma opção para os colaboradores que desejavam uma maior flexibilidade na sua vida profissional. Para isso, os gestores passaram a juntar as características do trabalho presencial e do remoto.

Assim, ele é considerado uma evolução do trabalho remoto, pois permite que os colaboradores trabalhem tanto de forma remota quanto presencial.

O trabalho híbrido foi inicialmente adotado por empresas e escritórios que possuíam funcionários trabalhando em diferentes localizações, como em casa ou em escritórios nas proximidades.

Isso permitiu que os colaboradores mantivessem seu foco em um lugar, enquanto ainda podiam trabalhar de forma remota. Com o passar do tempo, as novas tecnologias tornaram o trabalho remoto e híbrido ainda mais viável e popular.

Os escritórios de advocacia estão entre aqueles que melhor têm aproveitado as inovações tecnológicas desenvolvidas para esse fim. Desse modo, com um software jurídico adequado, advogados são capazes de realizar sua produção de forma eficiente, independente de onde se encontrem.

Algumas tecnologias utilizadas por alguns softwares jurídicos são muito úteis para os escritórios que desejam adotar o sistema de trabalho híbrido.

Confira a seguir algumas delas!

1. Pontuação por tarefas

O sistema de pontuação por tarefas, também chamado de Taskscore, é um método de gestão que consiste em atribuir pontos a cada tarefa realizada por um colaborador.

Desse modo, o gestor é capaz de acompanhar o cumprimento das tarefas designadas por cada colaborador e corrigir possíveis atrasos. Além disso, os colaboradores são capazes de organizarem sua rotina em um sistema de gamificação que valoriza muito a autogestão.

O gestor também pode vincular a pontuação a benefícios, o que ajuda na produtividade individual de cada trabalhador.

2. Hospedagem de arquivos em nuvem

Hospedar arquivos na nuvem oferece várias vantagens para os escritórios.

O primeiro benefício é a facilidade de acesso. Os arquivos hospedados na nuvem podem ser acessados de qualquer lugar, em qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Isso significa que os advogados podem trabalhar de qualquer, o que torna a colaboração e o trabalho em equipe muito mais fáceis.

Outro benefício da hospedagem de arquivos na nuvem é a segurança. Os arquivos armazenados na nuvem são armazenados em servidores seguros, o que significa que ficam protegidos contra vírus, hackers, falhas de energia e outros problemas. Isso garante que os dados da empresa sejam mantidos seguros e seguros.

Hospedar arquivos na nuvem também tem efeito positivo para a produtividade. Os escritórios não precisam mais perder tempo procurando arquivos armazenados em espaços físicos. Em vez disso, eles podem acessar rapidamente os arquivos desejados a partir da nuvem, o que aumenta a produtividade de toda a equipe.

3. CRM

O CRM (Customer Relationship Management, em inglês) é um sistema de gerenciamento de clientes que traz benefícios para qualquer escritório de advocacia, independente do modelo de trabalho utilizado por ele.

No trabalho híbrido, entretanto, suas vantagens são maximizadas. Isto é, com ele é possível garantir que todos os processos e fluxos de trabalho sejam executados de forma eficiente e organizada.

O CRM permite aos advogados acompanhar os clientes em tempo real, monitorar o progresso dos casos e gerenciar os pagamentos. Além disso, ele fornece informações sobre os clientes, como contatos, direitos de propriedade, histórico de casos e outras informações importantes.

Outra vantagem é que ele pode ajudar os advogados a se comunicarem mais facilmente com seus clientes, permitindo que todas as informações sejam compartilhadas de forma eficiente e segura.

Por fim, o uso de um CRM para escritórios de advocacia pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, aumentando a produtividade e permitindo que os advogados se concentrem em casos mais importantes.

O que a lei diz sobre trabalho híbrido?

O trabalho remoto foi regulamentado na legislação brasileira com a MP 1.108 de 25 de março de 2022. Portanto, o escritório que adotar o trabalho híbrido estará em total conformidade com as leis trabalhistas, desde que cumpra com as exigências.

A aprovação dessa medida provisória se deu, em grande parte, devido ao grande número de trabalhadores que passaram a adotar diferentes modelos te trabalho, como o trabalho híbrido e remoto.

Dessa forma, adotar a modalidade híbrida no seu escritório de advocacia tem se tornado cada vez mais uma tendência nacional.

Já não é possível ser um escritório com destaque no mercado jurídico sem pelo menos considerar as possibilidades trazidas pela tecnologia. E como já foi dito anteriormente, apostar na qualidade de vida dos colaboradores é investir no próprio escritório.

Caso seu escritório ainda não seja adepto dessa modalidade, discuta com seus colegas e demais gestores, apresente todas as vantagens e avalie a possibilidade de realizar essa mudança.

Seu escritório e seu time só tem a ganhar com isso!

Gestão de serviços jurídicos: Mulher sorrindo e apontando para letriero de teste gratuito
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas