Google ads para advogados
Marketing Jurídico Digital

Google ads para advogados: dicas para fazer na prática!

O Google Ads para advogados tem se tornado um tendência nos últimos anos, isso porque essa é uma ferramenta muito poderosa para negócios que desejam fazer marketing digital e atrair clientes.

Os advogados podem se utilizar dessa ferramenta para conseguir visibilidade na internet, independente se atende apenas a população local ou de todo o Brasil.

O Código de Ética da OAB, embora imponha certas restrições, não impede que os profissionais utilizem-se de anúncios na internet.

Até porque, antes do advento da tecnologia, os advogados podiam anunciar em outras mídias offline, como listas telefônicas, por exemplo.

Aproveite a leitura desse artigo para entender bem o que é o Google Ads e como ele pode trazer benefícios para os advogados. Acompanhe!

Como fazer propaganda para advogados?

É possível utilizar o Google Ads para advogados, mas antes é fundamental compreender de que se trata essa ferramenta.

O Google Ads (antigamente chamado de Google Adwords), é uma ferramenta do Google para anúncios na internet, os quais sempre (ou quase sempre) estão presentes nas pesquisas que uma pessoa realiza nos buscadores.

Quando você faz qualquer pesquisa utilizando o Google, certamente já se deparou, ou até mesmo clicou nos primeiros links que aparecem, aqueles que contém a palavra “Anúncio” no início. 

Esse tipo de propaganda não aparece apenas nos buscadores. Os “ads” podem aparecer enquanto você assiste um vídeo no YouTube ou entra em algum site e vê um banner, por exemplo.

A verdade é que, de uma maneira ou de outra, você já foi impactado pelos anúncios do Google Ads. 

Quando uma empresa investe em marketing digital, obviamente ela deseja atrair mais clientes, gerar vendas, conseguir visibilidade e ganhar autoridade na internet.

O Google, por ser o maior buscador do mundo, é o principal local onde as marcas desejam conquistar esse espaço. 

Embora não seja a única maneira de ganhar visibilidade, os anúncios do Google se mostram muito eficientes para esses objetivos quando usado corretamente.

Isso porque existem muitas companhias que usam o Google Ads e não conseguem resultados, basicamente por não entenderem a plataforma e por não traçar uma estratégia. 

Por esse motivo, mais do que utilizar esse mecanismo, é essencial aprender o seu funcionamento. Felizmente, ele não é complicada de usar. 

Em suma, o Google Ads é uma ferramenta de anúncios que serve para marcas e empresas divulgarem produtos/serviços e conseguirem uma posição de destaque para determinados termos de pesquisa

É vedada a publicidade profissional aos advogados?

O novo Provimento sobre as normas da publicidade na advocacia (Provimento 205/2021) trouxe esclarecimentos sobre como deve ser feita a publicidade e a propaganda pelos advogados para conseguir divulgar seus serviços na internet.

Antes desse documento, não havia nenhuma norma que regulamentasse o uso do marketing e de ferramentas como o Google Ads por advogados.  

Diante disso, dependendo do estado da federação em que o advogado atuava e fazia anúncios, ele poderia ter problemas com os Tribunais de Ética e Disciplina da OAB. 

Alguns estados, como São Paulo, eram totalmente liberais e permitiam que os advogados utilizassem os anúncios do Google. Por outro lado, estados como Pernambuco não aceitavam essa prática.

Dessa forma, antes de utilizar essa ferramenta, cada advogado tinha que pesquisar o posicionamento do Tribunal de Ética do seu estado. 

Felizmente, o Provimento de 2021 veio para esclarecer e regularizar as normas da publicidade em todo o país, permitindo expressamente a utilização de anúncios (pagos ou gratuitos) nos meios de comunicação, inclusive virtuais.

Ou seja, o Google Ads é permitido na advocacia e pode ser utilizado como uma estratégia de marketing para o seu escritório, visto que é totalmente permitido pelo Código de Ética.

Contudo, vale a pena lembrar que certas vedações ainda existem, as quais você verá em outro momento nesse artigo. 

Como fazer tráfego pago para advogados?

O Google é o maior buscador do mundo, sendo o mais utilizado em diversos países. Dessa maneira, estar presente nele é fundamental se você deseja ser visto. 

Diante de um mercado altamente competitivo, traçar uma estratégia eficiente é a chave para conseguir se posicionar no mercado e se destacar perante a concorrência

A ferramenta de anúncios do Google deve estar em qualquer plano de marketing. Além de resultar em visibilidade com rapidez, o investimento pode trazer muitos clientes ao seu escritório.

O Google Ads pode auxiliar a sua advocacia de diversas maneiras. Com a ferramenta, é possível destacar algum artigo muito importante e completo do seu blog.

Se ele responder todas as dúvidas da sua persona, o conteúdo pode fazê-la entrar em contato com você em um momento posterior.

Ademais, a ferramenta pode ser utilizada para fazer anúncios mais diretos.

Por exemplo, se você é um advogado familista que atua em Curitiba (PR), poderá utilizar o Google Ads para aparecer sempre que alguém da cidade pesquisar por “advogado de Direito de Família em Curitiba”. 

Dessa forma, a pessoa que precisa contratar um advogado com urgência pode ver o seu anúncio e entrar em contato. 

Google ads para advogados: dicas para fazer na prática!
Google ads para advogados: dicas para fazer na prática!

O que não pode no marketing jurídico?

Existem diversas maneiras que um advogado pode usar para realizar sua publicidade. Mas o Google Ads é uma das opções mais vantajosas, inclusive pelos resultados rápidos.

Apenas alguns dias são necessários para que se realize a primeira conversão, porém essa é uma variável. O mais importante é compreender as vantagens trazidas pelo Google Ads.

Veja abaixo algumas considerações importantes para você utilizá-lo em sua estratégia!

1. Traz resultados mais rápidos

Por se tratar de tráfego pago, ao realizar um anúncio no Google Ads, o buscador já o mostrará para o seu público-alvo. Nesse sentido, os resultados são mais rápidos. 

Dessa forma, se você deseja atrair pessoas para o seu blog ou seu escritório com certa urgência, investir nessa ferramenta de propaganda pode ser a solução.

2. Ajuda na exposição da marca 

Os anúncios promovidos pelo Google contribuem para aumentar a exposição e visibilidade do seu escritório na internet. Quanto mais conhecido o seu escritório for, maior pode ser o número de contatos e, consequentemente, maior o número de contratos fechados.

3. Possibilita vendas rápidas

Diversas empresas, independente se vendem produtos ou prestam serviços, utilizam os anúncios do Google e das redes sociais (como o Facebook Ads, por exemplo) para vender.

Se bem utilizado, as vendas podem aumentar significativamente. 

No seu escritório de advocacia, o Google Ads pode ser usado para atrair pessoas que digitam por palavras-chave estratégicas e que tenham intenção de venda. 

Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa “o que recebe quando se é demitido por justa causa”, o objetivo dela é encontrar um conteúdo que responda essa sua dúvida, não contratar um advogado.

Por outro lado, se ela digitar “contratar advogado trabalhista”, muito provavelmente ela já precisa dos serviços jurídicos de um profissional. 

Nesse sentido, o seu escritório pode atrair cliques justamente nessa última palavra-chave. Em pesquisas como essa, a intenção de contratação é maior. 

4. Permite sedimentar o público

Advogados que antes se utilizavam das mídias offline para atrair clientes, como cartões de visita e anúncios em mídia impressa, por exemplo, não podiam segmentar o público-alvo, muito menos mensurar os seus resultados com o investimento feito.

Ou seja, os anúncios offline eram entregues para qualquer pessoa, sem saber se ela fazia parte do público-alvo do escritório ou não.

O marketing digital, por outro lado, permite segmentar o público-alvo, fazendo com que o anúncio apareça apenas para pessoas que fazem parte do grupo de interessados em seus serviços. 

Por exemplo, imagine que você é um advogado especialista em Direito Empresarial.

Nesse sentido, você pode fazer com que os seus anúncios apareçam para empresários e excluir da lista, pessoas que nada tenham a ver com o público que você atende, como: donas de casa, estudantes, empregados celetistas, dentre outros. 

Isso possibilita trazer pessoas que realmente precisam dos seus serviços. 

5. Possibilita mensurar os resultados

Conforme mencionado, é impossível sedimentar e mensurar os anúncios em mídias tradicionais. No marketing digital, além de poder sedimentar e anunciar apenas para a sua persona, ele dá a possibilidade de mensurar os resultados.

Nesse sentido, se achar que os anúncios não estão atendendo os objetivos propostos, como trazer mais clientes, por exemplo, é possível analisar o que foi feito e assim, implementar melhorias para que os resultados melhorem.

Assim, após a definição de metas, monitore com frequência para saber se o que foi feito está funcionando conforme o desejado.

6. Investimento baixo

Por fim, outra vantagem do Google Ads para os advogados é que o investimento não precisa ser alto para conseguir aparecer nas pesquisas do Google. 

Engana-se quem pensa que os investimentos feitos nesses anúncios são altos. Pelo contrário, dependendo da palavra-chave que se deseja comprar, o profissional poderá pagar apenas alguns centavos para conseguir aparecer. 

De fato, existem termos de pesquisas que são mais concorridos. Contudo, é possível achar palavras mais segmentadas que podem ser bem baratas. 

Ademais, vale ressaltar que mesmo se o seu escritório utilizar os termos mais caros, o valor do investimento provavelmente será muito menor do que o de um anúncio que foi pago para aparecer em uma revista ou lista telefônica, por exemplo.

Como fazer um bom marketing digital para advogados?

Uma grande dúvida de quem está iniciando as estratégias de marketing é se deve apostar no tráfego pago ou no tráfego orgânico. Na advocacia, ambos são permitidos. O melhor conselho que se poderia dar é: utilize os dois.

O tráfego pago, que é o referente aos anúncios feitos no Google Ads e outras plataformas semelhantes, exige que o interessado pague para aparecer nas pesquisas.

O tráfego orgânico, por outro lado, é aquele que faz as marcas aparecerem sem precisar pagar. 

Ambos são importantes. Então, além dos anúncios, o advogado, desde o início de seus trabalhos, deve investir em marketing de conteúdo para aparecer nas pesquisas de forma orgânica. 

Embora o Google mostre o seu artigo gratuitamente para o usuário, é preciso investir tempo e dinheiro para realizar bons textos que tenham chances de serem ranqueados. 

Ter um blog é essencial para atrair mais pessoas ao site do seu escritório, ganhar autoridade e a confiança do público. Por isso, é mais que obrigatório, nos dias de hoje, apostar nessa ferramenta.

Contudo, uma estratégia de conteúdo demora para trazer resultados. 

Assim, além de apostar no tráfego orgânico, o seu escritório de advocacia não só pode, mas como deve utilizar-se dos anúncios do Google para acelerar esses resultados. 

O ideal é separar um orçamento para os dois. Assim, deve-se manter uma frequência de postagem no blog para impulsionar o tráfego orgânico e utilizar o Google Ads em situações mais estratégicas.

Se você ainda não tem um blog, confira o vídeo abaixo sobre o assunto!

Como usar o Google Ads para advogados?

Depois de entender o que é o Google Ads e para que ele serve, é importante agora compreender como ele funciona.

Embora não pareça difícil de utilizar, saber para que serve cada recurso disponível na plataforma pode otimizar seus resultados e impedir erros. 

Como é uma plataforma de anúncios online, o Google Ads funciona como um leilão.

Dessa forma, os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques conforme a oferta e demanda das palavras que eles gostariam que fizessem seus anúncios serem vistos. 

Além do lance oferecido, o seu anúncio precisa estar de acordo com outros critérios que o Google utiliza para avaliar a qualidade dele e ranqueá-lo nos resultados.

Nesse sentido, não basta apenas pagar o valor mais alto para aparecer em primeiro. É preciso investir também em qualidade.

Ao realizar um anúncio pela plataforma do Google Ads, ele pode aparecer tanto nas redes de pesquisa, em sites diversos, YouTube, Gmail, aplicativos, dentre outros meios. 

Como fazer marketing para advogados?

Anunciar no Google Ads exige estratégia. Não basta apenas criar um anúncio do nada, sem um planejamento antes. Veja as dicas abaixo do que fazer!

1. Defina o seu objetivo é o primeiro passo do google ads para advogados

O primeiro passo é definir o seu objetivo com o Google Ads. Para que você deseja fazer anúncios?

O seu objetivo pode ser: atrair mais pessoas para o seu site, fazer mais pessoas entrarem em contato, ler um determinado artigo, dentre outros. 

Inclusive, a própria plataforma possui algumas metas que podem lhe auxiliar nessa definição. São elas:

  • Vendas;
  • Leads;
  • Tráfego para o site;
  • Consideração de produto ou marca;
  • Alcance e reconhecimento de marca;
  • Promoção de aplicativo;
  • Visitas às lojas locais e promoções;
  • Criar uma campanha sem meta. 

Perceba que nem todas as metas disponibilizadas pelo Google Ads se aplicam à advocacia. 

2. Determine o tipo de campanha que deseja fazer no seu google ads para advogados

O Google Ads oferece diversos tipos de campanhas. São elas: rede de pesquisa, rede de display, smart, shopping, vídeo, discovery, app. 

As que podem fazer mais sentido para uma advocacia são a rede de pesquisa (que também é o mais simples para quem está iniciando na plataforma), rede de display, smart e vídeo.

Os passos seguintes são: segmentação de público-alvo, datas de programação do anúncio (quando você deseja que ele apareça) segmentação por local, idioma, extensões, orçamento e o lance pelo anúncio. 

Vale notar que a plataforma funciona de forma pré-paga, podendo o pagamento ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito. 

3. Dicas para que os seus anúncios sejam de qualidade no google ads para advogados

A utilização da plataforma é intuitiva. No entanto, é preciso ter cuidado e fazer um estudo prévio dela.

Anúncios ruins não trazem resultados e ainda desperdiçam dinheiro. Por isso, confira algumas dicas para fazer anúncios com eficiência!

4. Defina bem o seu público-alvo no google ads para advogados e os serviços que deseja oferecer

Além de determinar a área de atuação que deseja atrair clientes, é importante definir os serviços que deseja divulgar e o tipo de cliente que deseja atrair!

Por exemplo, se você é um advogado familista e deseja clientes para fazer planejamento sucessório, a sua estratégia deve focar no tipo de cliente que tem interesse por esse serviço. 

5. Estude bem as palavras-chave que irá utilizar no google ads para advogados

A escolha das palavras-chave pode determinar o sucesso ou o fracasso do seu investimento. Evite termos genéricos como: advocacia, advogado, escritório de advocacia, etc. 

Prefira palavras que expressem com especificidade o serviço que você oferece. Inclusive, o Google Ads dispõe de uma ferramenta, o Planejador de Palavras-Chave, que pode lhe auxiliar nessa etapa.

6. Monitore os resultados do google ads para advogados

Depois de fazer os anúncios, é preciso monitorar os resultados e ver se a estratégia está funcionando ou precisa ser revista. 

7. Evite a mercantilização

Os anúncios são permitidos, mas a mercantilização da advocacia continua proibida. Por isso, evite termos como: “agende uma consulta”, “entre em contato e ganhe um atendimento gratuito”, dentre outros semelhantes. 

8. Utilize os serviços de um profissional

Por fim, a dica de ouro é: se puder, contrate um profissional especialista em tráfego pago para lhe auxiliar nesse trabalho. Desse modo, você evita erros e pode investir melhor os seus recursos. 

O Google Ads é uma ferramenta que pode trazer muitos resultados para os advogados. Por isso, aprenda sobre ela e utilize-as em sua estratégia de marketing para conseguir alcançar ainda mais resultados em sua advocacia!

Aproveite e veja o que é o legal design e os benefícios dele para a sua advocacia!

Google ads para advogados: dicas para fazer na prática!
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas