Advogado Gestor: Seu mindset é de escassez ou abundância?

Dentre os vários profissionais do direito, um dos que mais precisa se esforçar para manter um bom rendimento é o advogado gestor.
Além de ser advogado e trabalhar com serviços jurídicos propriamente ditos, precisa pensar como organizar o funcionamento do escritório como um todo.
Ele precisa estar sempre à frente, fugindo da zona de conforto para não deixar a produtividade do escritório estagnar.
Advogados que consideram demais os conhecimentos jurídicos e deixam de lado o pensamento empresarial e administrativo tendem a perder uma série de oportunidades de fazer o escritório crescer.
É muito comum encontrar donos de escritórios que trabalham com ideias bastante voltadas para a escassez e para a retenção de gastos. Tal concepção de gestão é um negativismo que anula a perspectiva de crescimento de um escritório.

Toda ação de investimento é mal vista, o pensamento de retorno a longo prazo é ignorado e a conformidade com resultados médios e até baixos se instaura no trabalho do advogado e de toda a equipe.
Assim, ao invés de construir um grande escritório aos poucos, conforme o tempo e as condições dadas, se desenvolve uma realidade negativa e insuficiente, focada na escassez e não no desenvolvimento.
Ampliar a capacidade de um escritório com baixos investimentos sem gerar dívidas e prejuízos é totalmente possível. Para isso, só é necessário planejamento e trabalho.
Com poucos gastos já se pode começar um plano de estratégias de marketing jurídico digital e também investir em algumas ferramentas, como um software de gestão, por exemplo.
Uma questão importantíssima e que merece uma enorme consideração é o investimento em “mão de obra”. Um advogado gestor com um mindset de escassez procura sempre pagar o mínimo para seus funcionários e não é capaz de perceber os problemas que isso causa.
Dessa forma, o escritório vai ter apenas pessoas pouco qualificadas e sem motivação para produzir, pois estarão sendo mal remuneradas.
Para ter um time motivado e produtivo, é necessário mais do que simplesmente pagar o menor valor possível no mercado.

Um advogado focado na abundância sabe o valor de investir em pessoas e em colaborações mútuas para criar um ambiente gratificante e produtivo.
Além disso, escritórios inovadores entendem a importância e o potencial da consolidação de parcerias. A concorrência já não representa mais apenas um problema a enfrentar, mas sim uma oportunidade de negócio.
O advogado gestor negativo acredita que o mercado não é grande o suficiente para absorver todos os advogados ingressando. Por isso, encara colegas de profissão como concorrentes, ao invés de parceiros em potencial.
Esse tipo de atitude faz você perder dinheiro, contatos e experiências que poderiam gerar grandes resultados.
No atual contexto da advocacia, cada vez mais escritórios tem trabalhado em parceria através de indicações e trabalhos em conjunto.
E então, qual o seu mindset? Deixe de lado velhas concepções que impedem o crescimento do seu escritório e venha fazer parte desta nova forma de advogar.


Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.
0 comentário