Tempo de leitura 2 Minutos

Dentre os vários profissionais do direito, um dos que mais precisa se esforçar para manter um bom rendimento é o advogado gestor. Além de ser advogado e trabalhar com serviços jurídicos propriamente ditos, precisa pensar como organizar o funcionamento do escritório como um todo.

Homem de terno, usando óculos, falando ao celular ao lado de uma parede branca ccom desenhos em preto que fazem referência a planejamento e cumprimento de metas. Foto simboliza características de um advogado gestor

Ele precisa estar sempre à frente, fugindo da zona de conforto para não deixar a produtividade do escritório estagnar. Advogados que consideram demais os conhecimentos jurídicos e deixam de lado o pensamento empresarial e administrativo tendem a perder uma série de oportunidades de fazer o escritório crescer.

É muito comum encontrar donos de escritórios que trabalham com ideias bastante voltadas para a escassez e para a retenção de gastos. Tal concepção de gestão é um negativismo que anula a perspectiva de crescimento de um escritório. Toda ação de investimento é mal vista, o pensamento de retorno a longo prazo é ignorado e a conformidade com resultados médios e até baixos se instaura no trabalho do advogado e de toda a equipe.

Assim, ao invés de construir um grande escritório aos poucos, conforme o tempo e as condições dadas, se desenvolve uma realidade negativa e insuficiente, focada na escassez e não no desenvolvimento.

Ampliar a capacidade de um escritório com baixos investimentos sem gerar dívidas e prejuízos é totalmente possível. Para isso, só é necessário planejamento e trabalho. Com poucos gastos já se pode começar um plano de estratégias de marketing jurídico digital e também investir em algumas ferramentas, como um software de gestão, por exemplo.

Uma questão importantíssima e que merece uma enorme consideração é o investimento em “mão de obra”. Um advogado gestor com um mindset de escassez procura sempre pagar o mínimo para seus funcionários e não é capaz de perceber os problemas que isso causa. Dessa forma, o escritório vai ter apenas pessoas pouco qualificadas e sem motivação para produzir, pois estarão sendo mal remuneradas.

Para ter um time motivado e produtivo, é necessário mais do que simplesmente pagar o menor valor possível no mercado. Um advogado focado na abundância sabe o valor de investir em pessoas e em colaborações mútuas para criar um ambiente gratificante e produtivo.

Além disso, escritórios inovadores entendem a importância e o potencial da consolidação de parcerias. A concorrência já não representa mais apenas um problema a enfrentar, mas sim uma oportunidade de negócio. O advogado gestor negativo acredita que o mercado não é grande o suficiente para absorver todos os advogados ingressando. Por isso, encara colegas de profissão como concorrentes, ao invés de parceiros em potencial.

Esse tipo de atitude faz você perder dinheiro, contatos e experiências que poderiam gerar grandes resultados. No atual contexto da advocacia, cada vez mais escritórios tem trabalhado em parceria através de indicações e trabalhos em conjunto.

E então, qual o seu mindset ? Deixe de lado velhas concepções que impedem o crescimento do seu escritório e venha fazer parte desta nova forma de advogar.

Banner para clicar e fazer download do e-book ssobre gestão ddigital de escritórios de advocacia


Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[Infográfico]
[Infográfico]
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]