Tempo de leitura 3 Minutos

Sem tempo para ler? Ouça o artigo completo.

Advogado empreendedor

Ser um Advogado empreendedor nos dias de hoje já não é mais incomum. Todo gestor e CEO de empresa (e escritórios de advocacia) sonha, ou sonhou em algum momento da sua carreira, com a possibilidade de trabalhar apenas com os melhores clientes ou com os clientes que considera serem os que mais precisam dos seus serviços.

Jovem advogado sentado em uma poltrona sorrindo com um notebook sobre o colo e olhando por uma janela. Imagem tenta ilustrar a persona do Advogado empreendedor
Persona do Advogado empreendedor

Porém, diversas dificuldades aparecem: necessidade de produzir em dobro para sustentar esse sonho, necessidade de encontrar uma equipe altamente qualificada para dividir as responsabilidades ou, na falta dessas pessoas, de qualificar a equipe inexperiente.

Ainda, somam-se as demandas de gestão financeira, planejamento de negócio, qualificação própria e vida pessoal. Como dar conta de tudo isso? Parece uma missão impossível.

Potencialize seus resultados com ADVBOX

Missão possível: o melhor serviço e os melhores clientes, uma realidade já alcançável para todos os escritórios.

O contexto atual do mercado na advocacia brasileira é altamente complexo. Com as demandas sociais emergentes, bem como os avanços tecnológicos, o mercado se torna ainda mais difícil.

Assim, parece utópico dizer ser possível colocar em prática feitos como a escolha dos clientes, aumento da produtividade e qualificação da equipe – com consequente elevação de receita.

A chave deste “tesouro” é, na realidade, muito simples: a digitalização das informações do escritório de advocacia. Entretanto, fique atento: não estamos falando do mero registro de processos ativos do escritório em um programa. Seria desonesto propor uma resposta simplista assim para advogados.

A digitalização das informações do escritório engloba também os processos ativos. Porém, ainda alcança, desde o atendimento ao cliente até a cobrança de honorários e gestão financeira.

A digitalização é uma resposta barata e acessível para escritórios de diversos tamanhos. Assim, pode ser implementada manualmente em planilhas digitais presentes no computador do escritório ou em sistemas mais avançados.

Uma coisa é certa: digitalizar as informações do escritório trará os benefícios que listamos aqui além de muitos outros.

“Interessante, mas como isso me ajuda, na prática?”

A digitalização das informações do seu escritório ajudam o negócio a alcançar resultados como os mencionados no título desse texto. Isso é feito através das facilitações com os procedimentos internos e com a permissão do controle de qualidade do serviço jurídico bem como a transparência e segurança nas relações entre parceiros e colaboradores, e mais:

O Advogado empreendedor pode escolher seus clientes com a digitalização do escritório

Registre a origem dos clientes (indicação, internet, balcão, sindicato, etc) e identifique facilmente o melhor ponto de conquista de clientela.

Faça uma análise de sentenças procedentes e improcedentes é importantíssimo. Assim, é possível relacionar tal análise ao custo de aquisição do processo e retorno financeiro do tipo de ação. Foque esforços no mais vantajoso;

Aumentando a produtividade com a digitalização do escritório

Digitalizando as informações e registrando as tarefas realizadas de forma centralizada, o advogado gestor consegue acompanhar a produtividade. Aliás, isso pode ser feito acompanhando o fluxo de trabalho do gestor, de seus sócios, parceiros e também dos colaboradores.

Além disso, é possível definir Taskscore: Alta produtividade na advocaciapara alcançar os resultados financeiros esperados pelo escritório e necessários para a saúde financeira do negócio, sem gerar sobrecarga, estresse e abdicação da sua qualidade de vida.

Complemente sua leitura com esses artigos:

Qualificação da equipe com a digitalização do escritório

Os dois itens anteriores auxiliam na qualificação da equipe (ou sua, caso atue individualmente).

Ao analisar os melhores processos (e escolher seus clientes), você consegue focar esforços para estudar e se qualificar mais em nichos específicos que possuem maior rentabilidade para o escritório. É a chamada hiper especialização, uma tendência já validada pelo mercado da saúde e, agora, em ascensão bem sucedida na advocacia. Sua equipe acompanhará a estratégia qualitativa do escritório.

Além disso, ao Taskscore: Alta produtividade na advocacia através do registro de tarefas, é possível verificar em que ponto do trabalho dentro do escritório se encontram as maiores dificuldades produtivas, analíticas e de atendimento. Se a produção parar na coleta de provas, por exemplo, você rapidamente conseguirá identificar que é ali o ponto a ser trabalhado.

Assim, o responsável, seja você, um sócio ou colaborador, poderá se dedicar melhor a esse procedimento e suas habilidades trazendo ganhos de tempo e de receita para todo o escritório. Tal tipo de estratégia de otimização dos negócios é característica de um Advogado empreendedor.

Saiba mais:

BÔNUS: Ganhe mais tempo para o que mais importa.

A digitalização das informações do escritório possibilita para o Advogado empreendedor a criação de tantas soluções para o escritório que colocá-la em prática significa, realmente, ganhar tempo. Aliás, é de fato algo valioso para os advogados.

E mais: quanto antes você começar o procedimento de digitalização, antes terá resultados e menor será o trabalho de fazê-lo.

Seu Escritório de Advocacia com Máxima Produtividade e Gestão de todos os Processos. Comece agora!

Comece agora e colha resultados valorosos ainda nos próximos 30 dias. Confira as ferramentas indispensáveis para colocar em prática na lista de ferramentas que fizemos.

Banner para clicar e fazer download gratuito do guia Ferramentas Indispensáveis para colocar escritório digital em prática


Katiussa Bitencourt

É  jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político. Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[Infográfico]
[Infográfico]
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]