Armadilhas do financeiro
Financeiro

Quais são as armadilhas do financeiro na advocacia

Vídeo descritivo das Armadilhas do Financeiro na Advocacia em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

Como organizar o financeiro de um escritório de advocacia?

Abra os olhos para as armadilhas do financeiro do seu escritório, evitando cair em um buraco escondido logo à frente no caminho para o sucesso na advocacia.

Sendo assim, vamos entender o básico:

Todas as contas do seu escritório tem sempre duas datas: a data do vencimento e a data do pagamento. Além delas, temos também a competência.

Com os honorários advocatícios é a mesma linha de pensamento: duas datas e a competência que fechou o contrato.

Dessa forma, para exemplificar, digamos que fazendo as contas do negócio perfeitamente, seu sócio percebe que irá faltar 10 mil reais para fechar as contas no mês.

Sabendo que se ele falar isso para você, por cautela, você irá propor retirar menos dinheiro do caixa do escritório, o que ele não concorda de jeito nenhum, o que ele poderia fazer diante dessa situação?

Primeiro, ele poderia atrasar o pagamento de contas no valor de 10 mil ou mais para o próximo mês. Segundo, ele poderia contabilizar os honorários recebidos de forma parcelada junto no mês atual para dar a prestação de contas.

Nós da ADVBOX vemos os gestores de escritórios fazendo isso por vários meses, muitas vezes nem necessitando de sócios e enganando a si mesmos. E sabe o que acontece diante disso? Eles cancelam a mensalidade do software jurídico que organiza toda a rotina do escritório.

Como é feita uma análise financeira?

À vista disso, é preciso olhar para a análise financeira do escritório de duas formas: pela data do pagamento, dos honorários e despesas, ou pela data do vencimento.

Pela data do pagamento você estará vendo o fluxo de caixa, a real situação financeira que o seu escritório vive em curto prazo.

Posto isso, pelo fluxo de caixa você sabe se o seu escritório terá dinheiro para pagar as contas e conseguirá sobreviver ao longo do mês.

O que é uma DFC e para que serve?

O DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa, é obrigatório para todo CNPJ registrado, mas facultativo se a sua receita é inferior a 2 milhões de reais ao ano.

No entanto, a advocacia é um serviço de longa duração e é preciso enxergá-la a longo prazo. Sendo assim, o fluxo de caixa não permite essa visão. É preciso visualizar a situação pelos resultados das competências através do DRE – Demonstração do Resultado do Exercício.

O que é o DRE?

A partir do DRE, você terá uma visão mais completa do negócio e a longo prazo, conseguindo realizar previsões e planejamentos.

Entenda a diferença:

Se você fecha 10 contratos de 20 mil reais de honorários no mês de junho de 2022 a serem recebidos em 20 parcelas, no DRE essa receita deve ser contabilizada toda em junho de 2022, ficando com uma entrada de 200 mil reais, tendo em vista que esse de fato foi o valor contratado pelo escritório nesse mês.

Essa informação é importante para muitas coisas. Todavia, esse valor não entrou no caixa, ele irá entrar parcelado, se entrar, nos próximos 20 meses. Então fica uma entrada de 20 mil reais no mês de junho de 2022 e nos meses seguintes também 20 mil reais, se de fato ocorrer o pagamento.

Como é feita a prestação de contas?

Quer uma dica para simplificar a situação?

Faça uma prestação de contas mensal, um balanço simples colocando nas receitas somente os honorários de fato recebidos que entraram no caixa do escritório. Nas despesas, insira as contas que venceram no mês e coloque todas na conta.

Padronize esse balanço mensal assim no seu escritório e o seu controle financeiro irá melhorar muito.

Armadilhas do Financeiro na Advocacia

ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as terças-feirasàs 17h.

Para assistir este episódio sobre as Armadilhas do Financeiro na Advocacia, basta clicar aqui.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

armadilhas do financeiro
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas