Como montar o DFC de escritório de advocacia

O Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC de escritório) é um demonstrativo que visa relatar fidedignamente tudo que entrou e saiu da conta bancária e/ou caixa do escritório sem exceção, esclarecendo todos os movimentos financeiros.
O que é a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC)?
A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é um relatório internacionalmente padronizado na contabilidade, e que foi incorporado no Brasil através de algumas leis.
O DFC é criado com base nos dados do Relatório de Receitas e Despesas, e portanto, se baseia na “data do pagamento” de cada receita e despesa.
O objetivo central da DFC é visualizar o que foi pago e o que foi recebido realmente, e qual o saldo em conta do escritório. NO DFC você irá registrar e visualizar o que entrou e saiu do caixa de fato no período.
O que não foi pago e não foi recebido (atrasos, inadimplência, parcelamentos e provisões) é apurado no DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício.
O que é preciso entender é o seguinte: Se o escritório tivesse apenas uma conta bancária e recebesse e pagasse todas as receitas e despesas através desta conta bancária, o saldo do DFC e da conta ao final de cada período sempre seriam iguais.
O DFC deve refletir a soma de todos os extratos bancários.
Desde 01/01/2008 pela Lei 11.638/2007 todas as empresas com mais de R$ 2.000.000,00 (dois milhões) de receita anual são obrigadas a apresentar.
Porém é de grande interesse de escritórios ou empresas desde a sua abertura a criação e acompanhamento do seu DFC, pois ajuda muito na gestão financeira e dá ao gestor uma visão prática das entradas e saídas.
A ADVBOX recomenda que todo escritório faça seu DFC do ano anterior (sempre, a qualquer época do ano se não fez ainda) e mantenha mensalmente atualizada a DFC do ano corrente.
Pode parecer muito trabalho, mas com a ADVBOX os escritórios levam menos de 10 minutos por mês para atualizar sua DFC (é um investimento de tempo muito pequeno para um ganho de gestão tão grande certo?).
Como montar o DFC do meu escritório de advocacia?
Existem inúmeras variações de Demonstração de Fluxo de Caixa.
Vamos explicar como montar um DFC da área de Serviços (e não de comércio), pois é como os escritórios de advocacia devem fazer. Ressaltamos que estamos baseando a explicação na ADVBOX.
Primeiro é preciso realizar todos os lançamentos financeiros do mês e confirmar o pagamento para que eles efetivamente sejam considerados.
Segundo lugar, é emitir o Relatório de Receitas e Despesas, (RRD) o que você faz em poucos cliques como foi explicado no link.
Terceiro lugar, é preciso ter sua planilha DFC própria. Se ainda não tem sugerimos fazer o download da nossa planilha de Excel padrão de DFC de Escritórios (baixe nosso modelo gratuitamente).
Quarto lugar, é preciso copiar o resumo das Receitas que a ADVBOX gera no relatório RRD já emitido colacionando o resumo das Receitas:
Em quinto lugar, é preciso fazer a mesma ação para as Despesas. Copiar do RRD para colar no mês referido do DFC.
Para os planos Banca Max e Elite as Despesas já saem somadas por grupos financeiros no resumo do cabeçalho do Relatório de Despesas e Receitas. Se você está utilizando o plano Banca Jurídica deverá somar cada uma das categorias e buscar o valor a ser inserido no DFC.
Quais os grupos financeiros padrão na ADVBOX?
Os Grupos Financeiros padrão na ADVBOX e mais adequados à uma advocacia contemporânea e atual são assim descritos e numerados:
1. Receitas
0. Deduções
Os demais grupos são de despesas:
2. Folha de Pagamento
3. Encargos da Folha de Pagamento
4. Tributos
5. Despesas Fixas
6. Despesas Variáveis
7. Despesas Bancárias
8. Marketing e Comercial
9. Distribuição de Lucros e Participações
Como finalizar a apresentação do DFC para os sócios do escritório?
Por fim, o quinto passo é seguir realizando o mesmo procedimento após o último dia de cada mês para manter o DFC atualizado.
Ao concluir o ano, o DFC ficará apresentável da seguinte forma (vejo nosso exemplo):
Veja a clareza das informações sem necessidade de rolar o scrool do mouse, estando as principais informações disponíveis em uma única tela.
Esta é a forma ideal para apresentação da Demonstração de Fluxo de Caixa Anual, a fim de torna límpida e clara a informação das receitas e pagamentos efetivamente realizados anualmente.
Com esta apresentação fica muito mais simples a decisão acerca de:
- retirada de lucros
- possíveis investimentos
- necessidade de reservas financeiras.
Com ADVBOX o tempo que você irá levar para montar seu DFC não irá ultrapassar 10 minutos a cada mês, como já nos referimos.
Claro, sem ADVBOX ou utilizando outros sistemas de gestão o tempo investido pode ser de 1 semana inteira com uma pessoa dedicada. E mesmo assim, seu relatório fica vulnerável à erros.
Evolua sua banca através da gestão digital na advocacia com a ADVBOX.
Clique abaixo e experimente a plataforma por 7 dias gratuitos!
0 comentário