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Como atrair clientes que procuram Direitos do Consumidor?

Publicado por Lucas Steinmetz em

recurso de apelação

A acirrada competitividade na advocacia brasileira possui alguns obstáculos ainda maiores quando se trata de Direitos do Consumidor.

Partindo do princípio que seu mercado pode ser absolutamente qualquer pessoa, como se posicionar para ser notado entre mais de um milhão de advogados no país?

Calma. Não se desespere. Existem meios de atrair a atenção de potenciais clientes e conseguir usar essa alta demanda a seu favor. Entenda como competir através de meios digitais e se tornar uma autoridade no assunto, atraindo diversos clientes.

De onde os clientes vêm?

Organizar a origem de clientes em planilhas ou arquivos digitais pode ser um tanto quanto complicado. Pode ficar difícil encontrar tais informações, principalmente em casos de escritórios ou advogados com uma quantidade maior de clientes.

Entretanto, esse controle é essencial para saber em qual método você deve concentrar investimentos para obter maior retorno.

A centralização dessas informações em uma plataforma de qualidade e simples de usar ajuda muito no fluxo de trabalho. Isso pode ser feito pela separação dos clientes em diferentes categorias que indicam sua origem.

Exemplos de categorias que podem ser usadas pelos advogados são:

  • Clientes Dativos;
  • Indicação de parceiro (incluir o nome do parceiro também);
  • Indicação de cliente;
  • Indicação família/amigos;
  • Associações e sindicatos;
  • Marketing Digital;
  • Palestras e Eventos;
  • Atendimento no Balcão.

Uma importante tarefa que faz parte do trabalho de gestão é a organização de dados dos clientes cadastrados. Por mais que isso não pareça importante para alguns, esse dado é indispensável para conquista de novos clientes. Afinal, só assim você saberá qual é a sua melhor fonte de clientes para investir ainda mais nela.

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Saiba quem é o seu potencial cliente

É muito importante definir um público específico para ser atingido. A segmentação permite definir perfis hipotéticos de pessoas que estarão diretamente interessadas no seu serviço.

Após a definição de tais perfis, basta buscar por eles na internet. Você pode atingir pessoas com o mesmo perfil em vários lugares do país, ou até mesmo prestar atendimento para brasileiros erradicados no exterior.

“Mas eu atuo com Direitos do Consumidor… Meu público é todo mundo!”
Não, não é.

Todo mundo pode vir a precisar dos seus serviços. mas existe um perfil específico que pode ser traçado a partir de informações que estão dentro do seu próprio escritório!

Um grande erro cometido por maioria dos escritórios de advocacia no Brasil é não conseguir usar os dados que estão na palma das mãos. Essa é a importância de manter informações sobre clientes e processos organizadas.

O Marketing jurídico digital e a advocacia de resultados, através de dados e métricas, mostra de maneira detalhada o perfil que oferece mais rentabilidade e quais tem mais interesse no seu escritório.

Conteúdo sobre Direitos do Consumidor traz resultado?

O meio para atrair clientes pela internet vai ser, sempre, a qualidade do seu conteúdo e o alinhamento das suas estratégias de marketing digital. Mas é preciso adequar isso à linguagem do cliente.

Você precisa “traduzir” o juridiquês para que seu cliente realmente entenda a implicância prática do direito em sua vida. Vocês precisam falar o mesmo idioma!

Dito isso, não faltam assuntos para abordar. O conhecimento da população brasileira sobre seus direitos enquanto consumidor não é algo repercutido amplamente. Muitas pessoas estão sendo prejudicadas e não fazem ideia disso!

Seu conteúdo será fantástico se você assumir a missão de instruir essas pessoas. É através de um conteúdo simples de entender e com informações precisas que você se tornará referência, atraindo o interesse de muitas pessoas.

E nos Direitos do Consumidor existe uma vantagem ainda maior. A produção de conteúdo atrai facilmente. Colocando a criatividade em prática, você consegue falar sobre qualquer tipo de produto ou serviço de forma cativante. Seja em uma publicações em blogs, redes sociais ou em vídeos no YouTube, essa talvez seja a melhor área para desenvolver ideias atraentes de conteúdo.

E como o Marketing Jurídico Digital pode ajudar?

A primeira diferenciação que temos que fazer é marketing digital e atendimento. Ambos podem se dar por mídias digitais, mas são coisas distintas. O atendimento engloba ter canais de comunicação (inclusive redes sociais) para clientes novos ou antigos localizarem o escritório. Seja para conseguir o endereço, telefone, ou até sanar alguma dúvida via chat.

Já o marketing jurídico digital é uma forma de atrair seus clientes pela internet. Não basta ter presença digital. Você deve ainda estudar e aplicar essas estratégias. É assim que atingirá o público certo, fazendo com que eles busquem não apenas informações, mas informações que venham através de você!

Você tem alguma rede social? Usa ela como canal de atendimento? Faz marketing digital pela internet? Certifique-se de que seu conteúdo é feito para atrair clientes, não outros advogados!

Se seu escritório ainda não tem redes sociais e site, certamente está nos seus planos esse investimento.

Se já tem, como você produz conteúdo? Com todas as limitações da OAB fica difícil saber o que pode ou não fazer. Assim, é comum que os escritórios produzam conteúdo jurídico a partir de notícias. Ou, ainda, compartilhem decisões e postagens de páginas de tribunais, conselhos ou da própria OAB.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

Como atrair clientes que procuram Direitos do Consumidor? Software Jurídico ADVBOX

Lucas Steinmetz

Formado em jornalismo, especializado em estratégias e técnicas SEO e Professor do Instituto IbiJus. Lucas Steinmetz começou sua jornada como analista SEO dentro de um escritório de advocacia e elevou o número de acessos no blog de 20 mil para 315 mil visitas por mês. Possui mais de 11 anos de experiência em produção de conteúdo para internet. Atualmente, trabalhando em um dos mais completos métodos de marketing jurídico focado em qualidade e resultados sem ferir as normas da OAB.

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