pessoa lendo documentos sobre a mesa em post sobre audiências online
Direito

Como fazer e como participar de audiências online?

A tecnologia, as necessidades da vida moderna e até mesmo situações excepcionais como a pandemia da Covid-19 mudaram os formatos tradicionais de trabalho, inclusive no Direito. Com isso, surgiram as audiências online.

A ferramenta se resume a uma videoconferência que une todas as partes interessadas no processo e até mesmo, em determinadas situações, público telespectador que nada tem a ver com ele.

Portanto, com um dispositivo eletrônico, uma internet e uma plataforma de transmissão, é possível realizar essas audiências, tornando os processos mais ágeis e facilitando a vida de advogados e clientes.

Diante disso, esse artigo vai te mostrar:

  • Como são feitas as audiências online?
  • Quem pode assistir audiência online?
  • Como faço para participar de uma audiência online?
  • Quanto tempo dura uma audiência criminal online?

Acompanhe este post e veja como realizar uma audiência online e como participar dela.

Como são feitas as audiências online?

A Covid-19 popularizou ainda mais as audiências online e abriu portas para a sua efetivação rotineira na advocacia, Isso porque antes da pandemia, tal formato era mais usado em algumas circunstâncias especiais como:

  • Possibilitar a apresentação de um réu ou testemunha que estivessem impedidos de comparecer presencialmente;
  • Nos casos em que o réu responde por processos graves relacionados aos interesses coletivos, ou chamados de ordem pública.

Portanto, atualmente, tais audiências trouxeram uma grande mobilidade, agilidade e segurança para o setor jurídico. Além disso, apresentou grande diminuição dos custos para todos, sejam clientes, advogados ou para a justiça.

Mas como ela é realizada na prática?

Basta uma conexão com a internet, um celular, um tablet ou um computador para que ocorra uma videoconferência, um encontro virtual entre advogados, seus clientes, testemunhas, funcionários da justiça e demais ouvintes.

Resumindo, esse é o ponto de partida para uma audiência online. Ou seja, não importa onde cada um está, pois com estas ferramentas é possível este encontro para manter o andamento das atividades do judiciário.

Além dos dispositivos e da internet, as audiências necessitam de plataformas que disponibilizam links de acesso a todos os participantes, entre elas o Google Meet , o Zoom e o Microsoft Teams.

Portanto, a Justiça local é quem define a plataforma que usará para suas audiências virtuais e os escritórios e profissionais, por sua vez, devem acessá-la para participar das videoconferências.

Para facilitar a vida do setor jurídico, o software ADVBOX oferece essa possibilidade de integração com as várias plataformas usadas pelo Poder Judiciário, facilitando a participação nas audiências online.

Pronto. Essa é estrutura básica para a realização de uma audiência virtual, mas existem ainda outras questões importantes para o bom andamento do trabalho.

Veja quais são:

  • Ambiente;
  • Equipamentos;
  • Preparo.

1. Ambiente

Especialmente no home office é importante atentar aos detalhes. Garantir um espaço silencioso, sóbrio e com boa iluminação é fundamental para uma audiência virtual. 

2. Equipamentos

Para uma boa transmissão durante a audiência, é importante ter equipamentos funcionando a pleno vapor. Cheque sua câmera, microfones e, principalmente, sua conexão com a internet para uma boa transmissão de imagens e sons.

3. Preparo

O profissional do Direito deve estar muito bem preparado para esta nova realidade em audiências. A sua postura e seu conhecimento sobre o processo são apenas algumas das orientações importantes.

Dessa forma, veja como estar devidamente preparado:

  • Segurança: a forma de se expressar demonstra o quanto você está preparado para a audiência. Por isso, seja cordial e confiante. Além disso, mantenha um tom de voz claro e formal. Tudo isso transmite segurança;
  • Convencimento: um grande trunfo na advocacia é o poder persuasivo, só que para atingir esse objetivo a linguagem corporal também é fundamental. Evite distrações diante da câmera e foque suas ações e olhares nela;
  • Emocional: não é porque há uma câmera entre você e as demais partes que é permitido perder o controle. Aja e fale com calma. Não perca o equilíbrio, transmitindo insegurança, mal estar e prejuízo a seu cliente e sua imagem;
  • Estudo: Estude a fundo o caso, já que para se ter argumentos é necessário conhecer sobre o que se fala. Só assim, o advogado construirá uma narrativa detalhada e direcionada aos demais participantes da audiência;
  • Roteiro: Não só estude o caso, mas faça anotações e construa um roteiro com as informações-chaves do processo. Dessa forma, você estrutura sua fala de forma organizada e conduz a audiência de forma satisfatória.

Percebe-se que não é difícil adotar as audiências online no dia a dia do seu escritório, pois com a tecnologia presente hoje e algumas observações importantes sobre o preparo para o uso delas, esse novo formato torna-se possível.

Consequentemente, muitas são as vantagens dessas reuniões virtuais.  Veja algumas delas.

4. Vantagens

A área jurídica pede agilidade, sendo assim  as audiências online atenderam bem a este pedido. Porém, esta não é a única vantagem, pois a linha de benefícios é ampla. Neste sentido, este formato de reunião oferece como principais vantagens:

  • Rapidez nos julgamentos: o modelo não implica em transporte de advogados, réus e demais envolvidos nos julgamentos. O encontro é imediato, sem limites geográficos;
  • Redução de custos: como resultado da possibilidade do encontro via videoconferência e sem deslocamentos, há diminuição de custos para o Poder Judiciário, advogados e todos os participantes do processo;
  • Gravação da audiência: A maioria das plataformas de videoconferência possibilita gravar as audiências, dando munição, desta forma, para a Justiça avaliar e reavaliar o conteúdo delas.

Claro que existem desvantagens, mas elas estão mais focadas na tecnologia do que

na prática do modelo como, por exemplo, nas falhas na conexão com a internet ou problemas em dispositivos como tablets, celulares e computadores.

Quem pode assistir audiência online?

A não ser que estejam correndo em segredo de justiça, é possível assistir às audiências on line. Ou seja, familiares ou terceiros, mesmo que não tenham relação com as partes envolvidas no processo, podem acompanhar as audiências virtuais.

E, especialmente, os estudantes de Direito, já que a maioria dos cursos exigem isso para aprovação. 

Como faço para participar de uma audiência online?

Não tem mistério para participar de uma audiência online, já que o processo se assemelha à participação em  uma live ou mesmo em aulas à distância. 

Um dispositivo eletrônico e uma boa internet são ferramentas básicas. A partir daí, geralmente, o participante deve fazer um cadastro e informar seu e-mail para recebimento do link que lhe dará acesso à audiência no dia e hora marcados.

É aconselhável também manter algumas posturas para participar da audiência como:

  • Não se atrasar para entrar no link;
  • Verificar se a internet está funcionando plenamente;
  • Ao optar pelo computador, teste a câmera e o microfone antes;
  • Se usar o celular, garanta que ele fique em local fixo e totalmente carregado;
  • Procure um ambiente tranquilo;
  • Use roupas formais;
  • Mantenha uma postura ereta e esteja com sua atenção voltada à audiência;
  • Mantenha o microfone no mudo, caso não fale durante a reunião.

Quanto tempo dura uma audiência criminal online?

As audiências virtuais variam muito quanto ao tempo de duração, mas em geral levam menos tempo do que as presenciais. No entanto, elas podem demorar algumas horas.

Em suma, a complexidade do caso, a quantidade de pessoas envolvidas, entre outros fatores, determinarão o tempo que ela levará. Ademais, nem sempre o caso será resolvido em apenas uma sessão virtual.

Audiências on line são mais do que uma tendência. São uma necessidade diante das exigências atuais em relação à agilidade e facilidade dos trabalhos em todas as a áreas, incluindo o Direito.

Além disso, elas são possíveis de acontecer usando ferramentas que todos têm à disposição hoje em dia, como internet e dispositivos eletrônicos. É só observar como se comportar diante deste novo formato.

Então, preparado para usar e abusar das videoconferências no seu dia a dia?

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Automatize a produção de suas petições
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas