Tempo de leitura 5 Minutos

A Advocacia está vivendo a sua transformação mais profunda desde o surgimento da profissão, nos primórdios da evolução do Direito. Sim! A advocacia nunca evoluiu tanto em tão pouco tempo desde o surgimento do Código de Hamurábi e da criação da audiência bilateral na Grécia Antiga, mas esta nova forma de advogar vai nos levar para onde?

A fim de responder esta dúvida a ADVBOX está criando “O Modo ADVBOX de Advogar” que é uma mudança integral e completa não em um ou outro aspecto da gestão do escritório, mas sim de toda a organização e procedimentos, com base em fundamentos completamente diferentes dos que se desenvolveram até hoje.

Se você advoga, administra um escritório ou presta consultoria de gestão e marketing jurídico, está diante de um conhecimento fundamental para continuar exercendo sua atividade, já que a ADVBOX entregará não apenas o software, mas toda a metodologia de gestão de escritórios que será utilizada nas próximas décadas, mantendo sua equipe de desenvolvimento de técnicas e metodologias de procedimentos sempre ligada às mais avançadas tecnologias existentes no planeta.

Em 2018, o conhecimento básico que você precisa saber são divididos em oito áreas relevantes aos escritórios, quais sejam: Produtividade com gestão em tarefas, Marketing Jurídico Digital, Fechamento de contratos de honorários, excelência no atendimento ao cliente, financeiro e tributário, Advocacia em Rede, Transformação Digital e redução de custos e Gestão Estratégica.

A Gestão de pessoal com foco em tarefas e produtividade

A gestão de pessoal é feita com foco em horário (livro ponto) o que é algo arcaico e ultrapassado, e gera baixa produtividade, alto estresse da equipe e do gestor, baixa qualidade de vida, excesso de tempo desnecessário e improdutivo no trabalho, problemas com o trânsito e mobilidade e dificuldade de crescimento pessoal (devido a falta de tempo para qualificação profissional).

O primeiro passo para a evolução de uma equipe jurídica é a mudança para o sistema de gestão com foco em tarefas, mediante a atribuição de uma pontuação personalizada pelo gestor do escritório para a realização de todas as atividades, sejam as mais simples até as mais complexas.

Neste sistema, todos passam ser exigidos por fazer a entrega do trabalho, por atender bem os clientes, por ter mais fechamentos de contratos, enfim, por produzir mais ao invés de simplesmente estar presente no escritório.

Isso resolve muitos atritos e dificuldades, um exemplo excelente de citar é o fato de que, quem disse que os colaboradores preferem fazer a produção jurídica no mesmo horário do gestor? E quem disse que seria um problema fazer em outro horário? Há advogados excelentes que produzem as oito horas da manhã, assim como há grandes juristas que produzem durante a madrugada e adoram isso.

Adotar uma plataforma digital como a ADVBOX é a chave de entrada da porta para esta nova vida profissional, e ela está bem na frente de você.

Marketing Jurídico Digital

Chega a ser cômico ver alguns advogados que ainda julgam mal os escritórios que investem em marketing jurídico, seja ou não digital (mesmo seguindo regradamente as normas da OAB), pelo simples fato de ter um “preconceito” com este tipo de atração de clientes. É uma visão ultrapassada e que deve ser superada!

Para a ADVBOX a produção de conteúdo explicativo e jurídico direcionado ao público que o advogado pretende atrair é mais que um direito do advogado, é um dever! Isso, um dever. O advogado tem a função de estar mais próximo à sociedade que o magistrado e o promotor ou advogado público. Por isso, tornar o Direito mais simples e acessível ao conjunto da sociedade é uma tarefas essencial, e deve estar no rol de atividades dos melhores profissionais.

A disponibilização de conteúdo rico e de fácil compreensão na internet, e obviamente atualizado continuamente, é primeiramente um sistema de melhoria social, pois alivia as dúvidas e ansiedades da população, assim como um bem a toda classe, pois filtra muitas pessoas que iriam aos escritórios pedir informações simples e desnecessárias, ocupando o dia a dia dos patronos ou incentiva as pessoas a procurarem seus direito, e assim, independente de qual advogado produziu o conteúdo, são inúmeros profissionais que aumentam seus clientes.

A ADVBOX incentiva a classe às melhores práticas e pretende apoiar na aprendizagem e orientação de bons projetos de marketing jurídico, visando o bem comum e não a mercantilização da advocacia, através de mentorias específicas e das mais avançadas ferramentas de segmentação de clientes e automação de marketing e atendimento.

Fechamento de contratos de honorários

Fechar contratos é essencial para a sobrevivência e evolução da banca. Os escritórios resistem a ter e a dar a devida importância a um “departamento comercial” ou seja, a ter um responsável pelo relacionamento com entidades, empresas, clientes e público em geral, que viva focado na abertura de possibilidades de representação pelo escritório e que facilite a contratação da banca.

O mínimo que um escritório precisa ter é um advogado focado na produção jurídica e outro na parte de prospecção.

E o que é a prospecção de clientes se não a mesma coisa que advogar? Isso mesmo!

Advogar é persuadir, convencer e ser perspicaz, o que na verdade é a mesma coisa que se precisa fazer no momento do fechamento do contrato. Para ser um bom fechador de contratos é essencial ter conhecimentos específicos. Há leituras filosóficas tradicionais muito bem aplicáveis nesta área, como Schoppenhauer, Maquiavel, Rousseau, assim como as mais recentes, como Robert Greene, Robert Cialdini e Dale Carnegie que todo excelente advogado precisa conhecer.

Excelência no atendimento ao cliente

Atendimento é outra área que está em profunda transformação, especialmente com o surgimento das redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea, e-mail passou a ser considerado antiquado e o telefone passou a ser considerado idade da pedra lascada. Telefone já é uma palavra que não representa mais o que representou quando surgiu.

Mas como organizar o atendimento, de forma a converter esse volume de contatos do cliente com o escritório em algo que traga melhorias e vantagens no desenvolvimento da Advocacia, sem tomar mais tempo do Advogado ou criar mais custos altos para a banca?

A ADVBOX possui funções essenciais para este aspecto, e está desenvolvendo mais ferramentas e integrando com sistemas ainda mais especializados, de forma a tornar o atendimento uma fonte de oportunidades únicas para a sua advocacia.

Financeiro e tributário

A gestão financeira e tributária é essencial ter controlada na cloud, pois na Advocacia Digital o financeiro é transparente e honesto entre os sócios, e a questão tributária deve ser respeitada, mas deve ser avaliada a melhor forma de tributação, através de um planejamento tributário anual, que antes era uma dor de cabeça realizar, mas com a ADVBOX se torna muito satisfatório e simples.

Advocacia em Rede

Uma andorinha não faz verão! Isso é uma máxima popular, mas é verdadeira. É essencial os advogados digitais trabalharem em equipe, conseguindo delegar tarefas de forma efetiva e eficaz.

A atuação da advocacia em Rede é completamente diferente da advocacia por correspondência, pois assim como na Gestão por produtividade, há um espaço muito melhor para a atuação em conjunto, sem subordinação.

Seja na Advocacia em Rede Aberta ou em Rede Fechada, as duas formas tem retorno importante para quem adota esta metodologia, e com investimentos muito pequenos alcançam resultados muito significativos.

Transformação Digital e redução de custos

A Transformação Digital é um processo que está envolvendo a humanidade inteira, e não há condições de se eximir ou fugir dela, é um fato consumado. Mas com certeza, um fato muito benéfico.

A transformação digital é uma mudança profunda nas pessoas  e nos processos, e a advocacia não tem como se eximir, entenda melhor o que é a transformação digital.

Com a adoção de inúmeras tecnologias disponíveis, os advogados poderão repensar tudo em sua atividade profissional e consequentemente em sua vida pessoal, aumentando sua liberdade, seu alcance e sua qualidade de vida.

Gestão Estratégica.

Deixar o escritório crescer ao acaso, ou não crescer, não faz parte da realidade desta nova geração de advogados. O sucesso é uma característica essencial e os resultados são planejados e efetivamente alcançados sem “sorte”, mas com técnica e conhecimento aplicado.

A ADVBOX é a base informacional para uma gestão estratégica e eficiente, que permite obter previsões de tudo que se quer alcançar, e se alcança.

Descubra mais sobre o que é possível fazer com a ADVBOX, aderindo a uma nova comunidade jurídica mais eficiente, mais competente, mais livre e aberta, enfim mais “digital”.

Venha fazer parte desta nossa comunidade jurídica digital!

 


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

[Infográfico]
[Infográfico]
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]