marketing de conteúdo na advocacia
Marketing Jurídico Digital

Como produzir conteúdo jurídico relevante e de qualidade?

Nos últimos anos, entrar e permanecer no mercado de trabalho pode ser bem mais difícil. Com tanta concorrência, o que fazer para se diferenciar dos colegas de profissão?

Uma das maneiras mais comuns de ser encontrado por um nicho específico e, assim, fechar novos negócios é estar nas redes sociais. Nestas plataformas, a concorrência é grande e alcançar o público ideal pode não ser tão fácil quanto parece.

Dessa forma, então, produzir e publicar conteúdo jurídico é uma forma de se diferenciar entre tantos profissionais do direito. Além disso, é um modo de mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula e construir a própria credibilidade.

Acontece que, quem quer ir por este caminho, pode surgir algumas dúvidas: Como faço para tornar meu conteúdo jurídico mais atrativo? Ou Como posso me destacar no vasto mundo da advocacia digital?

Você não está sozinho nesta jornada! E, na intenção de te ajudar a passar por este processo da melhor forma possível, escrevemos este artigo.

Por isso, aproveite a leitura e anote as dicas mais importantes!

O que é conteúdo jurídico?

Como o nome sugere, conteúdo jurídico é o que envolve a disseminação de conhecimento e de informações voltados para o campo jurídico. Esta tática costuma incluir a produção de artigos para a web, posts para blogs, vídeos e outros materiais que informam sobre questões jurídicas.

Um dos principais objetivos de quem cria conteúdo jurídico nas redes sociais e na internet é alcançar a população geral. Dessa maneira, então, os materiais produzidos e publicados devem contar com um aspecto muito importante: uma linguagem acessível e didática, como indica o blog Promad.Adv.

Essa é uma tarefa que pode ser árdua, especialmente se você está acostumado apenas com petições e processos judiciais. A fim de facilitar para você, separamos algumas dicas fundamentais. Por meio delas, você, advogado, vai conseguir criar conteúdo jurídico relevante.

Como criar conteúdo jurídico?

A iniciativa de começar a criar conteúdo jurídico pode vir de um profissional recém-formado ou de um advogado com anos e anos de experiência. No entanto, este processo pode ser complicado para ambos: para facilitar, é bacana recorrer, principalmente, à leitura e pesquisa.

Além disso, o profissional também deve começar a entender e prestar atenção nas necessidades do público que o acompanha. Diante disso, separamos boas dicas para auxiliar na criação do conteúdo jurídico de qualidade.

  • Entenda seu público e crie uma persona;
  • Fale a linguagem do seu público;
  • Solucione dúvidas jurídicas;
  • Aborde temas relevantes e atuais;
  • Aposte em conteúdo evergreen;
  • Invista em estratégias de SEO;
  • Utilize chamadas para ação (CTA);
  • Revise o conteúdo;
  • Tenha constância;
  • Análise de resultados.

1. Entenda seu público e crie uma persona

O primeiro passo para começar ou redirecionar os caminhos do processo de criar conteúdo jurídico é conhecer o público que te acompanha nas redes. Este público é composto por diversas pessoas que têm desejos, desafios, preocupações e sonhos completamente diferentes.

Para criar um conteúdo de qualidade no campo jurídico, entenda, primeiramente, quem deseja alcançar e o que este público busca. Nesta etapa, a criação de uma persona entra em cena: uma representação fictícia do cliente ideal. Ao criar esta persona, analise características e o comportamento de seguidores e dos potenciais clientes.

2. Fale a linguagem do seu público

Uma das armadilhas mais comuns que os advogados enfrentam ao criar conteúdo jurídico é o uso excessivo do “juridiquês”. Estes, por sua vez, são termos técnicos do mundo legal que costumam ser intimidantes para os leigos.

A intimidação pode gerar um afastamento entre o cliente ou do possível cliente com o advogado. E, claro, isso não é algo que você queira, né? Por isso, ao criar o conteúdo jurídico, utilize uma linguagem mais clara, acessível e didática, como se estivesse explicando a um amigo.

A comunicação é crucial neste contato e, diante disso, é necessário facilitar o processo.   

3. Solucione dúvidas jurídicas

Existe um certo limite na atividade de um advogado nas redes sociais. Isso porque o profissional não pode fazer publicidade pensando na comercialização do serviço. Com isso, uma maneira de enriquecer a criação do conteúdo jurídico é respondendo dúvidas jurídicas sobre alguns temas.  

A diferença crucial é que o profissional não vai estar fornecendo consultoria gratuita: estará compartilhando conhecimento e construindo credibilidade. Lembre-se: as pessoas buscam respostas para perguntas e, ao oferecer informações claras e úteis, você se torna confiável.

4. Aborde temas relevantes e atuais

O campo jurídico está em nosso dia a dia, seja em uma questão trabalhista, familiar ou com uma empresa. Então, assuntos atuais podem se entrelaçar e, com isso, ser pauta de diversos conteúdos jurídicos. Além disso, fique de olho nas questões legais mais quentes do momento.

5. Aposte em conteúdo evergreen

Utilizar tópicos que estão em alta é uma estratégia que costuma funcionar na criação de conteúdo jurídico já que alcança várias pessoas. No entanto, o conteúdo evergreen, aquele que é relevante por um longo período, também pode ser bem explorada pelos profissionais.

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6. Invista em estratégias de SEO

Hoje em dia, ao entrar nas principais plataformas digitais, como Instagram, Facebook, Tiktok e Youtube, é comum vermos profissionais do direito criando conteúdo. No entanto, não são os únicos canais: de acordo com o Migalhas, blogs e portais são ótimos para conteúdos jurídicos.

Optando por estes formatos, é necessário estudar e utilizar a tática de SEO (Search Engine Optimization). Esta estratégia existe para otimizar o conteúdo para os motores de busca, como o Google. Assim, ao utilizar a palavra-chave certa, seu conteúdo pode estar no topo da procura.  

Essa prática costuma ser ótima para quem quer aumentar a visibilidade bem como para quem deseja atrair mais leitores e clientes.

7. Utilize chamadas para ação (CTA)

CTA, mais conhecida como chamada para ação, é um convite para que o leitor – ou seguidor – realize ações específicas após a leitura. Estas ações podem ser o compartilhamento do conteúdo jurídico, a inscrição em boletins informativos (newsletters) ou solicitação de uma reunião.

Nas redes sociais, deixar curtidas, comentários e salvar determinado conteúdo são algumas das chamadas de ação mais populares. Além disso, pedidos como acionar notificações, adição de amigos – ou de seguidores – também são maneiras de estimular que o público realize uma ação.

8. Revise o conteúdo

A revisão é essencial antes de publicar qualquer conteúdo. Nas redes sociais, a revisão é ainda mais necessária. Por isso, fique de olho e corrija possíveis erros de formatação, ortografia e gramática. Garanta que o conteúdo jurídico está consistente, coerente e que é fácil de entender.

9. Tenha constância

Na hora de criar conteúdo jurídico, o profissional da advocacia precisa levar em consideração a constância. Isso porque manter uma programação de qualidade e consistente é essencial para manter o interesse do público.

10. Análise de resultados

Um aspecto bem importante da criação do conteúdo jurídico é a análise de resultados. Nesta etapa, o profissional do direito pode ter a certeza de que estratégias funcionam mais em cada plataforma. Se a tática estiver indo bem, ótimo: é seguir em frente e continuar no processo.

No entanto, o advogado, nem sempre, vai acertar no conteúdo jurídico de primeira. Ao longo da jornada da criação de conteúdo e da análise de resultado, o profissional vai poder mudar o norte e direcionar os esforços para onde dá resultado. Assim, o sucesso fica mais fácil de vir.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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