fbpx

No mercado de advocacia atual, questões relacionadas à gestão e business law estão recebendo uma atenção cada vez maior. A necessidade de adesão à estratégias diferenciais aumenta em função da alta concorrência do mercado.

 

Assim, profissionais da área tem sido levados ao uso de ferramentas e estratégias de gestão específicas. Em relação aos horários e a produtividade na gestão de equipes jurídicas, destacaremos aqui três recursos diferentes para controle de produtividade com soluções para o advogado, São eles o Time sheet, o controle de Ponto e o modelo de pontuação por tarefas.

 

Time Sheet (Planilha de horas)

Time sheet (do inglês “Planilha de tempo”) é um Sistema de controle de horas de produção através de planilhas. Na advocacia, é muito usado em diferentes países e também no Brasil. É especialmente usado em processos complexos, que exigem estudo aprofundado de legislação, da causa e da própria documentação.

A vantagem no uso de Time sheets por advogados e escritórios é muito grande. A catalogação do tempo gasto em cada tarefa permite a visualização exata da qualidade e da velocidade de produção de todos membros da equipe em suas respectivas tarefas.

Dessa forma, o gestor e sua equipe conseguem otimizar com precisão a produtividade de todos setores do escritório. Desde o atendimento e a produção de peças jurídicas até o financeiro e outras tarefas administrativas, é possível controlar e reduzir o tempo de trabalho para obter  a mesma quantidade (ou mais) de resultados.

 

Controle de Ponto

Disseminado no Brasil, mas cada vez menos usado, o controle de horários por ponto se mostra bastante limitado. Com ele, não se tem o controle e a otimização da produtividade,. Assim, acaba gerando insegurança tanto para o gestor quanto para os colaboradores.

Não possui a função de catalogar horas de trabalho para otimizar a qualidade e velocidade de produção. Apenas tem a função de registrar o horário de chegada e de saída dos funcionários, cumprindo uma função quase de vigilância ou fiscalização.

Por mais que o controle de frequência seja necessário em muitos casos, a utilização do ponto não fornece tantos recursos para otimização da produtividade. Se a sua intenção é essa, o melhor caminho com certeza é o sistema de Pontuação por tarefas.

 

Gamificação e Pontuação por tarefas na gestão de equipes jurídicas

O sistema de gamificação e pontuação por tarefas é de fato a maneira mais eficiente de  otimizar a gestão de equipes jurídicas, garantindo alta produtividade, além do controle e visualização exata do rendimento individual de cada colaborador,

Além disso, através do registro de todas as tarefas realizadas na empresa em um software eficiente de gestão, se obtém uma maior flexibilização de horários para todos membros do escritório. A prática do Home office se torna uma alternativa benéfica para a produtividade e maior aproveitamento do tempo na jornada de trabalho.

Abaixo, seguem alguns dos benefícios que tal sistema de gestão de equipes proporciona para escritórios:

  • Alta produtividade
  • Controle exato da produção por parte do gestor
  • Maior flexibilidade de horários
  • Identificação de “furos” em qualquer setor do escritório.
  • Permite home office integral ou em apenas certos dias da semana.

 

E então, já conhecia a diferença dos benefícios entre cada um desses sistemas de gestão de equipe? Aproveite nosso conteúdo e já coloque-os para funcionar no dia a dia da sua equipe!


Eduardo Koetz

CEO da ADVBOX . Advogado e Professor de Pós Graduação. Especialista em Gestão Digital de Escritórios de Advocacia, equipes não presenciais, marketing jurídico digital e estratégia.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *