Metas de produtividade
Gestão na advocacia

Como levar o seu escritório para onde for como o home office?

O home office é uma realidade de muitas empresas atualmente, porém, você sabe como levar o seu escritório de advocacia onde for? Estar atento a alguns pontos é essencial para conseguir tornar o escritório produtivo mesmo longe da sua sede.

Realizar a migração online, além de ter uma ferramenta de controle de produtividade, são aspectos que não se pode ignorar. Além disso, entender se o home office ainda é válido, e se pode ser vantajoso para o seu negócio, também é um ponto importante.

De toda forma, no artigo abaixo, você vai entender como levar seu escritório para o modelo home office, além de verificar se essa tendência ainda é atual. Confira!

O home office ainda é presente no mercado?

Com a chegada da pandemia, o home office se tornou o modelo de trabalho adotado por várias empresas. Os escritórios de advocacia também precisaram se adaptar, afinal de contas, as autoridades recomendavam que se evitasse o contato direto.

Contudo, desenvolveram-se vacinas e a realidade que vivemos atualmente é totalmente diferente. Hoje, estamos protegidos, e com isso, o movimento de voltar para o trabalho presencial, tendo de ir até à empresa, voltou a ser comum.

Entretanto, boa parte das empresas ainda se mantém em modelo home office, por conta de todas as vantagens que ele nos proporciona. Segundo levantamento do FGV Ibre, em outubro de 2022, o número de empresas que atuam nesse modelo é de 32,7%.

Recentemente, o percentual caiu, por conta da volta do trabalho presencial, como já se imaginava. Porém, empresas que podem atuar em home office, sem se prejudicarem, como é o caso dos escritórios de advocacia, costumam adotá-lo como padrão.

Isso porque, não é necessário gastar com o aluguel de um espaço, além de outros pontos que também exigem investimento. Se não afeta a produtividade dos funcionários, esse modelo de trabalho pode ser o ideal para o seu escritório.

Vale a pena adotar o modelo em um escritório de advocacia?

O modelo home office pode ser adotado pelo seu escritório, se tiver as ferramentas que tornam possível que isso aconteça. É necessário analisar alguns pontos para garantir que tenha condições de fazer com que esse modelo de trabalho funcione.

Primeiro, é necessário que se tenha métodos para garantir que o escritório de advocacia funcione normalmente. Um software jurídico é o básico que você vai precisar para que a sua equipe continue produzindo de maneira normal.

Além disso, uma ferramenta que ajuda a monitorar a produtividade do seu time também se faz necessária nesse cenário. Com esse tipo de sistema, o seu escritório pode manter o mesmo nível de trabalho, ou, quem sabe, até mesmo aumentar.

De toda forma, com as ferramentas certas ao seu lado, o seu escritório de advocacia não deve enfrentar dificuldades em atuar em home office. Esse modelo pode te ajudar a economizar mais, além de ser do agrado de boa parte dos profissionais do mercado.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Como conseguir migrar o escritório para o home office?

Para migrar o escritório para o modelo home office, é recomendado estar atento a alguns pontos essenciais. Nos tópicos abaixo, vamos falar um pouco mais sobre eles, para facilitar no momento de adotar o trabalho remoto como o padrão no seu escritório. Confira!

  • Software jurídico;
  • Migração digital;
  • Produtividade.

1. Software jurídico

Como já citamos, para atuar em home office, é necessário que o seu escritório conte com um software jurídico. Essa ferramenta torna possível acompanhar processos, aumenta a segurança de operações online, entre outros pontos importantes.

Como sabemos, faz parte da rotina do advogado ter que lidar com um número grande de documentos. Por meio de um software jurídico, por exemplo, é possível ter acesso a todos eles de maneira simples, já que vão estar disponíveis dentro do ambiente digital.

Sendo assim, os advogados do seu escritório não precisam levar caixas de documentos sempre que forem atuar em home office. O software jurídico vai te dar todas as ferramentas necessárias para a melhor realização possível do seu trabalho.

De toda forma, sem essa ferramenta o trabalho do advogado em modelo home office se torna penoso de ser feito. Por esse motivo, tenha a ajuda de um sistema que realiza tarefas de maneira automatizada, como a ADVBOX, por exemplo.

2. Migração digital

Além de contar com um software jurídico, também é essencial que esteja atento à migração de dados do escritório. Como dissemos, o advogado não deve ter que levar caixas de documentos para casa sempre que for acompanhar um processo.

Todas as informações devem estar disponíveis para ele dentro de um sistema, para facilitar o acesso. Isso, inclusive, pode ser usado para dar mais transparência em relação aos processos para que os clientes também façam o seu acompanhamento.

Por isso, é essencial que se faça a migração de documentos para o meio digital, o que vai aumentar a agilidade do seu escritório. A ADVBOX realiza esse procedimento em uma média de 72 horas, para garantir o seu melhor funcionamento.

Em todo caso, um escritório de advocacia que funciona de maneira digital tem condições de se tornar mais competitivo no mercado. Com isso, mesmo estando em modelo home office, é possível garantir a qualidade do serviço.

3. Produtividade

Por fim, outro ponto para ficar atento quando for adotar o home office no seu escritório é o de produtividade do seu time. É preciso acompanhar de perto como a sua equipe está lidando com as mudanças, além de disponibilizar ferramentas para ajudar com isso.

O taskscore ADVBOX, por exemplo, é um sistema de pontuação por tarefas que estimula os advogados do escritório. Isso porque, ele torna possível que o seu time visualize metas a serem alcançadas, e acompanhem o seu desempenho em tempo real.

Com um sistema de pontos justo, é possível fazer com que todos tenham maior engajamento com as tarefas. Além disso, o gestor também pode acompanhar todo o desempenho por meio da ferramenta, facilitando a sua gestão.

Em todo caso, ter ferramentas de alta produtividade ao seu lado é essencial para atuar no modelo home office. Garantir que o seu time vai continuar produzindo, ou até mesmo aumentar o nível de produção, é algo essencial para o seu sucesso.

Como funciona o sistema taskscore?

Como vimos, migrar o escritório para o modelo home office também exige que pensamos também na produtividade. Para garantir que ela irá se manter alta, ou até mesmo aumentando-a, você pode contar com o sistema taskscore ADVBOX.

O sistema é uma metodologia de gestão de equipes que torna possível verificar a pontuação por tarefas dos advogados. Conforme determinados serviços são realizados, o próprio taskscore é atualizado, de maneira automática.

A pontuação das tarefas é dada de acordo com o seu grau de complexidade, o que permite um sistema mais justo para a sua equipe. Entre as principais vantagens de contar com o taskscore ADVBOX no seu escritório, podemos destacar as seguintes:

  • Metas mais transparentes para os colaboradores, o que funciona bem para aumentar o engajamento e a produtividade;
  • Autonomia para cada advogado conseguir controlar a sua rotina;
  • Maior flexibilidade de horário, já que o progresso é medido de acordo com a pontuação;
  • Garante que o trabalho remoto esteja nos conformes das leis trabalhistas, evitando problemas judiciais com funcionários;
  • Com o aumento da produtividade, a tendência é que a receita do escritório aumente;
  • Quem trabalha mais vai ter seu valor notado, o que ajuda no momento de recompensar colaboradores;
  • Ajuda os gestores a acompanharem o desempenho da equipe sem ser invasivo.

De toda forma, o taskscore ADVBOX é uma solução excelente para quem quer manter o time produtivo mesmo em home office. Contar com o sistema ajuda a garantir que o seu escritório de advocacia continue produtivo com toda a equipe atuando remotamente.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 04
Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

Postagens Relacionadas