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Criação de site para advogados: tudo o que você precisa saber para começar

A criação de um site para advogados tornou-se essencial no contexto da evolução tecnológica e das mudanças no comportamento do consumidor. 

Hoje em dia, as pessoas recorrem à internet para buscar informações e serviços de maneira rápida e conveniente. Portanto, ter uma presença online é um meio eficiente para os advogados se destacarem no mercado e alcançarem um público mais amplo.

O site para o advogado funciona como um escritório online, ampliando assim o alcance do seu negócio para além de um local físico. Em muitos casos, um escritório exclusivamente online já é suficiente para atender a uma demanda específica, permitindo que os clientes acessem informações, agendem consultas e até mesmo recebam orientações jurídicas sem sair de casa.

No entanto, assim como um escritório presencial, o seu site precisa ser receptivo, ou seja, ser esteticamente agradável, organizado e conter informações importantes.

Por que ter um site é tão importante na advocacia?

A presença online tornou-se uma necessidade em praticamente todos os setores, inclusive na advocacia. Nesse sentido, a criação de um site para advogados é mais do que uma conveniência, é uma estratégia que pode ser muito eficiente. 

Entenda como um site pode ser essencial para escritórios de advocacia:

  • Visibilidade online;
  • Credibilidade e profissionalismo;
  • Informações acessíveis;
  • Competitividade e alcance;
  • Marketing.

1. Visibilidade online

A maioria das pessoas inicia sua busca por serviços jurídicos na internet. Seja para encontrar um advogado para uma situação específica ou simplesmente para obter informações legais, a pesquisa online se tornou o ponto de partida comum.

Sendo assim, um site facilita que o escritório de advocacia possa ser encontrado. No entanto, apenas colocar o site no ar não é o único objetivo. É importante que o site esteja organizado, completo e informativo.

Além disso, a otimização do site com SEO pode tornar ainda provável que seu site seja encontrado por potenciais clientes.

2. Credibilidade e profissionalismo

Muitas vezes, o site é o primeiro ponto de contato que o consumidor tem com seu escritório. Com isso, vemos o quão importante é que ele seja como um meio para demonstrar a profissionalidade e confiabilidade do seu trabalho.

Considerando que é possível formar uma opinião sobre a prática jurídica do escritório com base nas informações disponíveis no site, os clientes em potencial estão procurando por um advogado que inspire confiança para lidar com seus assuntos legais. Um site que parece amador ou desatualizado pode afetar negativamente essa percepção. 

Por outro lado, um site bem cuidado sugere que você leva a sério sua prática e está disposto a investir tempo e recursos para fornecer informações úteis e acessíveis aos seus clientes.

 Ademais, seu site deve oferecer informações úteis sobre suas áreas de atuação, processos legais, termos jurídicos e outros recursos que possam educar os visitantes. Isso ajuda a demonstrar sua experiência e profissionalismo. 

3. Informações acessíveis

A criação de um site para advogados ajuda a tornar informações essenciais mais acessíveis. Por meio de uma página online, é possível apresentar os serviços e especialidades do seu escritório, permitindo que o cliente em potencial determine se você pode atender às suas necessidades.

Além disso, outras informações podem ser bastante úteis, como horários de funcionamento, formas de contato, endereço e formulário de contato. Considerando que ele está acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Isso significa que os potenciais clientes podem encontrar informações sobre o seu escritório e seus serviços a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial.

Esses detalhes simplificam o processo tanto para o advogado quanto para o possível cliente, aumentando significativamente a probabilidade de converter visitantes do site em clientes.

4. Competitividade e alcance 

Um escritório de advocacia com uma página online tem uma excelente oportunidade para destacar seus principais diferenciais. Portanto, é interessante que o escritório demonstre o que o diferencia da concorrência, quais são seus pontos fortes que podem torná-lo uma escolha atrativa para potenciais clientes.

Além disso, um site amplia significativamente o alcance do escritório, indo além dos limites geográficos de um endereço físico. Como resultado, isso permite atingir um público mais amplo, de qualquer lugar que necessite dos serviços que seu escritório oferece.

5. Marketing

Dentre as diversas estratégias de marketing no setor da advocacia, um site tem se destacado como uma ferramenta positiva.

Um site funciona como uma plataforma centralizada onde é possível disponibilizar uma variedade de informações. Dessa forma, permite que o advogado publique conteúdos, destaque suas especialidades e compartilhe depoimentos e casos de sucesso, transformando seu site em um meio para impulsionar sua carreira e atrair clientes.

Portanto, ter um site bem construído e estrategicamente utilizado como parte de suas táticas de marketing é uma escolha inteligente para advogados que desejam o crescimento do seu escritório. 

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Como fazer um site para advogados? 

Como mencionado, a criação de um site para advogados é essencial. Embora possa parecer uma tarefa complexa, existem ferramentas, recursos e profissionais que podem ajudar a alcançar o sucesso.

Considere algumas etapas importantes para que o site seja funcional e estratégico:

  • Planejamento;
  • Escolher um domínio;
  • Serviço de hospedagem;
  • Como será feito;
  • Design;
  • Criação do conteúdo;
  • Teste e lançamento.

1. Planejamento

Antes de tudo, é necessário planejar. Isso envolve definir quais são os objetivos e necessidades que o site vai atender.  Alguns questionamentos podem ajudar no processo.

  • Quais informações e serviços você deseja oferecer no site?
  • Quantas páginas terão no site?
  • Quem é seu público? Ele está presente na internet?
  • Quais são as áreas de especialização do seu escritório?
  • Quais recursos, como blog, formulários de contato, depoimentos ou estudos de caso, você deseja incluir?

2. Escolher um domínio 

Um domínio é o endereço web exclusivo (por exemplo, www.seunomeadvogado.com.br) que os visitantes usarão para acessar seu site. Ele é essencial para a identidade online do seu escritório de advocacia.

Ao escolher um domínio, é importante que ele seja relevante para a sua prática jurídica. Isso ajuda os visitantes a entenderem imediatamente o que seu site representa. Além disso, um domínio fácil de lembrar ajuda as pessoas retornarem ao seu site.

Outro ponto, é certificar-se de que o domínio que você deseja está disponível para registro. Existem vários serviços de registro de domínio online que podem ajudar nessa verificação.

3. Serviço de hospedagem

A hospedagem é o serviço que permite que seu site seja acessado na internet. É onde todos os arquivos, imagens, texto e outros conteúdos do seu site são armazenados.

Nesse processo, é ideal realizar uma pesquisa para identificar provedores de hospedagem confiáveis e verificar o seu suporte técnico para possíveis eventualidades.

A escolha da hospedagem é uma etapa que exige cuidado, uma vez que é necessário garantir que o seu site esteja sempre disponível para possíveis clientes.

4. Como será feito?

Existem algumas formas diferentes para a construção do site, como: utilizar plataformas gratuitas, contratar um desenvolvedor de websites ou até mesmo optar por alugar um site. 

Portanto, é necessário avaliar individualmente os prós e contras de cada método para entender qual é a melhor opção para o seu escritório.

Plataforma gratuitas

  • Prós: é uma opção acessível que geralmente oferece modelos prontos para uso, que podem ser personalizados em certa medida;
  • Contras: as plataformas gratuitas têm algumas limitações em termos de personalização e controle total sobre o design e as funcionalidades do site. No entanto, algumas podem incluir publicidade da própria plataforma em seu site, o que pode parecer pouco profissional.

Contratação de um desenvolvedor 

  • Prós: essa opção tem um nível maior de personalização e profissionalismo. Você pode um site sob medida para atender às suas necessidades específicas, incluindo design, funcionalidades e otimização;
  • Contras: é o método mais caro, pois envolve o pagamento de honorários de desenvolvimento e manutenção contínua. Além disso, o processo pode ser demorado, dependendo da complexidade do projeto.

Aluguel de site

  • Prós: é uma opção intermediária que combina personalização com um modelo de pagamento mais acessível. Você pode escolher entre vários modelos pré-configurados e personalizá-los de acordo com suas necessidades;
  • Contras: embora seja mais acessível do que um desenvolvedor, o aluguel de site ainda envolve custos mensais ou anuais. A personalização pode ser limitada em comparação com uma solução de desenvolvimento totalmente personalizada.

5. Design 

Um design limpo e profissional que reflete a identidade do escritório faz parte de um site de qualidade. As cores devem ser consistentes e apropriadas, evitando poluição visual. 

 A estrutura do site precisa ter uma navegação clara e incluir páginas essenciais para que os visitantes possam encontrar facilmente informações importantes. 

Outros pontos importantes a serem considerados incluem garantir o uso de imagens de alta qualidade, com boa resolução, e verificar a adaptação do site a outros dispositivos e tamanhos de tela diferentes.

6. Criação do conteúdo

O conteúdo é muitas vezes o que direciona o possível cliente para uma decisão. A princípio, o visitante se informa e reconhece a experiência do escritório

Então, é importante manter um alto padrão de qualidade para seu conteúdo. Evite jargões jurídicos complexos e escreva de forma clara e concisa. 

Seja informativo e objetivo em seus artigos e descrições, levando em consideração a otimização para mecanismos de busca (SEO). Isso envolve o uso de palavras-chave relevantes para atrair tráfego orgânico de pesquisa.”

Portanto, o desenvolvimento do conteúdo é relevante para a comunicação com seus clientes em potencial, na demonstração de seu conhecimento e na construção de sua reputação online. Além disso, um conteúdo bem otimizado para SEO pode aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa.

Alguns conteúdos são indispensáveis, como:

7. Teste e lançamento

Os passos finais de um site são tão importantes quanto os anteriores. Portanto, antes de lançar o site, teste-o cuidadosamente em diferentes navegadores e dispositivos para garantir que funcione corretamente. 

Verifique cada página e seu conteúdo, e teste o funcionamento de todos os links, vídeos e redirecionamentos que foram adicionados

Após a conclusão dos testes, é hora do lançamento oficial. Em seguida, promova-o em outras redes sociais, materiais impressos e em outras mídias.

Lembre-se, no entanto, de que um site é uma ferramenta em constante evolução. Mantenha-o atualizado com informações relevantes e esteja aberto a ajustes à medida que suas necessidades e objetivos mudam.

Quanto custa criar um site para advogados?

O custo de criar um site para advogados pode variar significativamente dependendo de vários fatores, como complexidade, funcionalidades desejadas, escolha da plataforma, personalização e se você opta por fazer você mesmo ou contratar um profissional.

No entanto, é possível utilizar serviços pagos ou gratuitos, ou combinar entre eles, pois alguns custos são opcionais. É importante avaliar as necessidades do seu escritório e o momento atual do negócio.

Geralmente, os custos incluem:

  • Domínio;
  • Hospedagem;
  • Design;
  • Desenvolvimento;
  • Manutenção;

Além disso, considere custos opcionais, como a contratação de um redator para criar conteúdo legal de alta qualidade, aquisição de imagens ou fotografia profissional, custos de marketing online para promover o site e outros serviços relacionados.

Como criar site gratuito para advogados?

Os processos para criação de um site gratuito são os mesmos que mencionamos, mas dessa forma o advogado precisará colocar a mão na massa e optar pelas ferramentas gratuitas disponíveis. 

Dessa forma, criar um site gratuito para advogados pode ser uma opção viável, especialmente se você está começando e possui um orçamento limitado. Existem várias plataformas que oferecem serviços de criação de sites gratuitos e ferramentas de construção de sites que são fáceis de usar.

Conheça algumas plataformas gratuitas:

  • WordPress;
  • Wix;
  • Weebly;
  • Squarespace.

1. WordPress

Essa opção, é conhecida por sua versatilidade, sendo uma escolha sólida para blogs e sites mais complexos. Oferece uma ampla variedade de temas e plugins para personalizar seu site. 

A versão gratuita inclui um domínio WordPress.com, que pode ser atualizado para um domínio personalizado. No entanto, a personalização completa pode exigir conhecimento técnico.

2. Wix

É conhecido por sua facilidade de uso e oferece uma ampla variedade de modelos de design. Ele possui um construtor de arrastar e soltar que facilita a personalização. Assim, você pode personalizar praticamente todos os aspectos do seu site, incluindo design, layout e funcionalidades. 

Entretanto, a sua versão gratuita exibe anúncios do Wix em seu site e limita a capacidade de usar um domínio personalizado.

3. Weebly

A ferramenta é ótima para criar sites básicos, com facilidade no uso. Oferece modelos de design prontos para uso que podem ser personalizados facilmente. 

A sua versão gratuita inclui um domínio Weebly, e você precisa fazer upgrade para usar um domínio personalizado.

4. Squarespace

A plataforma é conhecida por seus designs elegantes e modernos, tornando-o uma escolha popular para profissionais criativos. 

Tem uma variedade de modelos de design altamente estilizados e permite personalização avançada. No entanto, a versão gratuita exige um período de teste e não inclui um domínio personalizado

Qual o melhor site para advogados?

A escolha do melhor site para advogados depende das necessidades e preferências individuais, bem como do orçamento disponível. Não há uma plataforma única que seja a melhor para todos os advogados, pois diferentes profissionais têm diferentes requisitos. 

Entretanto, independentemente da plataforma escolhida, é essencial garantir que seu site atenda aos requisitos éticos e regulatórios da advocacia em sua jurisdição. Isso pode incluir a conformidade com regras de publicidade e ética profissional, como não fazer alegações enganosas ou inadequadas.

Ao tomar uma decisão, avalie suas metas, orçamento, nível de experiência em tecnologia e preferências de design. Sobretudo, lembre-se de que seu site deve ser uma representação profissional do seu escritório de advocacia e fornecer informações valiosas aos seus clientes em potencial.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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